Um dos assuntos que estão em voga nos últimos tempos é o da reciclagem natural, que consistem fazer a transformação de lixo orgânico em adubo natural. Isso acontece por meio de um processo chamado compostagem natural que faz com que o material orgânico se decomponha e vire um adubo completamente eficaz para flores, plantas e plantações em geral.

Essa ideia vem sendo estimulada nos últimos meses para tentar mudar o contexto que passa o Brasil e o meio ambiente que sempre está em alerta por causa de problemas ambientais que nunca são resolvidos. O problema do lixo é um deles, mas se algo for feito já poderá ajudar muito na construção de uma nova sociedade com valores diferentes dos que estão hoje em evidência.

Assim, se pararmos para pensar, a prática da compostagem é uma grande vitória para a sociedade. Pois, se analisarmos o grande problema do lixo poderemos ter mais ideias de como isso agride o meio ambiente e a nossa sociedade como um todo. Primeiramente, o lixo é desperdiçado e jogado em aterros sanitários, que com o tempo juntam gases maléficos a saúde humana e sujam lençóis freáticos que circulam por debaixo da terra. Assim, eles também têm o perigo de explodir a qualquer momento já que esses gases, com o passar dos anos, se transformam numa arma maléfica para o solo.

Se a compostagem fosse levada a sério por todos, a sociedade e os governos, essa triste realidade poderia mudar em pouco tempo. Digo isso porque o adubo produzido poderia ser utilizado em plantas e flores, no caso das residências e em plantações no caso de cidades do interior. Outra coisa que poderia ser feita é a venda de adubo natural, o que poderia substituir o adubo industrializado, pelos estabelecimentos comerciais e indústrias. Assim, ele iria entrar na frente do adubo artificial, já que tem um diferencial que é imprescindível: é totalmente natural e não faz mal para as plantas e nem para o homem.

Dentro dessa nova dinâmica, a economia do país também seria ajudada já que a comercialização desse novo adubo natural poderia mover diversos setores da sociedade dentro de uma grande rede. Assim, a compostagem orgânica poderia fazer com que todas as pessoas poderiam se envolver não somente nessa causa, mas em diversas causas ambientais e se preocupar e lutar por um mundo melhor para todos nós. Pense nisso e faça já a sua parte.