Mesmo com o advento da internet e a recente digitalização do universo contemporâneo pelo qual passamos, o papel ainda se destaca como um dos produtos de maior uso em nosso dia a dia.
Uma grande característica desse material é a sua capacidade de reciclagem. A reciclagem de papel garante seu reaproveitamento, sendo o papel reciclado detentor de quase todas as características encontradas em um papel comum (exceto pela coloração que pode variar um pouco).
Além disso, a reciclagem de papel é extremamente importante para o meio ambiente, uma vez que o papel é produzido a partir da celulose de alguns tipos de árvores. Sendo assim, a reciclagem ou o consumo de papel reciclado é de fato uma grande contribuição ambiental, além de uma ótima forma de fomentar toda uma rede de cooperativas de catadores e recicladores.
Todavia, para que possamos destinar corretamente o papel para a reciclagem, um fator torna-se muito importante: não podemos descartá-lo para a coleta de lixo comum.
Isso porque, para a reciclagem de papel, uma das etapas mais importantes do processo é a sua correta separação e, consequentemente, sua correta destinação. Ou seja, é necessário fazer o descarte correto em locais ou espaços que recepcionam esse tipo de produto, seja em empresas, condomínios, e etc. Aliás, atualmente, na grande maioria dos espaços urbanos podemos facilmente encontrar recipientes para o despejo de papel. Basta fazer a sua parte.
Importante: nem todos os tipos de papel são passíveis de reciclagem. Para não fazer o descarte errado de um material, destine para a reciclagem apenas o papel sulfite, embalagens e caixas de produtos, papelão, papel de caderno e papel presente.