A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis que são separados na coleta seletiva de lixo. Este processo de reciclagem tem um papel muito importante para a população, já que por meio dele, pode-se evitar um impacto negativo ao meio ambiente, através da recuperação de matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza ou que poderiam vir a trazer grandes consequências para todos os seres. Este projeto tem como finalidade analisar e propor alternativas para amenizar os impactos que a Rede de Supermercados Nogueira vem causando ao meio ambiente de Rondon do Pará. A atuação da empresa de forma geral está sendo vista como exemplo não apenas para outras empresas, mas também para os funcionários, já que os mesmos passaram a adquirir consciência da importância da reciclagem.

1 INTRODUÇÃO


A questão Ambiental entrou em cena a partir dos anos 60, após ter ocorrido duas grandes Guerras, e com isso muitas empresas passaram a incorporar a preocupação ambiental em suas estratégias de negócios. Segundo Donaire (1995, pg.11) "um dos componentes importantes dessa reviravolta nos modos de pensar e agir foi o crescimento da consciência ecológica, na sociedade, no governo e nas próprias empresas, que passaram a incorporar essa orientação em suas estratégias".
Diante dos fatos as empresas começaram, então, a presenciar o surgimento de outros papéis que deveriam e devem ser por elas desempenhados. Essas mudanças se basearam, principalmente, no fato de se verificar que o crescimento econômico e mesmo o Produto Interno Bruto (PIB) não era e nunca serão medidas justas para analisar o desempenho social. Pois, apesar do sucesso do sistema capitalista, como consequência da utilização eficiente da ciência e da tecnologia, quando os seus resultados econômicos são confrontados com outros resultados sociais, tais como a redução da pobreza, degradação de áreas urbanas, controle da poluição, diminuição das iniqüidades sociais, etc., percebe-se que há ainda muito a ser feito (CAIDEN e CARAVANTES, 1988).
Embora ainda seja uma atividade emergente no Brasil, a reciclagem já ocupa uma parte importante das matérias-primas de vários segmentos industriais brasileiros, seguindo uma tendência mundial que combina redução de custos, racionalização na utilização de energia e moderação das pressões antrópicas das atividades econômicas. O crescimento excessivo dos resíduos das atividades produtivas e das famílias, e a crescente degradação ambiental deles decorrente geraram uma ampla preocupação com o tratamento e as formas de utilização para evitar um simples depósito na natureza. Como resultado, novas tecnologias foram desenvolvidas e difundidos processos e mecanismos de reaproveitamento e reciclagem que reduzem os impactos e melhoram o desempenho das empresas.
Atualmente, conforme assinala Castro et al. (1998), a importância da empresa trabalhar dentro dos padrões aceitáveis de segurança ambiental determinados por certificações ambientais , consiste no reconhecimento de que as pessoas estão mais preocupadas em proteger a vida no planeta e esse comportamento se traduz na ação em prateleiras de lojas e supermercados, de modo que optam por produtos considerados "ambientalmente saudáveis" e rejeitam aqueles que não oferecem essa garantia.
O conceito de Meio Ambiente foi claramente colocado pela Lei Federal nº 6.938, de 31 de agosto de 1981 que regulamenta a Política Nacional de Meio Ambiente: "é o conjunto de condições, leis, influencias e interações de ordem física, química e biológica, que permita abrigar e rege a vida em todas as suas formas" (SEBRAE, 1998). Essa mesma Lei, no seu artigo 9º prevê vários instrumentos de ação do governo e entre eles pode-se destacar o estabelecimento e padrões de qualidade ambiental e a avaliação de impactos ambientais. Para o SEBRAE (1998) não existe incompatibilidade alguma entre um empreendimento rentável e a gestão ambiental.


A importância da preservação do meio ambiente através das pequenas e medias empresas de Rondon do Pará

Nos últimos anos, foi registrado um crescimento acelerado da população urbana no Brasil, e com a cidade de Rondon do Pará não foi diferente. Segundo dados do IBGE a cidade possui 46.974 moradores, sendo 73.88% moradores urbanos. O que consequentemente vem contribuindo com o aumento da produção de lixo, aonde, a qualidade cada vez mais vem sendo diversificada, ocasionando uma série de problemas de ordem sanitária, ambiental, econômica e social, devido algumas mudanças marcantes nos hábitos de consumo da população.
Um dos fatores que contribuem para a poluição do meio ambiente de Rondon do Pará estar relacionado não apenas a escassez de recursos financeiros ou apoio técnico, mas sim também à falta de conscientização da população. Já que para muitos esse problema aparentemente não poderá causar nenhum impacto ambiental. Porém, não se dão conta de que os problemas atualmente "invisíveis" estão cada vez mais incomodando.
De maneira diferente, não há porque deixar para depois a solução do problema do hoje, ou até mesmo o do amanhã, já que as soluções para o problema poderá estar em simples e específicas atitudes. E um dos maiores desafios da Rede de Supermercados Nogueira está sendo a moldagem do processo produtivo da empresa aos limites e condições que o meio natural e social impõem através da concepção de meio ambiente.
Segundo Longenecker et al (1997) inserir na discussão da questão ambiental as pequenas empresas, "oferecem contribuições excepcionais, na medida em que fornecem novos empregos, introduzem inovações, estimulam a competição, auxiliam as grandes empresas e produzem bens e serviços com eficiência" (pg.34).
Visando contribuir com a sociedade no processo de redução de impactos ambientais decorrentes da utilização de produtos comercializados na Rede de Supermercados Nogueira, este projeto buscará apresentar soluções para o preenchimento de algumas lacunas, objetivando assim, analisar e propor alternativas para amenizar os impactos que a empresa vem causando ao meio ambiente.



