O artigo a seguir trata da importância de um recrutamento e seleção de profissionais eficazes e que na maioria das vezes decisórios para o crescimento da organização. Hoje no mercado de trabalho as vagas em aberto são muitas e não são ocupadas por falta de pessoas qualificadas, pessoas que não procuram o crescimento profissional, acomodam-se com o pouco que tem.

A cobrança aumenta a cada dia, no passado contratavam-se profissionais sem experiência na área a qual concorria à vaga, hoje se busca profissionais qualificados, que tenham atitudes e que estejam dispostas a ajudar no crescimento da organização. Para que isso ocorra o Rh da empresa precisa dispor ao pretendente a vaga um bom treinamento o qual é de fundamental importância para o profissional e que deverá suprir as necessidades da vaga.

A área de recursos humanos precisa estar atenta aos profissionais no mercado para não cometer nenhum erro de contratação, para isso e necessário observar o processo para a contratação da pessoa adequada ao cargo, afinal toda empresa quer ter o melhor funcionário, aquele cheio de energia e flexível para acompanhar as mudanças que possam ocorrer, mas não são em todas as empresas que acontecem isso porque cada uma tem um método diferente de atrair candidatos, alguns são atraídos por emails, anúncios em jornal e outros por banco de currículos, por pessoas conhecidas ou mesmo dentro da própria empresa, um método o qual pode não só motivar os funcionários externos como pode dar uma maior visibilidade de longa duração do funcionário dentro da empresa, por outro lado a contratação externa também pode trazer benefícios, o candidato a vaga esta com sede de aprendizagem, em busca de desenvolvimento e crescimento, podendo assim dar o seu melhor.

. Um dos melhores métodos de recrutar um bom profissional é entrevista olho no olho, a qual se consegue identificar os valores e princípios do candidato a vaga e saber se aquela pessoa combina ou não com a cultura da empresa, ou se ela esta apenas a procura de um trabalho. Uma boa dinâmica de grupo é imprescindível para saber como as pessoas se relacionam o respeito e a comunicação de um com o outro, alguns aspectos que são levados em conta no final da seleção e que parece não ter importância, como as perguntas feitas as candidatos, as quais podem identificar os conhecimentos, habilidades e atitudes do profissional que são essenciais para organização. E necessário saber a expectativa do entrevistado em relação à empresa e ao cargo, quais os seus anseios e objetivos. Após recrutar os candidatos, a empresa terá de selecionar e escolher quais serão os mais qualificados e adequados a preencher as vagas disponíveis

Interagir com o solicitante da vaga é um dever dos recursos humanos, do contrário esse profissional não terá condições de assessorar corretamente o solicitante da vaga.

Se os recursos humanos selecionar corretamente o novo colaborador ele estará dando uma grande contribuição para a organização, para não acarretar desgastes e prejuízos, e a empresa ao terá retrabalhos.

O objetivo do recrutamento e seleção e agregar talentos as empresas e assim obter maior produção e maiores lucros.

Não só o RH da empresa deve trabalhar para realizar um bom recrutamento e seleção de pessoal, mais a organização e todo o profissional deve conhecer a empresa onde ele quer trabalhar, buscar conhecer a missão, visão e valores da organização são o mínimo que o candidato pode fazer para que na hora da entrevista ele demonstre ao gestor de RH que não esta para ser só mais um, e sim para somar, mostrar que teve interesse em saber o que a empresa tem para oferecer, ter segurança no que irá falar e no que deseja, assim já estará dando um passo à frente.

Recrutar e selecionar talentos para as empresas não é uma tarefa fácil, é necessário que haja conhecimento, habilidade e atitude, de ambos os lados Portanto, é fundamental que o processo de recrutamento e seleção da organização, seja eficiente e eficaz, a fim de contratar os melhores profissionais.