QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE MORAR NO MEU BAIRRO?

O bairro em que resido, desde que nasci, oferece vantagens surpreendentes e conquistadoras que podem deixar qualquer um entusiasmado pela ideia de mudar de residência.

O Conjunto Jereissati II, Maracanaú, CE, tem a vantagem de ser referencial em termo de acessibilidade. O que se deseja comprar, adquirir ou buscar alternativas tem-se na abrangência. Esta comodidade faz com que os moradores não precisem se deslocar para outros municípios a fim de resolver seus problemas. Facilmente o cidadão consegue:

  • Pagar suas contas- há bancos diversos no bairro;
  • Realizar cursos- profissionalizantes ou de línguas, o Jereissati II dispõe;
  • Fazer compras- há lojas de diversos tipos, o comércio está em ascensão e sempre um novo estabelecimento é inaugurado;
  • Consertar equipamentos- se algo está danificado ou com defeito há uma loja que pode solucionar o problema;
  • Realizar atividade física- as academias disputam os clientes e os esportes são diversos;
  • Ambientes de lazer- igrejas, praças, shopping estão pertinho de todos;
  • Transportes- além do ônibus e topique, tem-se a opção de metrô, inovando na tecnologia de ponta;
  • Saúde- hospital e posto de saúde ficam na região central do bairro, facilitando o acesso.

Enfim, um bairro invejável, destacando apenas algumas das vantagens em se morar neste ambiente que a cada dia tende a crescer e inovar para com seus moradores, cativando-os e tornando-os orgulhosos por está em meio a esta região.

Infelizmente, há as imperfeições ou reais desvantagens como todo e qualquer bairro. Pode-se dizer que são mínimas, mas que fazem a total diferença, sendo:

  • Violência- é lamentável, mas qual bairro está isento deste mal?
  • Usuários de drogas- nota-se a presença de grande número de dependentes químicos na área. “Boca de fumo” é um fato.
  • Desemprego- alguns precisam ir para outros municípios a fim de conseguir uma oportunidade, embora o município seja um destacável polo industrial;
  • Saúde- há o aceso ao hospital ou unidade de saúde, mas falta profissionais, material, além da superlotação;
  • Infraestrutura- ruas e praças precisam ser reformadas e melhor cuidadas;
  •  Saneamento básico- precisa ser revisado. Nas chuvas as ruas tornam-se intransitáveis e a cada instante um bueiro está em vazamento devido o lixo e a sujeira generalizada;
  •  Escolas- algumas não estão pintadas ou identificadas;
  • Creches- são mínimas e poderiam ser em maior número para facilitar o trabalho de mães que necessitam sair de casa e extrair seu ganha pão;

São estas algumas das principais desvantagens, havendo outras, mas focaliza-se apenas nestas.

Residir neste bairro exige equilíbrio e bem querer. Como este bairro há vários e cada um detém a sua particularidade. É importante que o cidadão sinta-se bem e saiba que o ambiente a qual escolheu para passar sua vida ou morada é propício a ter bons e maus momentos, basta que o vivenciasse da melhor forma.

 

QUAIS OS PROBLEMAS DE SAÚDE DO MEU BAIRRO?

Saúde, palavra forte que exprime cuidado, assistência, cura, etc., mas será que há soluções em meio a tantas necessidades? É uma pergunta que não pode calar.

As evidências mostram que a saúde é o reflexo de uma cidade, se estes em alta, viva, todos têm a ganhar, mas se está em baixa, lamentável, a imagem fica denegrida e negativamente minimizada.

Os problemas de saúde evidentes do Conj. Jereissati II são: algumas unidades básicas de saúde não tem uma estrutura que comporte a demanda de atendimento, como acesso aos deficientes físicos ou idosos; muitas das unidades básicas de saúde estão sem o médico, dificultando os cuidados primários e superlotando os hospitais; nos hospitais faltam médicos especialistas, dificultando o tratamento de patologias graves ou crônicas; a fila de espera para marcar exames é longa, dificultando o tratamento e obrigando o paciente a pagar pela consulta devido à demora; funcionários incapacitados de realizar funções, não tendo formação necessária para exercer determinados cargos; conseguir materiais para acamados ou necessitados é burocrático, há aqueles que precisam: de fraldas, próteses/órteses, camas/cadeiras apropriadas, etc., ficando em uma longa fila de espera; deixa a desejar quando se nota índices de Dengue, TB ou Hansen, devendo haver melhor abordagem do ESF para promoção e prevenção da saúde de todos.

Se há problemas podem-se haver também soluções e para tanto o bairro precisa se unir, as pessoas precisam se alertar e nossos representantes precisam se atentar para o fato de que gostaríamos de um bairro melhor, tendo orgulho de nele habitar.

Com isto, não restam dúvidas de que se faço minha parte contribuo de alguma forma, mas se apenas cruzo meus braços e aguardo melhorias estas dificilmente virão.

O mundo é dos mais ágeis, mas sem dúvida precisamos tomar o primeiro passo, agir, consciente do que faz, por um bairro melhor.