RECONSIDERANDO ANTIGAS POSIÇÕES CONCILIARES TOMADAS E REJEITADAS

No Shemá Israel (a declaração mais sagrada do judaísmo) afirma: o Senhor é Deus, o Senhor é único. Isso quebraria o credo cristão a respeito da "santíssima trindade"? Fato é que fica complicado defender o trinitarianismo com esta frase em mente. Deus poderia ser composto por três pessoas distintas? Mas como poderíamos defender o monoteísmo levando em consideração a doutrina da trindade?

É constantemente afirmado pelos trinitarianos que a trindade é um mistério. Ela não pode ser compreendida senão pela fé. Isso é correto? Deveria ser aceito isso como um assunto encerrado. Proponho a dizer que não. Quero mostrar que nem tudo que foi proposto e aceito nos concílios da igreja foram e são verdades incontestáveis.



RECONSIDERANDO A PROBLEMÁTICA DA TRINDADE

A Trindade é um mistério que jamais foi esclarecido mesmo para os trinitarianos. Esse mistério só pode ser entendido através da fé. Não é muito simples responder desta forma? Esse problema jamais foi resolvido, e não é aqui que traremos uma solução sobre o assunto. O que farei será reconsiderar a discussão para iluminar mais sobre as conclusões finais.

A palavra Trindade é composta por dois termos em latim: "três" e "unitas" (três e unidade). Esta junção transmite a idéia de "três em um". Para os trinitarianos quanto ao ser de Deus, ele é um, quanto a sua personalidade e Deus é três.

Os cabalistas nunca aceitaram a trindade cristã. Na Trindade Cristã são três pessoas distintas em um único Deus. Para a cabala Deus Deus se manifesta de múltiplas formas através dos seus atributos na chamada arvore da Vida.



OS PRIMEIROS CRISTÃOS E A DOUTRINA DA TRINDADE

A trindade ela não se opõe o ao monoteísmo Vetero - Testamentário. Mas esta doutrina para os judeus do passado e atuais era como se oposse. Ora uma Escritura não poderá anular a outra. Mas em todo o Velho Testamento não vemos Deus mostrando-se com "personalidades múltiplas". A Trindade é um doutrina que "consegue" explicar-se "racionalmente" e permanecer através de comparações tipológicas fora das Escrituras. Explicações como os três estados da água, frio, quente e morno etc.

A doutrina da Trindade foi cunhada pelos cristãos cerca de 300 d.C. Os quatro evangelhos canônicos e nem as epistolas fazem qualquer menção ao termo Trindade. Nem Paulo que introduziu muitas idéias estrangeiras no cristianismo, faz referencia a Trindade.

A nova Enciclopédia Católica admite que a doutrina da Trindade era desconhecida aos primeiros cristãos e de que ela foi formulada no final do quarto século de nossa era.

Mas é importante que se tenha em mente que a idéia de que o Senhor é Deus e o Senhor é único era comum ao primeiro circulo de cristãos, considerando que os primeiros cristãos eram judeus em sua maioria.

Os primeiros cristãos não tinham a impressão em suas mãos do Novo Testamento como os cristãos de hoje em dia. Eles tinham acesso as Escrituras do Antigo Testamento. E é por esta Escritura que guiavam suas vidas. Foi quando o Império Romano percebeu que o cristianismo era mais do que uma simples seita do judaísmo que começaram as perseguições. Isso mostra o quanto eles se pareciam com a religião judaica principalmente em relação ao seu monoteísmo. Os cristãos eram tão parecidos com o judaísmo tradicional que muitos cristãos guardavam as mesmas festas judaicas, costumes, a circuncisão.

Os primeiros cristãos nunca tiveram em suas mentes a idéia de um Deus trino. Mas seriam todos iguais? Todos pensavam da mesma maneira? Dentro do cristianismo primitivo existia uma grande diversidade de pensamentos acerca de quem era Jesus Cristo e acerca de suas doutrinas. Um dos grandes responsáveis pelo ministério de Paulo foram estas diferenças doutrinárias que estavam no seio da igreja cristã. Os primeiros cristãos tinham uma grande variação de quem seria Jesus Cristo. Mas grande parte destes cristãos fizeram de tudo para preservar o monoteísmo ainda que cometessem erros gravíssimos.