2 JUSTIFICATIVA


A natureza trabalha em ciclos onde "nada se perde, tudo se transforma". Até algum tempo atrás, o lixo gerado (restos de comida, excrementos de animais e outros materiais orgânicos) reintegrava-se aos ciclos naturais e servia como adubo para a agricultura. Mas com a implantação da industrialização e a concentração da população nas cidades, o lixo passou a ser um problema.
Consequentemente a sociedade passou a extrair mais e mais matéria-prima, rompendo os ciclos da natureza, o que acabou contribuindo com o aumento acelerado da produção de lixo.
Esse aumento na geração de resíduos sólidos vem trazendo vários problemas. Um deles está relacionado com a dificuldade para encontrar áreas disponíveis para o depósito final do lixo, o desperdício de matéria-prima também acaba que vindo a contribuir com todo esse impacto. Por isso é necessário que haja uma reformulação em nossa concepção a respeito do lixo, onde deixará de ser "resto inútil?, para algo no qual poderá ser transformado em nova matéria-prima.
Assim, pensar e agir de forma sustentável significa utilizar os recursos disponíveis hoje sem comprometer a vida das futuras gerações, promovendo consequentemente o equilíbrio entre fatores econômicos, financeiros, sociais e ambientais. Esse compromisso está muito além de bandeiras ecológicas. É necessário que seja assumido por todos que fazem parte da cadeia produtiva, desde a indústria até o consumidor final.
Segundo Leonardo Boff (GREA et al. 2005), o grande desafio da humanidade ao longo dos séculos, é que para que tenhamos outros, é necessário "saber cuidar do outro", sem prejudicá-lo.
Diante dos fatos, a Rede de Supermercados Nogueira está realizando ações que irão contribuir para a preservação do meio ambiente, de uma forma na qual, está sendo propiciado para a população de Rondon do Pará uma qualidade de vida melhor através do processo de reciclagem.
A perspectiva é que este projeto se torne um exemplo de conscientização para todos moradores de Rondon e região em relação à questão ambiental e, ao mesmo tempo, essa demonstração inequívoca poderá vir a equacionar o problema "poluição", uma vez que é de vital importância para toda a população uma política de gestão ambiental onde irá prever iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável ecológico do município.


3 OBJETIVO
3.1 OBJETIVO GERAL


A Rede de Supermercados Nogueira tem como objetivos reduzir ou eliminar os possíveis impactos negativos causados através do descarte inadequado do lixo orgânico e inorgânico.


3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


? Destinar todo o lixo orgânico para engorda de porcos como forma de reciclagem;
? Criar oportunidades para geração de empregos através da coleta seletiva;
? Incentivar os funcionários no processo de coleta seletiva;
? Minimizar os impactos ambientais causados pelo lixo do comércio.



4 METODOLOGIA


A metodologia básica para a implantação do projeto (Reciclagem do "lixo" orgânico e inorgânico) é formado por 3 (três) ações básicas, que incluem a coleta, a seleção e a destinação do "lixo".


4.1 COLETA E SELEÇÃO DO LIXO

Neste projeto está sendo empregado a coleta seletiva de dois tipos de "lixo": orgânico e inorgânico.
? Orgânico ? frutas e verduras que estão impróprias para o consumo humano;
? Inorgânico ? sacos plásticos e caixas de papelão.
Esse processo de coleta seletiva tem como pretensão auxiliar na implantação futura de uma política de gerenciamento e reciclagem de resíduos na cidade de Rondon do Pará.


4.1.1 Procedimento

A coleta e a seleção da matéria-prima são realizadas pelos próprios funcionários, que automaticamente são recompensados através de todo o valor adquirido na venda dos produtos reciclados.


4.2 DESTINAÇÃO DO "LIXO"

Os sacos plásticos e as caixas de papelão são vendidos para uma empresa que se encontra na cidade de Rondon do Pará. Já as frutas e verduras, são enviadas para um criatório de porcos na fazenda do dono da Rede de Supermercado Nogueira.


5 CRONOGRAMA


A Tabela 1 apresenta o cronograma básico da implantação do projeto para o primeiro ano de reciclagem.

