“Atendo ao Cliente como Eu gostaria de ser atendido. É só isso!

 

No início de um curso sobre atendimento ao cliente, um dos treinandos me perguntou:


Aluno: “Lucienne, eu estava dizendo aqui para o meu amigo que este papo de atendimento ao cliente é muito fácil, é só atendermos como gostaríamos de sermos atendido, não tem erro, é só isso!Reduzi muito o seu curso, professora?”

 

Lucienne: Em uma abordagem inicial, como você se dirige a uma cliente idosa?


Aluno: “Esta é fácil! Eu falo bom dia ou boa tarde senhora, posso ajudá-la?”

 

Lucienne: Muito bom. E se você fosse atender a você mesmo? Esta seria sua abordagem inicial?


Aluno: “Ah não, aí eu diria algo como: e aí, o que vai hoje? (fez uma pausa para reflexão) É! Acho que entendi. Vou ficar quietinho agora.”


Lucienne: Não fique constrangido, você não sabe o quanto me ajudou.

 

O que disse a ele era a pura verdade. Começar um curso desta forma foi inovador e desafiante. Em seguida, expliquei que somos pessoas diferentes e que temos necessidades diferentes, por isso não é tão simples assim.


É necessário observar, compreender, analisar e buscar satisfazer as necessidades do outro, como ele as sente e não simplesmente como sentimos ou como achamos que ele sente. É necessário um processo de análise e sondagem para chegarmos às verdadeiras necessidades explícitas e implícitas.

 

O correto é: "Atenda ao cliente como ele precisa ser atendido para satisfazer as suas necessidades"; e plagiando meu aluno: - “É só isso!”


 

Lucienne Baldez (ALLVO DTC)


Fone: (11) 5087-8931

Site: www.allvodtc.com.br

E-mail: [email protected]


Verifique a agenda de eventos da ALLVO DTC. Novos cursos e palestras estão sempre disponíveis com a metodologia P.O.L.I. (Participante Orientado ao Lúdico Interativo). Inclusive os realizados "online", com "cases empresariais" utilizando técnicas de radionovela. Todos os eventos também podem ser realizados "in company", com adaptação a realidade de sua empresa.