O ato de quebrar uma lâmpada fluorescente, aparentemente inofensivo ao meio ambiente e conseqüente ao homem, libera, além de metais e vidros, diversos elementos químicos entre os quais o letal vapor de mercúrio, elemento capaz de contaminar o ser humano causando sérios distúrbios gastrointestinais, derrames, infartos e em última instancia a morte.
A reciclagem de lâmpadas fluorescentes, sendo o termo mais adequado Descarte Ecológico de Lâmpadas Fluorescentes, pois com o processamento do material não se faz novamente uma lâmpada fluorescente e sim são quando possível utilizados em outros processos.
A Witzler Engenharia que realiza o serviço de reciclagem de lâmpadas, www.witzler.com.br , mais adequado o termo descarte ecológico de lâmpadas fluorescentes. Essa atividade vem crescendo na medida em que aumenta a conscientização das empresas em relação à questão ambiental e à geração de resíduos, quando não destinados corretamente, provocam sérios danos aos ecossistemas, como é o caso das lâmpadas com vapor de mercúrio. Além disso, a Legislação Ambiental, cada vez mais, tem tratado desse tema com afinco.
Esperamos que a legislação brasileira em breve de maior atenção a este tema.