RECREAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

 

Autor: Mádelin Evelyn SANTOS*

Resumo

 A recreação ainda é tida por muitas pessoas, como uma simples                                               atividade para passar o tempo e concomitantemente proporcionar  momentos de prazer e alegria. Porém esta monografia que é de origem bibliográfica, tem como objetivo relatar a influência da ludicidade no desenvolvimento  infantil de modo integral, destacando os benefícios nos planos cognitivo, afetivo, motor e social, trazidos pela prática das atividades recreativas.

Palavras chaves:  Aprendizagem, Interação e Ludicidade.

         

            Introdução

A educação traz com ela muitos desafios a serem trabalhados. Quando se pensa em educação imagina o ser em sua totalidade, gestos e preferências.

Os educadores almejam alunos que queiram mais aprendizagem, porém isso não acontece, já que o que encontramos são alunos desestimulados para executar algumas atividades escolares inclusive nas aulas de educação física.

Nas escolas percebe-se a preocupação em ensinar todo o conteúdo proposto, imaginando assim que quanto mais conhecimento transmitir ao aluno, mais ele irá se desenvolver, mas sabemos que isso não é verdade , já que os alunos só assimilam as coisas quando fazem sentidos a eles.

As crianças por serem naturalmente lúdicas, ao praticar atividades recreativas explorando a si mesma e o ambiente ao seu redor, expande suas emoções organizando assim a relação ao seu redor.

As atividades físicas das moderadas as mais agitadas são comuns no cotidiano das crianças e na educação física escolar. Essas atividades podem ser decisivas no processo de formação do desenvolvimento e aprendizagem infantil. O desenvolvimento da criança acontece através do lúdico 1. Ela precisa do brincar para crescer, precisa do jogo como equilibração para o mundo  2.

Os gestos lúdicos encontrados nas atividades recreativas permitem a criança a capacidade de se adaptar a novos desafios, aumentando sua integração física e social, melhora de valores éticos e morais, desbloqueando sua timidez, além de descobrir suas habilidades através da ludicidade, aumentando com isso sua capacidade mental de raciocínio. O brincar implica uma dimensão evolutiva. Crianças de diferentes idades, com características específicas tem formas diferentes de brincar 3.”

Constatou–se na sociedade uma mudança no estilo de vida cultural das crianças dentro de seu cotidiano e como consequência vem diminuindo as práticas de atividades físicas e lúdicas que ocorriam com mais frequência antigamente, e como resultado vem diminuindo todos os benefícios que esses movimento proporcionavam.

Esta pesquisa de origem bibliográfica tem como objetivo apresentar o que a recreação pode contribuir para o desenvolvimento da criança através do  lúdico já que  é uma medida pouco utilizada como recurso pedagógico.

Embora haja pouco estudo comprovado em relação a ligação entre a recreação,  o desenvolvimento infantil e seu comportamento, isto tem sido bastante observado por investigadores de diversos tipos de comportamento dos humanos , com foco nas crianças. Pesquisas  recentes demostram interesses na relação entre as atividades lúdicas e o aspecto de desenvolvimento cognitivo, afetivo , motor e social.

A ludicidade como ferramenta pedagógica é extremamente valiosa, uma vez que traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento da criança, por estimular a criança a crescer na linha de socialização, aumentando sua criatividade, expressão corporal, a autoafirmação e participação no processo de aprendizagem. Afirma que  em se tratando de contribuir com a educação do indivíduo, a recreação tem uma função compensadora pois lhe dá uma satisfação pessoal, possibilitando o reencontro com os movimentos, com alegria, à descontração necessária à vida, na qual não temos mais tempo pra pensar, pra rir ou sonhar, então, vamos nos recrear, divertir, recobrar o ânimo com a recreação 4.

Durante o curso de licenciatura em Educação Física das várias  disciplinas cursadas, houve grande identificação com a Recreação, vindo daí a motivação para a abordagem do tema.

Após leituras diversificadas a respeito da ludicidade, várias reflexões e questionamentos  afloraram entre eles. A Recreação contribui para o desenvolvimento infantil? Baseando nesta questão que norteou o estudo, elaborou se o objetivo geral que foi , verificar se a ludicidade beneficia o desenvolvimento infantil.

Metodologia

A produção desse trabalho acadêmico, foi realizada com o método de pesquisa bibliográfica. Trata se de um levantamento de toda uma bibliografia já publicadas em forma de livros, revistas , publicações avulsas em imprensa escrita [, documentos eletrônicos]. Isso porque a pesquisa bibliográfica tem por objetivo conhecer as diferentes contribuições científicas disponíveis sobre determinado tema 5.  Este tipo de pesquisa , levanta conhecimentos disponíveis na área, possibilitando que o pesquisador conheça as teorias produzidas, analisando- as e avaliando sua contribuição para compreender ou explicar o seu problema objeto de investigação 6. As fontes para pesquisas foram nove artigos científicos, seis monografias, sites e quatro  livros que como referencial teórico trouxeram  grandes contribuições  como de Cavallari, Freire, Martinez, Mello, Nogueira, Piaget, Vygotsky, Zacarias  entre outros autores que enfatizavam a importância da recreação para desenvolvimento infantil . Os termos mais significativos foram ludicidade, interação , aprendizagem e desenvolvimento  motor. Este estudo é parte integrante do trabalho de conclusão do curso de Educação Física da Universidade Castelo Branco .

