O chocolate sempre foi um dos grandes vilões da boa alimentação, mas pesquisas comprovaram que ele protege o coração, ajuda a prevenir o diabetes tipo 2, reforça as defesas do corpo e ainda auxilia no controle do apetite. Esse produto, derivado do cacau, pode ser utilizado em várias situações, as mais comuns são em bolo de chocolate e mousse de chocolate.

Assim como os vinhos e o café, o cacau leva uma história extraordinária na alimentação da humanidade. Atualmente o cacau é visto como o hormônio da felicidade, mas antigamente era considerado por maias e astecas como o alimento dos deuses. O produto passou a despertar o interesse do europeu e se transformou em alimento dos mais apreciados no mundo, assim que chegaram ao novo mundo.

Além de fazer bem para a saúde, este alimento é perfeito para incluir em uma sobremesa como mousse de chocolate ou então um bolo de cenouras com chocolate para um café da manhã todo especial. O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau.

As universidades de L’aquila, na Itália, e Tuffs, em Boston, indica que a substância flavonóides presentes no fruto, estimulam a produção de óxido nítrico que dilata as artérias, reduz a pressão e diminui o risco de doenças cardíacas. O mais indicado é o chocolate amargo que possui mais cacau e contém mais substâncias nutritivas.

A universidade britânica Nottingham Medical, mostrou que o cacau estimula o funcionamento do cérebro durante o processo de envelhecimento. Então aproveite a nossa dica e faça um delicioso bolo de chocolate ou um mousse de chocolate (veja mais aqui).

Mesmo depois de séculos o doce transborda provas de que traz benefícios. O chocolate ajuda a acalmar as mulheres em período de TPM, e, além de ser nutritivo e energético, contêm proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C.

Mulher e chocolate são grandes aliados por conta da serotonina que é um neurotransmissor capaz de regular o sono, o humor e até o padrão alimentar. A queda na taxa de estrogênio e o aumento dos níveis de progesterona que ocorrem durante a TPM estão associados também, a diminuição da serotonina, o hormônio da felicidade. E são nesses momentos que qualquer doce de chocolate faz a diferença, seja uma barra de chocolate, bolo de chocolate ou mousse de chocolate.

Encontrar uma receita deliciosa com chocolate é bem simples, os inúmeros sites de gastronomia apresentam uma grande variedade de receitas. Aproveite esta oportunidade e crie a que mais se adapta com seu estilo.