RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Bruna Pacheco Rodrigues Cassiano[1]
Orientador: Prof. Ms. Lawton Benatti[2] 

  Através da necessidade de ocupar uma vaga, ou aumentar o quadro de colaboradores de uma empresa se inicia o processo de recrutamento e seleção. Essa necessidade pode surgir por vários motivos, tournover (planejado ou inesperado), aumento da organização, épocas de sazonalidade e etc.
  Para Pontes (2010. P.91) “Considera-se recrutamento o meio de encontrar e atrair candidatos para as posições abertas na organização”
  A partir do momento que um determinado setor verificar a necessidade de aumentar o quadro de funcionários, ocupar um cargo disponível, ou seja a necessidade de “mão de obra”, passa para o Recursos Humanos (RH) os requisitos como a formação, experiência e perfil que o candidato precisa ter para ocupar a vaga, possibilitando assim que RH inicie o processo de recrutamento, onde o mesmo pode se classificar em: interno, externo.
  Ainda segundo Pontes (2010. Pg. 93) “São duas as fontes de recrutamento:  a interna e a externa. Por meio da interna, os candidatos são recrutados na própria empresa e, mediante a externa, os candidatos são recrutados no mercado de trabalho.”. Atualmente as empresas utilizam um terceiro processo de recrutamento que é o misto, feito através da junção dos dois processos, cada um com as suas vantagens e desvantagens.
  Mediante a escolha do recrutamento que será utilizado, o RH monta um material que contém os requisitos necessários junto com a data limite da inscrição e divulga a vaga. Para a divulgação podem ser utilizados diversos meios de comunicação, entre eles: cartazes e anúncios na portaria da empresa, sites, revistas, escolas, optando por aquele que mais se adequa ao momento financeiro da empresa.
  Após a data limite da inscrição se inicia o processo de seleção, fazendo uma triagem nos currículos avaliando os que mais se adequam aos requisitos e assim, convocar os candidatos para inicios das entrevistas.
  Cada empresa opta por modelo de Recrutamento e Seleção, o mais conhecido e utilizado é o que se inicia com uma entrevista/apresentação, passa por dinâmicas e testes de conhecimento e finaliza com uma entrevista do Gestor da área podendo ser no mesmo dia ou em dias alternados.
  Na primeira fase o recrutador faz uma apresentação geral da empresa, passando informações como visão, missão e   tempo de atuação no mercado, esclarece o perfil necessário para ocupar a vaga disponível e as atividades que serão realizadas. Também é na primeira fase é solicitado ao candidato uma breve apresentação, que contenha informações sobre seus objetivos profissionais e pessoais.
  Na segunda fase é selecionada uma dinâmica de acordo com o que precisa ser avaliado no perfil do candidato para o preenchimento da vaga.
  Após aprovação nas fases acima o candidato passa para a última, que é a entrevista com o gestor, realizada de forma individual onde tem mais um questionamento detalhado sobre seus conhecimentos e objetivos.
  Cada etapa do recrutamento é eliminatória, e para obter uma precisão a decisão deve ser tomada por meio de um processo comparativo entre duas variáveis: os requisitos necessários exigidos para ocupar o cargo e o perfil do candidato. Essas variáveis não podem superar umas as outras se não entende-se que o candidato não tem o perfil adequado para vaga, por não ser tão qualificado ou per ter uma qualificação muito além da solicitada se tornando “superdotado” para o cargo. O candidato escolhido é aquele que possui o maior numero de igualdade entre as duas variáveis tendo as condições e qualificações ideais para o cargo. (Chiavenato 2009)
  No final de todo esse processo o RH e o Gestor da área aprovam o candidato que mais se adequa ao perfil da vaga. Lembrando que não existe candidato ruim, mas sim candidatos que não se encaixam no perfil solicitado para aquele cargo ou empresa.

 

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

PONTES, Benedito Rodrigues. Planejamento recrutamento e seleção. 6. Ed, 2010, Editora São Paulo.

CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento recrutamento e seleção de pessoal. 7. Ed, 2009, Editora Manole


[1] Graduanda do Curso de Gestão em Recursos Humanos da Faculdade Nossa Cidade.

[2] Professor Mestre do Curso de Gestão em Recursos Humanos da Faculdade Nossa Cidade.