Faculdade Aldete Maria Alves

 

Fabricio Gonzaga Barbosa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Iturama, MG

2015

Fabricio Gonzaga Barbosa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS

 

 

 

 

Projeto de pesquisa para Trabalho de Curso apresentado ao curso de Administração da Faculdade Aldete Maria Alves, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. Glaucimarcos Fakine Marsoli.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Iturama, MG

2015

SUMÁRIO

RECRUTAMENTO   3

SELEÇÄO DE PESSOAS  3

PROBLEMA   3

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS  4

JUSTIFICATIVA   4

REFERENCIAL TEÓRICO   5

METODOLOGIA                                                                                                                        5

CRONOGRAMA                                                                                                                       7

CONCLUSÄO                                                                                                                            7

REFERÊNCIAS    8


RECRUTAMENTO

O Recrutamento e Seleção de Pessoal é um instrumento de extrema importância para uma organização. O conceito de Recrutamento é definido pela identificação e controle de talentos a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos. Enquanto selecionar é diferenciar os melhores dentre os identificados. Estas são atividades muito complexas que devem ser praticadas por pessoas altamente instruídas com extremo profissionalismo para evitar consequências desastrosas à empresa.

 “O recrutamento refere-se ao processo que decorre entre a decisão de preencher um cargo vago e o agrupamento dos candidatos que preenchem o perfil da função e reúnem condições para ingressar na empresa.”

“O objetivo do recrutamento consiste em atrair candidatos e, para que seja eficaz, deverá fazê-lo em número suficiente para fornecer o processo de seleção e assim permitir que este funcione. Trata-se de um sistema de informação que visa a divulgação de oferta de oportunidades de emprego...” (CHIAVENATO, 2000);.

 

SELEÇÃO DE PESSOAS

Após o recrutamento, vem a seleção propriamente dita. O ato de selecionar é uma

constância da natureza. O homem, como parte desse processo, naturalmente seleciona, muitas

vezes, sem perceber. O processo de seleção merece atenção especial, já que é ele que vai

definir, por diferentes modos e com diferentes estratégias, qual candidato vai ficar com a

vaga. A seleção de pessoas implica uma comparação entre as características de cada candidato

com um padrão de referência, e uma escolha com o objetivo de manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização (CHIAVENATO, 2009).

Milkovich e Boudreau (2000) ressaltam:

 

“Existem uma variedade infinita de formas de

medir as informações dos candidatos e outras tantas continuam

sendo criadas a cada dia. Os testes informatizados e a triagem

genética eram absolutamente desconhecidos há alguns anos;

hoje, muitas empresas lançam mão dessas técnicas. No entanto,

as técnicas tradicionais de coleta de informações, como o uso

de formulários e entrevistas, ainda são as mais amplamente

utilizadas.”

PROBLEMA

Uma das principais exigências de uma empresa, atualmente, é contratar um profissional que tenha habilidades, dinâmico, goste de desafios, busque atingir metas, e possua interação com o grupo, buscando lucratividade da empresa, mas essas características não estão sendo identificadas na entrevista de seleção. Nesse sentido, formulou-se a seguinte questão: como elaborar um processo de seleção de pessoas que seja eficaz para a empresa?

 

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

O objetivo geral do estudo é identificar e analisar as melhores técnicas de recrutamento e seleção, com a perspectiva de assegurar a contratação de pessoas capacitadas na área, alinhados as necessidades da empresa.

Para tanto, os objetivos específicos são:

  • Identificar e analisar na literatura quais os tipos de técnicas de recrutamento e seleção existentes;
  • Identificar, dentre os tipos de recrutamento e seleção estudados, os meios mais adequados ao perfil de uma empresa;
  • Descrever como é o processo de recrutamento e seleção de uma empresa;
  • Propor ações para a criação do departamento de Recursos Humanos que possibilitará às empresas conhecer seus próprios ambientes e as principais funções da administração. (CHIAVENATO, 1981 apud ALMEIDA, 2004).

JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa tem o propósito de estudar e elaborar um processo de seleção eficaz de novos talentos, possibilitando para a empresa ter em seu quadro de funcionários, pessoas com habilidades, experiências e um perfil adequado para ocupar o cargo e possa atender a todas as expectativas da empresa.

Estudar este tema é de fundamental importância para o crescimento interno da empresa, visando o melhor desempenho dos profissionais recém-contratados e buscando melhorar a qualidade no atendimento.

Para a área acadêmica, este estudo contribuirá com conhecimento, proporcionando novos desafios e trazendo melhores condições de enfrentar a competitividade no mercado de trabalho, além de contribuir na gestão de empresas do mesmo segmento ou segmento semelhante, possibilitando para as organizações atrair profissionais qualificados que atendam a todos os requisitos exigidos pela entidade.

 

REFERENCIAL TEÓRICO

 

O recrutamento interno exige uma série de dados e informações relacionadas, como: resultado dos testes técnico-profissionais, testes psicológicos, resultado das avaliações de desempenho, resultado dos programas de treinamento e aperfeiçoamento, exame das análises e descrições de cargos, exames dos planos de carreiras e verificação das condições de promoção e substituição (CHIAVENATO, 1981 apud ALMEIDA, 2004).

Chiavenato (2009, p. 161) define recrutamento interno como aquele que

[...] ocorre quando a empresa procura preencher determinada vaga através do remanejamento de seus funcionários, que podem ser promovidos (movimentação vertical) ou transferidos (movimentação horizontal) ou ainda transferidos com promoção (movimentação diagonal).