A Trindade também é uma doutrina em que coloca o cristianismo no mesmo nível das demais religiões pagãs. Faz com que o cristianismo perca o significado como religião. Deprecia assim os ensinamentos de Cristo e sua pessoa.



QUEBRANDO A APOLOGIA DOS TRINITARIANOS

Teólogos trinitarianos como Wayme Grudem fazem uso da palavra Elohim que é traduzida como "deuses" para dar base a doutrina da trindade. Para ele o Gênesis esta mostrando que Deus é: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Ele vai contra a idéia que aqui o Gênesis esta apresentando como um deus magestatico, pois em nenhuma passagem das Escrituras do Antigo Testamento se referem aos reis no plural. Tenho duas oposições a este pensamento: (1) a palavra Elohim não pode dar base ao pensamento trinitariano porque Deus aqui é deuses e não Deus. Na doutrina da Trindade Deus é três pessoas distintas e si. Aqui no Trinatarianismo ele continua sendo único Deus. Aqui o texto esta falando de deuses, e não de um deus composto por três pessoas distintas. O Trinitarianismo é diferente do triteismo (ainda que os unitaristas os coloquem como sendo iguais). (2) Não é porque a Bíblia não afirma em passagem alguma a respeito de ser usado o termo plural para se referir aos reis que pode - se utilizar argumentação em favor da Trindade. Ainda que os hebreus tenham aceito a monarquia, tinha-se na mente dos hebreus que Deus ainda era quem governava o seu povo através do Messias. Sendo assim os judeus não iriam se referir a um rei humano da mesma forma que se referiam ao Rei do Universo.

Se Deus quanto ao seu Ser é um e quanto a sua personalidade é três, Deus é um Deus como problemas psiquiátricos sérios. Ele é um Deus que precisa de psicanalista ou um psiquiatra. Três personalidade representa mudança e esta escrito: "Eu o Senhor não mudo".



OS TEXTOS VETERO-TESTAMENTARIOS QUE SÃO USADOS PELOS TRINITARIANOS E SUA INTERPRETAÇÃO ERRONEA.

Existem outros textos que servem de base para o Trinitarianismo. O texto que afirma: "façamos o homem conforme a nossa imagem e semelhança" é utilizado frequentemente para mostrar o relacionamento da Trindade entre si. Mas essa argumentação se torna bastante enfraquecida quando contratamos com a idéia de alguns comentaristas judeus. Para eles Deus estava conversando com os anjos. E não é difícil admitir isso. A Bíblia nos diz que nos fez um pouco menor do que os anjos. A Bíblia também diz que seremos como os anjos "que não se dão em casamento". Sempre na Bíblia os anjos aprecem materializados como homens. Eles não se mostram como animais, insetos, mas mostram-se como homens. Fomos feitos a imagem e a semelhança de Deus, e não é errado dizer que também fomos feitos a imagem e semelhança de Deus e dos anjos.

Pergunto: Quantos tronos a Bíblia mostra que Deus ira se assentar? A Bíblia só fala apenas de um trono que Deus se senta (Is 6.1-3). É interessante que a Bíblia fala que Jesus irá se assentar em um trono. Esse trono é o mesmo trono de Isaias.



O CREDO APOSTÓLICO SALIENTA A TRINDADE, MAS ELE NÃO É CONFIÁVEL

Quando é sustentável o fato de que o credo apostólico não seja confiável, é veraz pelo fato que este credo foi estabelecido entre o ano 200 a 650 d. C. . Este credo não foi como os demais credos que foram decididos em concílios com bem menos duração. O credo apostólico durou cerca de 400 anos para ser montado. Como exemplo, cito que em nenhuma passagem do Antigo e Novo Testamento diz que Jesus Cristo desceu ao inferno. Isto esta no credo apostólico e não nas primeiras versões.

A palavra Hades foi acrescentada no Credo Apostólico. Assim também a idéia de trindade não era verdadeiramente o que muitos cristãos primitivos tinham em suas mentes.



