RESUMO

Embora a reciclagem não seja a solução para os problemas ambientais que enfrentamos no mundo atualmente, sabemos o quanto se faz importante à busca de sociedades sustentáveis. Diante disso, o referido trabalho tem como objetivo mostrar as contribuições que a reciclagem pode trazer para o nosso planeta, baseados nos 3Rs da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, que são ações básicas que todos podem seguir para contribuir com o desenvolvimento sustentável.

Palavras-chaves: Reciclagem; Sustentabilidade; Desenvolvimento.

INTRODUÇÃO

     Sabemos que o planeta onde vivemos encontra-se em uma situação crítica e clama por ajuda. Podemos perceber isso no nosso dia a dia, os rios poluídos, cidades cada vez mais sujas, um grande número de carros nas ruas gerando cada vez mais gases poluentes. E tudo isso parte do princípio do consumismo exagerado dos seres humanos, afetando assim toda a sociedade.

E este trabalho, tem como objetivo falar sobre a importância da reciclagem sustentável e como as nossas atitudes podem contribuir de forma positiva para nosso planeta. A reciclagem ou reutilização de materiais entra como uma alternativa viável para minimizar esses graves problemas. Para sua elaboração fez se necessário pesquisas, além dessas pesquisas procuramos autores que estudam a educação voltada para os temas ambientais, para assim buscarmos melhoras para nosso planeta.

  1. 1.     O QUE É RECICLAGEM SUSTENTÁVEL?

         Sabemos que a reciclagem tem um papel importantíssimo para o desenvolvimento sustentável do planeta. Mas sabemos também que infelizmente são poucas as pessoas que conhecem sobre o assunto. Diante disso, faz-se necessário a intervenção de órgãos públicos para que a população torne-se mais informada e de algumas formas possam e queiram contribuir com esse desenvolvimento sustentável. Reciclar faz parte das atitudes sustentáveis cujo principal objetivo é a defesa e proteção do meio ambiente. A reciclagem é a soma de varias ações que visam aproveitar detritos que teriam como destino o lixo, ou a utilização dos que foram dispensados, mas podem ser recuperados ou transformados.

        A produção de lixo aumenta a cada dia e milhares de toneladas de lixo são recolhidas diariamente nos hospitais, nas escolas, fábricas e residências e a tendência é aumentar mais a quantidade de lixo produzido. A sustentabilidade passa por medidas que estimulam as formas alternativas de reciclagem, armazenagem em local autorizado para tratamento.

        Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz. Para chegar a esse propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida e com as futuras gerações (GADOTTI, 2010 apud CECCON, 2010).

  1. 2.     PRINCIPAIS CAUSAS DA POLUIÇÃO AMBIENTAL

        Sabemos que muitos são os fatores que contribuem pra a poluição do meio ambiente, mas é geral o homem está como o principal causador deste grande problema. Indústrias, carros, residências são algumas ações do ser humano que contribuem diariamente para essa questão, que infelizmente vem se agravando a cada dia.

        As grandes indústrias são grandes responsáveis por parte desta poluição, pois embora seja proibido por lei, ainda existe a liberação de substâncias prejudiciais para o meio ambiente e a saúde de toda a população.

        As residências também contribuem de forma negativa para o aumento da poluição, o lixo é um dos grandes problemas, pois ao jogarmos ao lixo todos os produtos não biodegradáveis, eles serão transportados aos lixões, os lixões são grandes depósitos de lixo a céu aberto, são ambientes com grande probabilidade de contração de doenças, e o mau cheiro chega a ser insuportável, pela decomposição dos elementos ali depositados, além de produzir chorume, que é um líquido resultante do lixo, esse possui coloração escura e é bastante ácido. 

        Alguns produtos levam bastante tempo para se decompor e isso não ajuda em nada a natureza, como:

  • Garrafa de vidro: 400 anos ou mais
  • Garrafa de plástico: mais de 100 anos
  • Lata de refrigerante: 10 anos
  • Chiclete mascado: 5 anos
  • Papel: 3 meses
  • Frutas: entre 6 a 12 meses

         Os automóveis também são grandes causadores da poluição e vem preocupando cada vez mais os órgãos que tratam dessas questões. A cada dia que passa aumenta o número de veículos, consequentemente a emissão de gás carbônico por carros no Brasil cresceu consideravelmente. E segundo o IBGE as principais causas da poluição são as queimadas de cana de açúcar em Minas Gerais, São Paulo e no Nordeste e das matas no Centro-Oeste e Norte do Brasil, que aliado a crescente frota de veículos são responsáveis pela emissão dos poluentes que ajudam a destruir a camada de ozônio que protege o planeta e a intensificar o efeito estufa.

  1. 3.     REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR. 3Rs DA  SUSTENTABILIDADE.