Segundo Araujo e Garcia (2006, p. 34), existem três possibilidades de proceder ao recrutamento e seleção de forma mista que são:

 

Começando pelo recrutamento externo, passando para o recrutamento interno, chegando à seleção; começando pelo recrutamento interno, passando para o recrutamento externo, chegando à seleção; começando pelos recrutamentos interno e externo, simultaneamente, chegando à seleção.

Marras (2004) refere que as fontes de recrutamento utilizadas para a seleção, são: triagem preliminar de currículos, entrevista na unidade de seleção, informações de pessoas confiáveis, testes técnico-profissionais, testes psicológicos, dinâmicas de grupo, entrevistas pelas chefias futuras, Informações de empregos anteriores, informações cadastrais e exame médico, sendo formas mais eficazes para o processo de recrutamento.

Bohlander, Scott e Sherman (2005, p. 76) relatam, entretanto, que o preenchimento de determinada vaga por alguém de dentro da empresa dependerá da disponibilidade do pessoal, das políticas da gestão de pessoas e dos requisitos a serem preenchidos.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada quanto à natureza classifica-se como qualitativa e quantitativa, quanto aos objetivos exploratórios e descritivos; quanto aos procedimentos técnicos estudo de campo.

De acordo com Bauer e Gaskell (2005, p. 23), pesquisa qualitativa evita números, lida com interpretações das realidades sociais. De acordo com Bauer e Gaskell (2005, p.30), a pesquisa qualitativa é muitas vezes de tratá-las como objetos, cujo comportamento deve ser qualificado e estatisticamente modelado. Conforme Beuren (2008, p. 92), pesquisa quantitativa caracteriza-se pelo emprego de instrumentos estatísticos, tanto na coleta quanto no tratamento, os procedimentos são fundamentais para garantir o conhecimento da realidade e persuasão na análise e interpretação dos dados.

O procedimento formal, com método de pensamento positivo, se constitui no caminho para conhecer a realidade dentro das empresas. É um acompanhado importante, capaz de fornecer dados atuais e relevantes relacionados com a seleção e o recrutamento de pessoas nas empresas. O estudo destes permite ajudar a seleção e o recrutamento dentro de uma organização evitando publicações e certos erros em uma organização, e representa uma fonte indispensável de informações, podendo até orientar nos resultados das empresas.

Visa à descoberta, a inovação de fenômenos e a explicação, buscando a obtenção de novos princípios para substituírem os atuais em uma organização. Para Ander-Egg (1978, p. 28), a pesquisa é um procedimento reflexivo sistemático, controlado e criticado, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.

Será utilizada a pesquisa bibliográfica, tendo com base livros, reunindo um conjunto de opiniões de diversos autores conhecedores do assunto. Serão realizadas pesquisas através de sites da internet que abordem o assunto e apresentem argumentos e materiais como artigos, reportagens que contribuam para a realização de tal projeto. Através desta metodologia, será possível escolher a melhor técnica de recrutamento e seleção para propor as empresas estudadas, de forma que atenda a melhor reestruturação de recursos humanos destas empresas. Para entender os processos e alcançar os objetivos almejados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRONOGRAMA

ETAPAS

M

M

A

A

M

M

J

J

Elaboração do Projeto de Pesquisa

X

X

X

         

Pesquisa bibliográfica e documental

 

X

X

X

       

Seleção dos procedimentos de pesquisa

   

X

X

       

Aplicação dos procedimentos de pesquisa selecionados

     

X

X

     

Tratamento dos dados coletados (sistematização e análise)

         

X

X

 

Apresentação do Trabalho de Curso

             

X

Redação final

             

X

CONCLUSÃO

A contratação de profissionais adequados e bem qualificados vem diminuindo os

custos com pessoal, melhorando assim a qualidade dos serviços e a imagem das empresas. Por

isso os processos de Recrutamento e Seleção de Pessoal dentro de uma organização deve ser

criterioso. Assim verifica-se a importância de planejar a captação de novos funcionários para

as empresas por se tratar de uma atividade com metodologia própria para o preenchimento de

vagas. Planejar corretamente a necessidade de pessoal, recrutar, selecionar, capacitar e

desenvolver um ambiente produtivo dentro de uma organização é um trabalho que exige um

olhar crítico e objetivo visando atender as demandas da empresa.

A proposta deste trabalho foi mostrar que o processo de Recrutamento e Seleção

visa valorizar o capital humano de uma organização e que, quando esses processos são feitos

adequadamente garantirão a entrada de novos talentos com potencial e qualidade, bem preparados para motivar o processo de crescimento empresarial.
REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Walnice. Captação e seleção de talentos. São Paulo: Atlas, 2004.

ANDER-EGG, Ezequiel. Introducción técnicas de investigação social: para trabalhadores sociais. Buenos Aires: Humanistas, 1978.

ARAUJO, Luís C.; GARCIA, Adriana Amadeu. Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. São Paulo: Atlas, 2006.

BAUER, Martins W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

BOHLANDER, G.; SCOTT, S.; SHERMAN, A. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

CHIAVENATO, I. Recursos Humanos: O Capital Humano das Organizações. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

______. Administração de recursos humanos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1981.

 

MARRAS, Lean P. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 9. ed. São Paulo: Futura, 2004.

MILKOVICH, G.T.; BOUDREAU, J. W. Administração de Recursos Humanos, 1. ed.

São Paulo, Atlas: 2000.