A PASSAGEM DE MARCOS 16.9 -20 É DE AUTORIA DUVIDOSA

O Evangelho segundo Marcos, de acordo com a maioria dos teólogos, foi o primeiro Evangelho a ser escrito. Sendo assim, ele serviu de inspiração para os demais Evangelhos cononicos. Neste Evangelho Jesus afirma de forma explicita que se batize aos convertidos em nome do Pai, do Filho e Do Espírito Santo. É preciso entender que muitos não consideram que este texto tenha autoridade de Marcos, pois consideram que este texto tenha sido acrescentado no Evangelho de São Marcos.

Eu aceito que todo o Evangelho de Marcos possui autoridade canônica, e acredito que a expressão Pai, Filho e Espírito Santo seja poética. Esta passagem só mostra as mais variadas formas de como Deus se apresenta para a humanidade. Mesmo porque neste texto se fala de batismo, e o batismo sempre em Atos era feito em nome de Jesus e não em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.



RECONSIDERANDO O UNITARISMO

A origem desta "heresia" antiga, às vezes chamada de antitrinitarianismo, acha-se na controvérsia do inicio do século IV quando Ario, presbítero na igreja de Alexandria, expôs o sistema de pensamento que leva o seu nome. Ele negou a doutrina da trindade e asseverou que houve um tempo quando Deus não era o Pai de Jesus. Por Deus ter previsto o mérito de Jesus, o homem, foi outorgado a Cristo um tipo de divindade, mas ele nunca foi da mesma substancia que o Pai, embora seja digno de adoração. Essa forma de unitarianismo foi condenada no Concilio de Nicéia em 325 e no Concilio de Constantinopla em 381. Durante toda a Idade Média, qualquer forma de unitarismo era considerada herética. Reapareceu nos escritos de Miguel Servetus e foi aceita por alguns grupos batistas mais radicais.

Embora os rejeitassem a divindade de Cristo e a doutrina ortodoxa da Trindade, os socinianos sustentavam um tipo de sobrenaturalismo em Jesus Cristo, até mesmo insistiam que ele fosse adorado como um ser divino, e acreditavam na sua ressurreição dentre os mortos e sua assenção. Mas segundo eles, a natureza divina de Jesus Cristo era o resultado de sua obediência a Deus. Negavam a posição ortodoxa a respeito da queda do homem, e sustentavam que o homem ainda possui o livre arbítrio. Sendo assim, a obra redentora de Jesus Cristo deve ser achada na sua vida e nos seus ensinos mais do que na sua morte vicaria na cruz.

O unitarianismo chegou à Nova Inglaterra já em 1710, e até 1750 a maioria dos ministros congregacionais de Boston e arredores tinham deixado de considerar a doutrina da Trindade como um artigo essencial da fé cristã. Em 1788, a primeira igreja anglicana na Nova Inglaterra, "King´s Chapel", tornou-se especificamente unitária quando seu cônego, com o consentimento da congregação, apagou da liturgia toda e qualquer menção da Trindade.

No século XIX, sob o impacto do transcendentalismo, o unitarianismo tornou-se cada vez mais radical. Seus lideres posteriores, tais como Ralph Waldo Emerson e Theodore Parker, regeitaram aqueles elementos sobrenaturais ainda existentes que William Ellery Channing achara melhor manter.



RECONSIDERANDO ARIO E SUA POSIÇÃO

Ario foi o primordial colaborador do arianismo (334/336). A principal característica do pensamento ariano era que, em virtude de Deus ser um, Jesus não podia ser verdadeiramente Deus. Ario e seus seguidores propuseram que Jesus era o mais elevado dos seres criados por Deus. Assim embora fosse plenamente humano, ele não era plenamente divino. Este ensino foi condenado como herético no Primeiro Concilio Ecumênico, em 325 d.C.

Mesmo hoje, existem teólogos liberais que se engajam nesta doutrina. Dentre eles esta o Dr. Paulo de Aragão Lins, Ph.D, meu amigo. Ele é ariano.

Mas é interessante que mesmo hoje pode ser feitas algumas perguntas com relação as doutrinas deste movimento: (1) Se Cristo foi Criado por Deus, por que seu sacrifício seria útil para nos redimir? (2) Se Cristo era apenas homem (mas esta claro que ele não possuía a natureza humana antes de assumir um corpo), que natureza ele tinha? (3) O que dizer de todas as passagens bíblicas que mostram Jesus como Deus em carne?

