Recado de Sociólogo


 O Sociólogo é um dos profissionais que melhor se adapta às frequentes e velozes alterações do mercado; por isso não pode e não deve submeter-se a pressões salariais ou funcionais. Esta virtude ou prerrogativa é produto da intertransdisciplinaridade a que foi acostumado durante a sua vida acadêmica, quando, inconscientemente, foi qualificado a interpretar a combinação das mais diversas palavras e os arranjos dos inúmeros possíveis sentidos gerados por tal combinação, coincidindo com um nível de conhecimento diferenciado e que se destaca, seja nos serviços de consultoria (avaliação de políticas, impactos sociais, estudos estatísticos, etc.) da sua própria empresa, seja nas entrevistas a programas de TV ou nas contribuições a jornais, revistas e programas de rádio, seja em sala de aula.

 

 O desempenho profissional do Sociólogo, em sua essência, não difere do exercício do cargo de médico, advogado, economista, professor, artista plástico ou do de qualquer outro profissional, porque o segredo do sucesso está na execução de ações planejadas. A profissão é o eixo da estabilidade financeira, cerne do custeio da própria Vida. Viver não é só trabalhar, mas, também, colher os frutos do seu labor, quais sejam: se divertir, viajar, adquirir produtos para o seu conforto, comer e beber do bom e do melhor, morar bem, presentear a(s) pessoa(s) que ama, aperfeiçoar-se através de um importante curso/treinamento...

 

 As pessoas que ficaram, estão ficando, ou vão ficar ricas honestamente são aquelas que exercem o seu labor diário (trabalho) com Amor, dedicação e satisfação, como se o trabalho jamais se assemelhasse a uma rotina. É daí que vem a qualidade da prestação dos seus serviços profissionais e a infinitude da sua lista de clientes satisfeitos.

 

 O mercado de trabalho está repleto de ofertas, mas faltam pessoas qualificadas para ocupar cargos importantes. Sugiro, especificamente ao Cientista Social (Antropólogo, Cientista Político e Sociólogo), por exemplo, ingressar num Mestrado ou Especialização que lhe dê condições de Lecionar para Acadêmicos ou mesmo coordenar Cursos de nível superior, e, ainda, estar qualificado para os diversos debates que envolvem Relações Pessoais, além, é claro, de, concomitantemente, poder tocar o seu próprio negócio/empresa.

 

 Faça o que Você quiser fazer!... Só terá sucesso se fizer com Amor e comprometimento.

 

Forte Abraço

 

 José Augusto ZÉU Barbosa

 MTE-DRT-BA