Israel Izidoro Pacifico[1]

Introdução

Este trabalho visa primeiro responder a uma pergunta a respeito de uma importante questão sobre Sofrimento e Sentido, a qual é: “A vida tem sentido, independente das condições. Mas como pode alguém, que experimenta o sentimento de desespero, reconhecer esse sentido?”,

E em segundo responder as perguntas:

a) O que é resiliência?

b) Como podemos estimular e oferecer à comunidade, na prática do aconselhamento pastoral, o conhecimento que o termo resiliência nos proporciona?

Reconhecendo o sentido mesmo em sentimento de desespero

Segundo Viktor Frankl, o fator determinante para o reconhecimento do sentido em situação de desespero chama-se “decisão”, e ainda segundo o psicólogo o exercício da liberdade de escolha, levará com que aquele que esta enfrentando momento de desespero torna-se quem queira “ser”, independente das circunstâncias.

Partindo deste raciocínio e também entendendo que as circunstâncias determinam nosso comportamento só em parte, conclui-se que pode encontrar “o sentido”, ao se reconhecer à liberdade de tomar decisões que venham alimentar a força de reação, mediante as adversidades instaladas, causadoras de sofrimento e desespero.

 Uma determinação de reagir gerará mais responsabilidade diante de si mesmo e da vida, contudo que se entenda aquilo que se deve tanto a um quanto a outro. Mesmo em condições adversas o reconhecimento do sentido se aclarará, e se manifestará como uma força propulsora para a luta.

Tendo a compreensão da responsabilidade por si mesmo, de fazer algo e se tornar alguém o ser humano pode enfrentar qualquer situação adversa, pois estará sempre ao seu alcance e responsabilidade de como reagir a situações imposta pela vida e não se deixando simplesmente ser levado por tais situações.

Ainda que não podendo mudar a mesma, ainda lhe restará a mudança de atitude frente a tal situação, entendendo que nem tudo está fora de controle, e sim que a situação de adversidade pode ser controlada por uma retomada de posição e com isso o reconhecimento do sentido mesmo em situação de desespero.

Diria ainda Viktor Frankl (“A vida sempre espera algo de nós, e a certeza da morte, pode nos servir de estimulo para vivermos de uma forma responsável”).

O que é resiliência?

É a capacidade para desenvolver-se bem, para continuar projetando-se no futuro apesar dos acontecimentos desestabilizadores, de condições de vida difíceis e de traumas às vezes graves. É a capacidade humana universal de lidar e de superá-la, aprender ou mesmo ser transformado com a adversidade inevitável da vida.

Habilidade de se adaptar as situações mais adversas da vida, ao aparente descontrole da mesma às alterações ou aos infortúnios. 

Muitos são os textos bíblicos que podem motivar o despertamento da resiliência em uma pessoa, visto que segundo as pesquisa no campo psicológico, esta é uma capacidade inerente a todo o ser humano, mas como muitas habilidades humanas esta também precisa ser motivada.

Entendendo que tal motivação pode ser interior e exterior, com quanto no que se diz respeito ao aconselhamento pastoral, este tem um grande potencial para trazer a tona esta força interior de recomposição de estrutura e de força que fora deformada por um infortúnio da vida.

As verdades bíblicas quando crida tem o poder de gerar a fé. Exemplos de superação pela fé pode ser apontados numa abordagem da ação pastoral, à pessoa que está vivendo momentos de crises e de desespero no objetivo de que de posse destes exemplos, a pessoa vítima de um infortúnio venha deixar romper de seu interior a força necessária para tornar a sua calamidade em realizações.

Pode-se tomar a exemplo o versículo escrito por de Paulo; (Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Filipenses 4.3) onde se pode concluir que mesmo em situações de limite, onde nós pensamos não termos, mas o controle, ainda resta o controle da nossa fé em Deus, que nos pode revestir de fortaleza par buscar uma mudança de quadro em nossa vida, fazendo nos vive-la dentro de um novo sentido.

O conhecimento que o termo resiliência nos proporciona, pode pela prática do aconselhamento pastoral estimular tanto a resistência diante a tentação de desistir da vida, quanto uma retomada de direção no objetivo de reconstrução da mesma, visto que pode trazer a consciência que nenhuma provação e sobre-humana, mas que, “fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” ( Coríntios 10.13), não só suportar, mas buscar caminhos para fazer das tragédias, novas realizações.

Referências bibliográficas

Almeida, João Ferreira de. Bíblia Sagrada - Revista e corrigida. Ed. 1995: São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2004. 1564p.

Entrevista com o dr. Viktor Frankl - Entrevista com o dr. Viktor Frankl - A descoberta de um sentido no sofrimento (parte 1). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5cd2KANOJuU, ultimo acesso em 09 de setembro de 2017.

Entrevista com o dr. Viktor Frankl - A descoberta de um sentido no sofrimento (parte 2). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mBxVZTbi6q4, ultimo acesso em 09 de setembro de 2017.

Especial Resiliência - Sem Censura (23/02/2012). Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=8oLmtNHnO7Q, ultimo acesso em 09 de setembro de 2017.

Resiliência. Disponível em:  http://www.dicio.com.br/resiliencia/, ultimo acesso em 09 de setembro de 2017.

[1] Pastor, Teóogo e Psicopedagogo Institucional.