Se não se aceita que o sacrifício de Cristo literalmente redimiu os eleitos do pecado, e só se admite que ele deixou um belo exemplo de vida, poderíamos ser redimidos também por se observar a vida de Gandi.



RECONSIDERANDO O MODALISMO

Foi por volta do ano 200 que Sabélio formulou a doutrina que leva o seu nome, sendo assim considerado herege em oposição a doutrina da trindade. Para ele havia apenas uma pessoa em Deus, e não três pessoas distintas. Esta doutrina recebeu dois nomes: sabelianismo e modalismo. Ela faz parte do movimento chamado Monarquianismo. Para ele a trindade era uma manifestação de formas e não de essência. O mesmo Deus se manifestou como o Pai no Velho Testamento, depois como filho no Novo Testamento para redimir o homem e como o Espírito Santo depois da ascenção de Cristo. Então, para Sabélio nunca houve três pessoas em Deus, mas houveram formas como ele se manifestou. Sua doutrina pode ser ilustrada pelos relacionamentos que um homem pode manter; numa relação ele é filho; em outra irmão; e numa terceira Pai. Em todos esses relacionamentos só há uma personalidade real.



UMA NOVA PROPOSTA DE MODALISMO

O modalismo monárquico prende-se unicamente a idéia de trindade como manifestações de Deus na história soteriológica do mundo. Proponho aqui um Neo ? Modalismo. É importante se ter em mente que a manifestação de Deus como Pai, como Filho e como Espírito Santo, Elohim, El Elyon, YHVH, El Shaday, Adonai e outros títulos ou nomes aqui serão chamadas de manifestações objetivas. Deus é objetivo, mas também o mesmo manifesta-se subjetivamente. Deus se manifesta nas forças da natureza, nos ventos, nas pessoas, nos símbolos, na cultura. Estas manifestações de Deus serão chamadas de subjetivas.

Deus pode se apresentar como pessoa na figura de Alah, para os mulçumanos, na figura de Buda para os budistas, como Logos para o filosofo. Estas manifestações de Deus aqui serão chamadas manifestações pluralistas.

Nesta tese irei me prender a explanar unicamente nas figuras de Pai, Filho e Espírito Santo.



DEUS PAI, DEUS FILHO E DEUS ESPIRITO SANTO EM UMA VISÃO NEO - MODALISTA.

Eu não diria que o modalismo nega a Trindade, pelo menos não em sua estrutura. Eu diria que ele a compreende de outra forma. Mas o fato de compreender a Trindade de outra forma gera uma mudança drástica em sua teologia. Sabélio não vê Deus como Três pessoas distintas, mas vê que Deus se manifesta de três maneiras diferentes. Esta é uma solução bem mais fácil do que se aceitar a idéia Trinitariana.



OS SIMBOLOS DE PAI, FILHO DE DEUS, FILHO DO HOMEM.

Jesus não chamou Deus de Pai porque ele não fosse o Pai, e sim porque o era. O que Jesus fazia era semelhante ao que o yoga nos leva a fazer, a navegar dentro de nós mesmos. A mente de Jesus de fato era humana, mas com pensamentos divinos. Suas tentações tiveram apenas este nome, pois Deus não pode ser tentado pelo mal.

Se Jesus de fato não é o próprio YHVH, por que temos a declaração escrituristica que o seu nome é acima de todo o nome? Por que todos aqueles que estiverem no céu, na terra e embaixo da terra dirão que ele é o Senhor? Por que o próprio Paulo aplica a passagens vetero testamentárias como: aquele que olhar para o Senhor será salvo, aplicando-a Jesus?



DEUS PAI

Ele é o criador de todas as coisas. A criação ex-nihilo é um fato. Deus criou o mundo por sua livre vontade soberana e criadora. Muitos ao contrario acreditam que Deus precisava criar o mundo. Mas não é propósito desta tese falar sobre isso.

Para os cabalistas Elohim é apenas a força emanada para que se criasse o universo. Elohim é a manifestação de Deus como um Poder.