     Chamamos de 3Rs as ações que fazem parte da vida de um cidadão que é consciente e que através de pequenas mudanças tentam fazer sua parte para garantir uma vida melhor pra si e para as futuras gerações.

Reduzir

Implica em reduzirmos o nosso próprio consumo. Muitas vezes não nos damos conta, mas compramos coisas que usamos poucas vezes ou até mesmo nem usamos. Portanto, reduzir significa comprar bens e serviços de acordo com nossas necessidades para evitar desperdícios. O consumo consciente é importante não só para o bom funcionamento das finanças domésticas como também para o Meio Ambiente.

Ações práticas para reduzir:

- Uso racional da água: não desperdiçar, tomar banhos curtos, não usar água para lavar a calçada, fechar a torneira quando estiver escovando os dentes, não deixar que ocorram vazamentos na rede de águas, etc.

- Economia de energia: usar aquecimento solar nas casas, apagar as lâmpadas de cômodos desocupados, usar lâmpadas fluorescentes, usar o chuveiro elétrico para banhos curtos, etc.

Reutilizar

Na maioria das vezes quando não queremos mais alguma coisa ou objeto temos tendência a joga-los no lixo, mas poderíamos reutiliza-los para outras coisas. Reutilizando, geramos uma boa economia doméstica, além de estarmos colaborando para o desenvolvimento sustentável do planeta.  Vale lembrar que também podemos doar assim outras pessoas podem utilizar aquilo que não usaríamos mais.

Ações práticas para reutilizar:

- Uma roupa rasgada pode ser costurada ou ser transformada em outra peça (uma calça pode virar uma bermuda, por exemplo).

- Computadores, impressoras e monitores podem ser doados para entidades sociais que vão utilizá-los com pessoas carentes.

- Potes e garrafas de plástico podem ser transformados em vasos de plantas.

- Um móvel (armário, sofá, guarda-roupa, estante, escrivaninha, mesa, cadeira, etc.) quebrado não precisa ir parar no lixo. Eles podem ser concertados ou doados.

Reciclar

Que é o ato de transformar materiais usados em novos, desde o papel ao metal, alumínio. O primeiro passo é reciclarmos o nosso próprio lixo, o lixo reciclável (papel, vidro, plástico, metal) do lixo orgânico. Isso vai ser ótimo tanto para as pessoas que trabalham reciclagem como para o meio ambiente.

Ações práticas para reciclar:

- Separar em casa o lixo orgânico do lixo reciclável. Este último deve ser encaminhado para pessoas que trabalham com reciclagem ou empresas recicladoras.

  1. 4.     A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM

      Sabemos que a reciclagem é importante para o futuro do nosso planeta. O processo de reciclarem gera riquezas, já que algumas empresas usam o procedimento como uma forma de reduzir os custos e também contribui para a preservação do ambiente. Os materiais mais reciclados são o papel, o plástico, o vidro e o alumínio. A coleta seletiva do lixo e a reciclagem são cada vez mais conhecidas em todo o mundo, uma vez que a reciclagem auxilia a redução da poluição do solo, do ar e da água.

      A reciclagem também surge como uma solução para o desemprego no cenário socioeconômico, uma vez que muitos desempregados encontram neste setor uma forma de sustentar suas famílias. No Brasil, existem em grande número de cooperativas de catadores de alumínio e de papel.

O alumínio pode ser reaproveitado totalmente. Ele é derretido e retorna para as linhas de produção das empresas fabricantes de embalagens.

     Como as cidades com grande crescimento da população não tem locais para instalar seus depósitos de lixo, a reciclagem é uma solução economicamente viável.
A reciclagem por sua vez também acontece na zona rural, com a reciclagem do chamado lixo orgânico que seriam restos de alimentos. Esses “restos” são utilizados para fabricação de adubo orgânico que é utilizado para preparar o solo das plantações.

      Ao reciclarem, os seres humanos estão contribuindo para um desenvolvimento sustentável para o planeta. De acordo com Gadotti

“A construção de uma nova forma de existência no planeta implica aprendizado sobre nossa escola, nosso bairro, nossa casa, nossa cidade e sobre como podemos transformá-los num lugar de vida comunitária em que a corresponsabilidade pela criação da “vida que se vive” é construída solidária e democraticamente.”.

  1. 5.     CONSIDERAÇÕES FINAIS

      Este trabalho visou destacar a importância que a reciclagem oferece para o futuro do nosso planeta, mostrando o quanto podemos fazer a diferença se tomarmos atitudes diferentes no nosso dia a dia, tornando o desperdício de materiais menor, porém devemos entender que devemos sim reduzir e reaproveitá-los sempre que possível, antes de dispensá-los totalmente. É importante ressaltar que a reciclagem não é uma solução e sim uma alternativa para reduzir os impactos causados pelo grande índice de consumo que existe atualmente.