O Brasil é um dos países modelos quando se fala em coleta e reciclagem de latas de alumínio. Organizações estimam que nosso país recicle mais de 95% de todas as latinhas fabricadas e vendidas. Em 2007, o número de latas de alumínio recicladas quase alcançou 12 bilhões de unidades.

Após juntar diversas latas, catadores costumam vender o material por quilo para cooperativas e empresas especializadas em reciclagem. Com uma prensa motorizada, os produtores criam fados de alumínio, o que torna mais fácil o derretimento e transformação do material.

Outros materiais recicláveis, como papelão e garrafas PET, também precisam do serviço de uma prensa hidráulica. Além de reduzir o espaço necessário para o armazenamento de materiais, as prensas tornam o processo de reciclagem mais fácil.

Os catadores e funcionários de cooperativas costumam utilizar prensas manuais para compactar cada latinha. No caso de grandes empresas de reciclagem, em que o processo precisa ser otimizado, equipamentos maiores e industriais, geralmente uma prensa motorizada faz o serviço mais rapidamente e com um número maior de latas compactadas por vez.

Após a prensagem, as latas são destinadas à fundição e molde de novas latas. Assim, as latas retornam para os fabricantes de bebidas prontas para o envasamento.

É importante estimular a reciclagem de latas de alumínio, pois o processo é ecológico e economicamente viável. A reciclagem utiliza apenas 5% de energia elétrica, se comparado com a produção de alumínio primário, extraído da natureza.

A reciclagem desse material também é fonte de renda para muitas famílias pobres que se dedicam a catar latas para venda e também ajudar o meio ambiente. Dados estimam que, apenas em 2011, o mercado da coleta, venda e reciclagem das latinhas movimentou R$ 645 milhões em todo o Brasil.