Resultados e Discussões

Os autores mais relevantes sobre o tema tiveram  suas definições expostas no quadro abaixo  a respeito da atividade recreativa no desenvolvimento infantil, porém o foco abordado por todos foi a ludicidade que  tem como objetivo o divertimento, alegria e lazer trazendo com ela a aprendizagem. Contudo, que  foi observado na definição de recreação na visão de alguns autores, outras atribuições específicas como desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social dentre outros foram citadas.

A recreação é importante não só na infância, mas em todas as fases da vida. Essas atividades devem ser espontâneas , prazerosa. De tudo que foi pesquisado percebe se a influência da atividade recreativa no aprendizado infantil já que é um momento voltado para o lazer, satisfação, alegria fazendo com que as crianças adquiram conhecimentos de forma lúdica.

A respeito do tema proposto, pode se verificar opiniões posta de forma diferente , que  por fim acabam no mesmo sentido, como a respeito da recreação que  vem do latim recreare e significa “ criar novamente” no sentido positivo, ascendente e dinâmico 7. É um momento onde o indivíduo sacia seus anseios voltados para o lazer. Como complemento desse conceito, pode dizer que  a recreação contempla um conjunto de atividades de caráter lúdico e recreativo, que se destinam a promover o entretenimento e o divertimento 8.

.A recreação vai além da ludicidade, extravaso, satisfação e prazer de fazer alguma atividade motivadora. Recrear é educar, pois a recreação permite criar e satisfazer o espírito estético do ser humano, ricos em possibilidades culturais, permite escapar do desagradável, utilizando excesso de energia ou diminuindo tensão emocional 9.

A recreação também contribui na formação motora e possibilita expressar sentimentos além de desenvolver também o lado cognitivo.

Recreação significa satisfação e alegria naquilo que faz. Retrata uma atividade que é livre e espontânea e na qual o interesse se mantém por si só, sem nenhuma coação interna ou externa de forma obrigatória ou opressora, afora e prazer 10.

Por tanto através da recreação pode-se haver divertimento e aprendizagem podendo essa prática também ser utilizada dentro da sala de aula.

A recreação trás inúmeros benefícios, fazendo com que todos participem com grande satisfação de atividades, sem melindre e com muita criatividade independente dos recursos disponíveis, além de permitir que haja aprendizagem com as pessoas que estejam envolvidas nas tarefas e desenvolve muitas habilidades como equilíbrio, propriocepção, confiança, lealdade, força, atenção, agilidade em tomar decisões e principalmente adquirir bons hábitos na convivência social que é de grande importância na fase infantil, já que ao criar as atividades é importante estar atento ao objetivo, respeitando cada etapa e interferindo quando necessário e ressaltando que as crianças façam observações e explorações para melhor descoberta privilegiando com isso a aprendizagem. São justamente as regras que fazem com que a criança se comporte de forma mais avançada do habitual para sua idade 11.

Sendo assim a  recreação tem grande influência  não só na infância, mas em todas as fases da vida, sendo essencial que haja esse momento de lazer. As atividades devem ser espontâneas trazendo prazer em executá-las, pois a mesma traz grande benefício na aprendizagem. Para a criança, brincar é viver. A própria história da humanidade nos mostra que as crianças sempre brincaram, brincam hoje e certamente continuarão brincando 12.

São muitos aspectos a serem desenvolvidos através da recreação, sendo considerado como principais a integração do indivíduo no meio social, conhecimento mútuo e participação em grupo independente da afinidade, fazendo com que o sujeito desenvolva maior relação interpessoal, deixando o ser mais desinibido fazendo com de descubram e desenvolvam sua comunicação, habilidade lúdica, adaptação emocional e extravase sua energia contida aumentando com isso sua capacidade intelectual.

Ao falar da recreação como fator educacional, em relação as instituições escolares de um modo geral verifica se que lúdico não é tão valorizado, ou seja, quer dizer que na concepção dela,  esta atividade é considerada como algo improdutiva , que não traz lucro e não produz nenhum valor. Porém novas concepções vem se formando para transformar a criança num ser globalmente desenvolvido, ou seja, um ser mental afetivo e social.

Há uma grande diferença entre uma aula e um momento de recreação durante a aula, pois na aula estará sempre o objetivo cultural e formativo, enquanto a recreação, tem como apenas o fato de recrear. Neste caso, o espírito é muito mais lúdico, realizando atividades simples em busca do prazer e diversão 13.

