O ser humano é complexo. Suas múltiplas fases de desenvolvimento criam diversos sentimentos, desejos e sonhos. Muito estudado e pouco compreendido, continua sendo um mistério para a psicologia, para a medicina e ainda para a filosofia. Em solidão ou em grupo, o ser humano luta para vencer a cada dia, usa ferramentas externas e internas e compete para manter sua vida pessoal e profissional no melhor patamar possível. Nesse contexto, ele cresce e se desenvolve com outros seres humanos, mesmo que as diferenças de sexo, raça, religião, idioma etc. possam atentar contra sua realização. 

Nos últimos anos, o descuido do ser humano por si próprio tem aumentado. Direcionado para a superficialidade, os ganhos rápidos e o consumismo sem limites, embora contraditório, muitos tem ficado cegos com a grande quantidade de “luz” que receberam (tecnologia, lucros rápidos, informação abundante, conectividade) evitando ter um foco específico e bem direcionado e por conseguinte, com a tentativa de abraçar o mundo.

O mundo continua se desenvolvendo e se transformando rapidamente, e a única constante é a mudança. Nesse sentido, é necessário que o ser humano (ou seja nós), conscientemente, reconheça alguns princípios que podem auxiliá-lo na adaptação e na disciplina necessárias para alcançar seus principais objetivos para conduzi-lo à realização pessoal.

É nestas circunstancias que surgem algumas reflexões necessárias para entendermos como e quando alcançar nossos objetivos pessoais para nos tornarmos homens e mulheres melhores:

1.     Todo ser humano, a princípio, tem o mesmo potencial “corporal”: nasce com partes semelhantes (duas mãos, dois pés, uma boca, um cérebro, duas orelhas etc.). Esta situação não cria nenhuma vantagem porém oferece a mesma oportunidade de desenvolvimento para a maioria dos seres humanos a partir de seus recursos fisiológicos.

2.     Todo ser humano vem equipado com recursos próprios, habilidades capazes de se desenvolverem através do estímulo proposital ou indireto do próprio indivíduo ou dos agentes que com ele convivem. Embora esses recursos tenham diferentes graus de desenvolvimento com o passar dos anos, eles não garantem a igualdade de recursos em todos os seres humanos, mas as ferramentas necessárias para seu crescimento e finalmente sua realização.

3.     Todo ser humano desenvolve comportamentos próprios durante sua vida. Estes comportamentos são aprendidos na infância, adolescência, na universidade e durante toda a vida a partir dos agentes conhecidos pelo indivíduo chamados de família, professores, amigos, escola, sociedade. Ou seja, em um sentido somos o reflexo dos comportamentos dos outros e cabe a nós, quando adultos, instruídos ou maduros, decidirmos pelos melhores comportamentos aceitos pela grande massa de pessoas chamada “sociedade”.

4.     Todo ser humano experimenta diversas situações ao longo de sua vida, grande parte delas de forma involuntária. Em geral se experimenta uma situação que aparece inadvertidamente, sem aviso prévio ou com a solução já pronta. Seja como for, toda experiência traz também um grande aprendizado. Basta saber encontrá-lo.

Talvez a melhor forma de alcançar a realização pessoal seja construir, com as ferramentas com que fomos dotados ao longo da vida, o almejado sonho. Com o aprendizado constante de novos conceitos e comportamentos, o ser humano estará cada vez melhor preparado para fazer frente aos desafios que a mudança constante traz. Nenhuma realização pessoal considerada de sucesso foi gerada como uma folha seca de outono, levada por aqui e acolá sem vontade própria pelo vento. O sucesso aparece a partir da decisão consciente de se realizar e de lutar, com todas as suas forças pelo ideal sonhado. Você tem as ferramentas necessárias. Basta saber usá-las.