Na Bíblia Deus recebe inúmeros títulos, e o titulo de Pai é apenas mais um deles. Cada nome ou titulo de Deus refere-se a uma qualidade especifica ou a um conjunto de qualidades da força criadora suprema.



DEUS FILHO

Alguns teólogos acham absurda a declaração de Deus ter se tornado homem. Assim como o termo trindade não é Bíblico, o termo Encarnação também não o é. Mas por que é tão difícil para estes aceitarem tal idéia? Seria a nossa influencia gnóstica de pensar que tudo que é material é ruim? Ou seria a nossa tendência em pensar que Deus, é um Deus bipolar, isto é, com duas naturezas (Teologia do Processo)?

Ainda que o termo encarnação não apareça nas Escrituras Sagradas, mas muitas são as passagens que a fundamentam. Diferente da idéia Trinitariana, a Encarnação possui varias passagens que a defende.

Tem-se em mente que em Jesus, Deus habitava, mas ele era apenas um homem. Isto cria um problema sistemático a ser resolvido. Se em Jesus, Deus apenas habitava, isso o faz igual a qualquer outro profeta. João Batista foi cheio do Espírito Santo (isso é igual a afirmar que ele foi cheio de Deus) desde o ventre materno. Mas ele disse que haveria aquele que era maior do que ele. João Batista o chamou de cordeiro de Deus. Esse titulo não foi dado a nenhum homem sobre a terra. Esta escrito que não haveria profeta igual a Moisés, porém semelhante.

Se em Jesus, Deus apenas habitava, ele era apenas um homem, em vão foi o seu sacrifício na Cruz. Foi em vão porque sangue humano não pode redimir pecados. O sacrifício humano para Deus é abominação.

Para os que acreditam que Jesus é Deus, surge um outro problema a ser solucionado. Se Cristo de fato é Deus, como Jesus morreu? Poderia Deus morrer? Mais a frente isso será discutido.

DEUS ESPIRITO SANTO

Para os cabalistas a expressão Espírito Santo é uma expressão feminina. A palavra Elohim é composta pelo feminino singular Alh e Im. Como Im é a terminação do masculino plural, quando acrescentar quando acrescentada a um nome feminino ela transforma Elohim numa potência feminina unida a um principio masculino, capaz de gerar uma progênie. Para os cabalistas o Pai, Filho e Espírito Santo são na verdade Pai, Filho e Mãe. Na Cabala, os Elohim são vistos como Pai e Mãe se manifestando mutuamente para se gerar o Filho. Aqui se cai novamente na idéia ariana que em algum ponto da eternidade Deus criou a Jesus.

De acordo com a Teologia cristã, o Espírito Santo é essencialmente masculino, mas a palavra hebraica adotada nas Escrituras para denotar espírito é Ruach, um substantivo feminino.

O principio feminino da Divindade é também conhecido na Cabala como Shekinah, a Grande Mãe cósmica em cujo fértil útero o universo foi concebido.

Para os cabalistas, o ato sexual é um dos sacramentos mais divinos e sagrados. Homens ou mulheres que não são sexualmente ativos, ou que não podem procriar, são considerados espiritualmente estéreis.

O conceito de virgindade como estado ideal é impensável para um cabalista ou para um hebreu praticante. Para os antigos hebreus, o casamento era de suma importância já em idade precoce porque eles acreditavam como cabalistas, que o ato conjugal aproxima o homem de Deus e que o prazer sentido por um homem e por uma mulher durante a união sexual é compartilhado pela Shekinah, que paira sobre o leito conjugal.

Shekinah é também chamada de Filha do Rei e de Noiva Divina. A essência da Shekinah é intensamente sexual, e diz ? se que ela paira sobre o leito nupcial quando o marido e a esposa matem relações sexuais. Ela só habita uma casa onde o homem se une a uma mulher, onde pode acontecer o ato sexual entre um homem e a sua esposa.

Isso explicaria o fato de vermos uma sensibilidade aguçada no Espírito Santo nas Escrituras. Isso nos ilumina na passagem que Jesus alerta que a blasfêmia dita contra o Pai e o Filho serão perdoadas aos homens, mas aquele que falar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado nem neste mundo nem no porvir. Isso mostra que a Sheiknah é uma força feminina. Ele é sensível como uma mulher.