O descarte de lixo hospitalar é realizado por clínicas, necrotérios e, claro, os hospitais. O lixo hospitalar oferece risco de contaminação para o ser humano, podendo transmitir doenças sérias e também prejudicando o meio ambiente se não for descartado corretamente, contaminando a água e o solo.

Os resíduos hospitalares se dividem em vários tipos, sendo sempre descartados conforme o seu nível de risco. Eles são separados e descartados em uma lixeira para reciclagem, que é de responsabilidade do hospital ou do estabelecimento que está realizando o descarte.

Nem todos os resíduos são tóxicos
Alguns resíduos hospitalares podem ser encaminhados aos aterros sanitários ou até mesmo para a reciclagem, como os papéis dos banheiros, caixas de remédios, caixas de luvas, isopor, papelão, embalagens de remédios, entre outros, assim contribuindo ainda mais para a preservação do meio ambiente.

Descarte correto
O descarte de lixo hospitalar deve ser realizado separadamente dos demais resíduos, pois existe a possibilidade dos catadores de lixo e outras pessoas que fazem o transporte desse material se contaminar com doenças como a AIDS e a hepatite, que podem ser transmitidas pelas agulhas sujas de sangue.

Fiscalize
Cabe à população fiscalizar se o hospital está descartando o lixo tóxico corretamente. Como? Repare se, na hora que você for fazer exame de sangue, por exemplo, a agulha é descartada em uma caixa de papelão amarela, que contém o símbolo de “material radioativo”.
Caso esse procedimento não seja feito, você poderá fazer uma reclamação do hospital na prefeitura, para que eles verifiquem o que está acontecendo. Lembre-se: quando se trata de sua saúde, todo cuidado é pouco!