Nov/ 2010 Dez/ 2010 Jan/ 2011 Fev/ 2011 Mar/ 2011 Abr/ 2011 Mai/ 2011 Jun/ 2011 Jul/ 2011 Ago/ 2011 Set/ 2011 Out/ 2011 Nov/ 2011
Elaboração do projeto
Execução do projeto
Seleção dos produtos
Coleta dos produtos reciclados
Venda dos produtos
Avaliação financeira
Tabela1: Cronograma básico de implantação.




6 CONCLUSÃO


Diante da realidade do comércio de Rondon dó Pará, onde uma das características básicas é a falta de conscientização e conhecimento das pessoas em relação ao meio ambiente, somado ao dinamismo, aonde o processo de transformação vem a fazer com que o novo passe a ser ultrapassado num espaço de tempo relativamente curto sem, no entanto, se preocupar com as possíveis degradações ambientais que o "lixo" irá propiciar.
De totalidade dos municípios brasileiros, não são muitos os que tem conseguido soluções satisfatórias do ponto de vista ambiental e econômico. Ao contrário de ser desanimador, há soluções possíveis em relação ao "lixo". Uma vez que assumir a gestão dos problemas ambientais, ouvir e responder às preocupações da comunidade sobre seus produtos e operações deveria ser preocupação de todas as empresas da região que pretendem atuar de forma responsável no mercado.
Algumas soluções inovadoras foram geradas na Rede de Supermercados Nogueira, onde a administração tomou a iniciativa, contando com o esforço e a colaboração dos funcionários, o que veio a contribuir bastante para o êxito de todos.
Partindo desse pressuposto, o projeto procurou captar a percepção dos empresários e funcionários da região, quanto a essa questão, por considerar que o interesse pelo meio ambiente significa acrescentar um novo patamar ao gerenciamento. Por isso, além da adaptação para a reciclagem, foi criado novas soluções, que partiram através da realidade do município.
É muito importante também ressaltar que a reciclagem de alguns produtos, agregando valor comercial, trouxe um resultado satisfatório tanto para os funcionários da empresa quanto para os trabalhadores que atuam como compradores na área da reciclagem. Entretanto, os demais benefícios gerados como: conscientização da população, divulgação da reciclagem, diminuição de geração de resíduos no comercio, estão sendo evidentes, já que uma consciência ecológica resulta em um vislumbramento desde o não desperdício até o fato de não maltratar a natureza, através da exposição do meio ambiente aos resíduos sólidos.
Em fim, podemos dizer que reciclar é atribuir valores a vida e pelo que ela representa. É passar a ter consciência de que todos, seres humanos, animais e vegetais, fazem parte de uma comunidade que depende de boas ações para um mundo melhor.
Pelo exposto, a Rede de Supermercados Nogueira, considera-se vencedora de mais uma etapa, onde o bem estar do cliente vem a suprir a satisfação em fazer parte da rede de supermercados da cidade de Rondon do Pará.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ALBERECI, Rosana Maria; PONTES, Flávia Fernandes Ferraz de. Reciclagem de óleo comestível usado através da fabricação de sabão. Espírito Santo do Pinhal: Engenharia Ambiental - Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal v.1, n.1, p.073-076, jan./dez., 2004.

Albuquerque, E. Reciclagem de óleo comestível usado através da fabricação de sabão. 2009. 7f. Projeto da Secretaria de Educação do Estado do Acre, Rio Branco.

CAIDEN, Gerald, CARAVANTES, Geraldo R. Reconsideração do conceito de desenvolvimento. Caxias do Sul: EDUCS, 1988.

CASTRO, Newton de (coord), SETTI, Arnaldo Augusto, GORGONIO, Antonio de Souza., FARIA, Sueli Correa de. A questão ambiental e as empresas. Brasília; Edição SEBRAE, 1998.

DONAIRE, Denis. Gestão ambiental na empresa. São Paulo: Atlas, 1995.

EXECUTIVO, P. Lei nº. 532/2008, de 09 de abril de 2008. Política Municipal do Meio Ambiente. Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo, Rondon do Pará, PÁ. 23 p. 9 abr. 1998.

GREA; PPGE; IE; UFMT. Fascículo de Educação Ambiental. Disponível em: <http://www.ufmt.br/gpea/fasciculos/fasc04-escola.pdf>. Acesso em 01 de novembro de 2010.

IBGE ? Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. População Brasileira de Rondon do Pará, Censo 2010. Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/primeiros_dados_divulgados/index.php?uf=15>. Acesso em 29 de novembro de 2010.

LONGENECKER, Justin G., MOORE, Carlos W., PETTY, J. William. Administração de pequenas empresas. Trad. Maria Lúcia G. L. Rosa e Sidney Stancatti; Revisão técnica Roberto Luís Margatho Glingani. São Paulo: Makron Books, 1997.

SEBRAE ? Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. A questão Ambiental e as empresas. Brasília; 1998, 240p.
SOUZA, E. C. O. Criando Textos Segundo Normas ABNT. Disponível em: < http://www.scribd.com/doc/1816529/Normas-ABNT-no-Word>. Acesso em 03 de dezembro de 2010.
http://educar.sc.usp.br