Faculdade Nossa Cidade

 Curso: Gestao de Recursos Humanos

Orientador: Lawton Benatti

Artigo: Recrutamento Interno nas Organizações

Aluna: karine Aves Pereira                                                                                                                                                    

       Recrutamento Interno nas organizaçoes

È de grande  importãncia e responsabilidade contratar a pessoa certa para o cargo certo. As  empresas que possuem plano de carreira esta  valorizando diariamente o potencial do colaborador oferecendo oportunidades de crescimento dentro da mesma.

As empresa vem crescendo dia cada dia mais , e as vagas vao surgindo sempre, portanto  o mais importante é saber que os talentos internos são reconhecidos pelo seu esforço aplicado dentro da organizaçao.

               Segundo CHIAVENATO (2009, p.79 ) o recrutamento é interno quando a empresa procura prencher determinada vaga ou oportunidades por  meio de remanejamento de seus próprios funcionários que são promovidos (movimentaçao vertical) ou transferidos (movimentação horizontal )ou ainda transferidos com promoçao (movimentação diagonal )

A maioria das empresas utiliza o metodo de avaliaçao de desempenho (ADDP) que ajuda identificar o grau de satisfaçao, desenvolvimento, desempenho  do empregado, pios é muito importante na hora de uma posivel promoçao.

O recrutamento interno tem como objetivo promover os empregados já existentes na empresa, para assumir uma melhor posiçao na organizaçao, visando uma qualidade de vida melhor, uma remuneraço mais gratificante, mais isso so acontece quando parte atitude do colaborador em mostrar um excelente trabalho. Segundo os gestores o ADDP é uma ferramenta de tremenda importãncia para o crescimento do colaborador

Valorizar os talentos internos além de ser motivacional é também mais barato para a empresa, pois seus custos são mais baixos, porque não a necessidade de gastos com anuncios em  jornais, cartazes, sites etc. E a chance do empregado permanecer no futuro cargo é bem maior, pois ja é conhecido na empresa.

Normalmente as vagas são divulgadas pelo departamento de reursos humanos, cabe ao gestor identificar o colaborador  que tem o perfil adequado para preencher a vaga em aberto, visando um crescimento profissional do  empregado, assim podendo exercer sua nova funçao com excelencia, sabendo que foi visto atraves do seu desempenho  no decorrer da sua vida profissional. 

CONCLUSÃO: Valorizar os talentos internos nada mais  que dar oportunidades de crescimento profissional para os colaboradores que executa sua funçao  com eficácia. 

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

Chiavenato, idalberto. Planejamento, Recrutamento e Seleçao de Pessoal  7° Ed: 2009