FNC: FACULDADE NOSSA CIDADE

CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - CONSULTORIA RH

PROF° ORIENTADOR LAWTON BENATTI

RECRUTAMENTO DE PESSOAL

ELLEN DIAS DOS SANTOS

 

RECRUTAMENTO DE PESSOAL

Recrutamento é um conjunto de procedimento que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação. Através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego que pretende preencher. Para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção. Aliás, a função do recrutamento é a de supri a seleção de matéria- prima básica (candidatos) para seu funcionamento.

O papel do recrutamento é divulgar no mercado de trabalho as oportunidades que a organização pretende oferecer para as pessoas que possuam determinadas características desejadas.

Para melhor identificar a mapear as fontes de recrutamento, dentro dos requisitos que a organização exigira dos candidatos são necessários dois tipos de pesquisas para assim ser feito o recrutamento: A pesquisa externa e a interna, também é usada um método que é um seguimento, o misto.

Pesquisa externa- Corresponde a uma pesquisa do mercado de recursos humanos no sentido de segmentá-lo para facilitar sua analise.

O mercado de recursos humanos deve ser segmentado de acordo com os interesses da organização, ou seja, deve ser decomposto e analisado conforme as características exigidas pela organização em relação aos candidatos que visa a atrair e recrutar.

Pesquisa interna - Corresponde a uma pesquisa sobre as necessidades da organização em relação a recursos humano e quais as políticas que a organização pretende adotar em relação ao seu pessoal.

Recrutamento interno - O recrutamento interno é quando, havendo determinada vaga, a empresa procura preenche-la através do remanejamento de seus empregados, que podem ser promovidos (movimentação vertical) ou transferidos (movimentação horizontal) ou ainda transferidos com promoção (movimentação diagonal).

Vantagens do recrutamento interno: Em resumo, o recrutamento interno é um processamento (ou transformação) de recursos humanos. Uma das principais vantagens que o recrutamento interno pode trazer é- É mais econômico para a empresa, pois evita dispensas com anúncios em jornais ou honorários de empresas de recrutamento, custos de atendimento de candidatos, custo de admissão, custo de integração do novo empregado etc.

Uma das principais desvantagens do recrutamento interno - Exige que os novos empregados tenham condições de potencial de desenvolvimento para poderem ser promovidos, no mínimo, a alguns níveis acima do cargo onde estão sendo admitidos, e motivação suficiente para chegar La; se a organização realmente não oferecer oportunidades de crescimento no momento adequado, corre-se o risco de frustrar os empregados em seu potencial e em suas ambições, trazendo conseqüências diversas, como a apatia, o desinteresse, o desligamento da organização, a fim de aproveitar oportunidades lá fora;

Recrutamento externo - O recrutamento externo quando, havendo determinada vaga, a organização procura preenche-la com pessoas estranhas, ou seja, com candidatos externos atraídos pelas técnicas de recrutamento.

Vantagens de recrutamento externo: O recrutamento externo oferece uma da seguintes vantagens- Traz “sangue novo” e experiência nova para a organização. A entrada de recursos humanos ocasiona sempre uma importação de idéias novas, de diferentes abordagens dos problemas internos da organização e, quase sempre, uma revisão na maneira pela qual os assuntos são conduzidos dentro da empresa. Com o recrutamento externo, a organização como um sistema, mantém-se atualizada com o ambiente externo e a par do que ocorre em outras empresas.

Desvantagens de recrutamento externo - No entanto, o recrutamento externo apresenta algumas desvantagens uma delas: É geralmente mais demorado do que o recrutamento interno. Um período de tempo despendido com escolha a mobilização das técnicas mais adequada, com influenciação as fontes de recrutamento, com atração e apresentação dos candidatos, com recepção e triagem inicial, com encaminhamento a seleção, aos exames médicos, a documentação, com liberação do candidato do outro emprego ou de outro compromisso e com admissão, não é pequeno, e, quanto mais elevado o nível do cargo, maior a extensão desse período. Quanto mais elevado o cargo, tanto mais antecipação devera ser adotada pela empresa para prever e liberar a requisição de empregos, a fim de que o órgão de recrutamento não seja pressionado pelos fatores tempo e urgência na prestação de seus serviços.

Recrutamento misto: Na realidade, uma empresa nunca faz apenas recrutamento interno ou apenas recrutamento externo. Um sempre deve completar o outro, pois, ao se fazer um recrutamento interno, o individuo deslocado para a posição vaga precisa ser substituído em sua posição atual. Se for substituído por outro empregado, o deslocamento produz uma vaga que precisa ser preenchida. Quando se faz o recrutamento interno, em algum ponto da organização surge sempre uma posição a ser preenchida através do recrutamento externo, a menos que seja cancelada. Por outro lado, sempre que se faz recrutamento externo, algum desafio, alguma oportunidade ou algum horizonte devem ser oferecidos aos novos empregados, sob pena de procurar desafios e oportunidades em outra organização que lhe pareça melhor.

Em face das vantagens a desvantagens dos recrutamentos internos e externos, uma solução eclética tem sido preferida pela maioria das empresas: o recrutamento misto, ou seja, aquele que aborde tanto fontes internas como fontes externas de recursos humanos. Com isto, a empresa assegura-se de que não este descapitalizado seus recursos humanos, ao mesmo tempo em que cria condições de sadia competição profissional.

Conclui-se que o recrutamento de pessoal é a procura de novos candidatos que estão qualificados e disponíveis para a organização e assim são feitos em três tipos recrutamento, interno, externo e o misto, para assim ser escolhido com técnicas de recrutamento o melhor que realmente pretende dar bons resultados para a empresa.

De acordo com CHIAVENATO (2001), a excelência almejada pelas empresas como uma alternativa de sobrevivência, pode ser alcançada principalmente, na base de investimentos em recrutamento, treinamentos, capacitação e desenvolvimento das pessoas, porém, faz-se necessário um adequado sistema de avaliação de desempenho capaz de indicar o acerto ou não das medidas tomadas.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ADALBERTO CHIAVENATO - Recursos Humanos, edição compacta. São Paulo: atlas, 1985.