Como forma de enriquecimento  para o desenvolvimento da criança no momento da recreação,  através desta atividade ocorre a evolução. Por saber que o brincar é a principal atividade da criança, quando ela não está dedicada a uma atividade que seja muito necessário como se alimentar , dormir e outros. Todas as crianças brincam se não estão cansadas, doentes ou impedidas 14.

Alguns autores afirmam que o brincar tem um papel importante, inclusive sinalizando quando a criança tem algum tipo de problema motor , cognitivo dentre outros. Assim,  o lúdico transforma –se em uma das formas mais importante do comportamento humano, desde o nascimento até a morte. É absolutamente essencial a sobrevivência e a estruturação o processo do desenvolvimento humano 15.

O fato de brincar tem grande valor na infância, já que isso estimula criando possibilidade para o meio social e através dessa ludicidade a criança associa a ilusão e sua imaginação com a realidade. As brincadeiras ocorridas na escola têm que estar sempre buscando alcançar um objetivo, seja para a alfabetização, seja para o repasse de boas maneiras, ou com quaisquer fins educativos. Isto porque, a brincadeira, em seu todo, é um período de aprendizagem significativa para a criança, independente de onde ocorra 16.

Autores

Definição de Recreação

Ludicidade

Desenvolvimento Motor

Aprendizagem

Interação Social

Castro

X

X

 

 

X

Cavallari

 

X

 

 

 

Ferreira

X

X

 

 

 

Gouvêa

X

X

X

X

X

Kahl

 

 

 

X

 

Marinho

 

X

 

 

 

Mello

 

X

X

X

X

Mian

X

X

 

X

 

Piaget

 

X

X

X

 

Referindo se aos autores mencionados,  as opiniões foram consideradas semelhantes em relação a Recreação, desde o conceito, até suas diversas possibilidades de desenvolvimentos comportamentais , integrações sociais , dentre outros , mostrando que a aprendizagem e a atividade recreativa podem seguir o mesmo caminho , beneficiando o desenvolvimento infantil.

Considerações Finais

 O estudo constatou que a Recreação bem como nas aulas de Educação Física, são muito importantes para um bom desenvolvimento cognitivo, motor, social, afetivo da crianças ,além de ser  uma maneira de trabalhar a interação, fazendo com que não haja espaço para a  exclusão dos menos habilidosos ou que tenham com algum tipo de deficiência, já que  todos podem participar,  bastando  haver  boa vontade do professor e dos alunos, pois tanto adulto quanto a criança precisa desse  momento de prazer,  e  isso é facilmente encontrado na  Recreação que além de aprender, desenvolvendo outras capacidades , nos divertimos esquecendo nossos problemas, diminuindo stress e tensão do cotidiano.  Os jogos e brincadeiras se  tornam um facilitador para que tudo aconteça de forma natural e melhor ainda de forma "lúdica”. É necessário ter um objetivo a ser trabalhado, para que assim elas se desenvolvam e mostrem seu potencial, não apenas no  "brincar" e sim educando, com essas ferramentas  úteis e significativas na vida das crianças fazendo com que o lúdico de modo  construtiva abre a portas para a melhores amplitudes do conhecimento.

                                                   Referências

1 Piaget  J. A linguagem e o pensamento da criança. Lisboa: Moraes, 1973

2 Barros CSG. Pontos da Psicologia do Desenvolvimento. 12ª ed. São Paulo: Editora Ática, 2005.

3 Piaget J & Inhelder B. A psicologia da criança. São Paulo: Difel, 1982.

4 Kuster YM. Caderno pedagógico de recreação. Curitiba: Secretaria de Estado do Paraná, 1987.

5  Marconi M. de A. Lakatos EM. Metodologia do Trabalho Científico . 5 ed. rev. Ampl. São Paulo : Atlas 2001. p 43-44

6 Malheiros MRTL . Pesquisa na Graduação. Acessado  Disponível em: www.profwillian.com/_diversos/download/prof/marciarita/Pesquisa_na_Graduacao.pdf. Acessado em: 15/10/2012.

7 Ferreira V. Educação Física, Recreação, Jogos e Desportos. Rio de Janeiro. Sprint. 2003.

8 Castro M da S. Modelo da atividade Recreação: Módulo programação. Rio de Janeiro: Sesc, 2007.

9 Gouvêa R. Recreação. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1963.

10 Mian R. Monitor ou Recreação: Formação profissional .São Paulo. Texto Novo. 2003.

11 Vygotsky LS. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

12 Santos SMP. dos (org). 1999. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes      contextos. 4.ed. Petrópolis: Vozes.

13 Cavallari V Zacharias. Trabalhando com Recreação. 6ª ed. São Paulo: Editora Ícone, 2003.

14  Macedo, L de; Petty, AL Sícoli; Passos, N Christe. Os jogos e     o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.

15  Visca J. Psicologia: Novas contribuições, Rio de Janeiro, Ed. Nova Fronteira, 1991.

16 Kahl K.; Lima, MEO Gomes, I. Alfabetização: construindo alternativas com jogos pedagógicos. Blumenau: 2003.