REALENGO: COINCIDÊNCIA OU CRIME ´PREMEDITADOW

Eduardo Veronese da Silva


Os brasileiros que navegam pela internet diariamente assustaram-se no dia de ontem (07/04/11), ao ver postado pela manhã, nas páginas de vários sites, a matéria sobre o massacre de alunos na escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, zona oeste do Estado do Rio de Janeiro.
Talvez, muitas pessoas como eu, não acreditaram tratar-se de uma tragédia ocorrida aqui no Brasil, mas a vincularam diretamente aos Estados Unidos, haja vista ser muito comum ocorrências como estas em alguns estados americanos. Será que esse fato tem alguma influência com aquele ocorrido no ano de 1999, nos Estados Unidos?
Estima-se que muitos não acreditem em coincidências, mas vamos analisar algumas circunstâncias que cercam esse trágico episódio em Realengo, com claras evidências de que possa ter tido alguma influência do massacre ocorrido no estado do Colorado, nos Estados Unidos, ficando conhecido mundialmente como "Columbine High School Massacre":
Lá ocorreu no dia 20 de abril, vitimando 13 estudantes com idades entre 14 e 18 anos. A maioria delas recebeu disparos de arma de fogo na região da cabeça, tórax e nas costas. Saíram feridas desse episódio 21 pessoas.
Em Realengo ocorreu no dia 07 de abril, vitimando diretamente 12 estudantes com idades entre 12 e 15 anos. Os disparos foram efetuados na cabeça, barriga e costas. Matéria jornalística informou que 12 alunos saíram feridos e que 4 estavam internados em estado grave no hospital de Realengo.
Lá os autores foram dois estudantes da mesma escola, Eric Harris, de 18 anos e Dylan Klebold, de 17 anos. Eles entraram portando várias armas e bombas caseiras. Existem alguns vídeos que mostram como foi o pânico dentro da escola, basta digitar no Google Columbine Massacre. Foi encontrada uma carta dizendo que eles sofreram muitos anos de bullying, principalmente por não gostarem de futebol e por vestirem casacos e roupas de cor preta (estilo Gótico). Dizia ainda, que procuraram ajuda na direção da escola, mas nada foi feito. Resolveram a situação da pior maneira possível. Após matarem os alunos, cometeram suicídio.
Em realengo, segundo divulgação vista pelas câmeras de vídeo, foi apenas um o autor dos disparos, Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos. Ele percorreu várias salas e corredores da escola, recarregando várias vezes sua arma e alvejando suas vitimas, principalmente na cabeça.
Leu-se nos jornais e ouviu-se na entrevista cedida pelo Governador do Rio, que Wellington foi ferido na perna pela polícia e que em seguida se suicidou.
Foi divulgada na internet, que nas primeiras investigações realizadas pela polícia, foi encontrado uma carta do autor, constando algumas citações semelhante ao encontrado na Bíblia, e, também, com os seguintes dizeres: "hoje eu vou me vingar daquela escola, onde sofri muito de bullyng".
Até que ponto isso poderia ser verdade, por enquanto não se sabe, mas, com certeza, é uma boa linha investigativa para se tentar traçar o perfil do homicida e buscar a verdadeira motivação para o cometimento desse massacre.
Vale lembrar, que mesmo que tenha sofrido de bullying na escola, isso não justificaria tamanha brutalidade. Mesmo porque, por sua idade (24 anos), as vítimas em nada contribuíram para seu possível sofrimento.
O mais triste de tudo isso é que além de perderem seus entes queridos, de forma totalmente inocente e indefesa, os pais e familiares carregarão para o resto da vida uma dor no coração e uma saudade que dificilmente será esquecida e cicatrizada.


EDUARDO VERONESE DA SILVA
Licenciatura em Educação Física ? UFES
Bacharel em Direito ? FABAVI/ES
Especialista em Direito Militar ? UCB/RJ
Email. [email protected]