FACULDADE LUCIANO FEIJÃO

 

SUSANA XIMENES PASSOS

 

 

 

 

 

 

REALATÓRIO DE ESTÁGIO II : DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA EMPRESA GM MOTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobral – CE

2015.2

SUSANA XIMENES PASSOS

 

 

 

 

 

 

REALATÓRIO DE ESTÁGIO II : DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL DA EMPRESA GM MOTOS

 

 

Relatório apresentado à disciplina de Estagio Supervisionado II, 8° período do Curso de Administração, como pré-requisito para aprovação no semestre, orientado pela prof.ª Alcineide Pimenta.

 

 

 

 

 

Sobral – CE

2015.2

1. HISTÓRICO

Originariamente como Empresa Familiar, iniciada em maio de 2000 como uma pequena empresa de oficina mecânica, criada e gerida pelos seus fundadores, Grijalba Matias Passos de Araújo e Maria Antonia Ximenes Passos. Que com seu esforço, foi se tornando uma referência na qualidade de seus serviços em Varjota. Atualmente a oficina GM Motos atua no centro comercial de Varjota, e gera empregos de 5 funcionários e está sempre preocupado em garantir o bom atendimento, a confiança e a satisfação de seus clientes, colaboradores e parceiros. Contamos com a parceria de quase 15 (quinze) fornecedores e trabalhamos com aproximadamente 12.000 (doze mil) itens. Procura resolver os problemas mecânicos das motos de seus clientes de Varjota e das cidades circunvizinhas sempre buscando diferenciação de mercado.

 

Missão

             Oferecer a seus clientes peças e serviços de qualidade, gerando confiança e agilidade.

 

Visão

 

             Trabalhar com uma estrutura de qualidade e tecnologia nos serviços, como injeção eletrônica. Buscando ser ainda mais reconhecida na cidade e região.

 

Valores

 

  • Dignidade e respeito como base de todos os nossos relacionamentos: Clientes internos externos, Fornecedores, Sócios, Concorrentes, Governo e a Comunidade de forma geral;
  • Humildade e coragem para enfrentar novos desafios;
  • Excelência na qualidade de serviços;
  • Responsabilidade e compromisso na construção e preservação do nosso patrimônio físico e da nossa imagem;
  • Valorização das pessoas;

Formal

Figura 01: Organograma da empresa GM Motos.    

          Fonte: GM Motos.

A empresa é no setor de oficina mecânica para Motocicletas e conta com 5 trabalhadores (os dois proprietários que também fazem o papel de vendedores e três mecânicos) desenvolvendo diversas atividades tais como: os mecânicos, fazem os serviços mecânicos e a parte da limpeza na oficina. E os vendedores são da família que são 2, que também fazem a parte da gerencia da empresa.

Informal

Há uma boa comunicação entre todos da empresa, o líder procura sempre valorizar seus funcionários de acordo com padrões de desempenho, que eles acham que traga benefícios para eles, o líder busca cooperar com seus colaboradores por meio da troca de experiência, permitindo que eles mostrem suas competências desenvolvendo atividades da equipe de trabalho.

3 DIAGNÓSTICO

Metodologia

 

A análise foi feita através de uma aproximação com a empresa, fazendo uma entrevista questionando para saber quais os problemas no controle de estoque, para procurar solucionar, e ver quais as causas desse transtorno.

A metodologia aplicada foi uma entrevista direta com os funcionários, praticada com um pequeno questionário, foi constatado que existem problemas no controle de estoque, na parte de cadastramento e entrada e saída de todos os produto.

Visto que a empresa não possui total controle sobre suas mercadorias, devido a causa ser de não ser efetuada a entrada e saída de mercadoria diariamente e o cadastramento, não mostrando lucro exato da empresa.

4 ANALISE DOS RESULTADOS

 

Com a metodologia aplicada através de entrevista direta com os funcionários, com os pontos fortes e fracos. Foi diagnosticado que a empresa trabalha muito bem na sua qualidade de serviços, e na sua variedade de peças, mas não faz um controle adequado de seu estoque, apesar de ter um bom sistema, não é dada baixa diariamente. Devido a isso, relato a deficiência que a empresa possui por não prestar manutenção suficiente ao sistema de estoque, prejudicando seu controle e não determinando seu lucro exato.

5 PROBLEMA

 

Visto que nunca foi realizado um estudo sobre o controle de estoque da empresa, e que a mesma não possui o controle total de entrada e saída dos produtos, não podendo saber o lucro real arrecadado da empresa.

 

6 TEMA

Adequando o uso de ferramentas ao processo de gestão de estoque.

 

7 OBJETIVO GERAL

 

Propor o uso de ferramentas que auxilie a empresa no processo de gestão de estoque.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS                                               

  • Adequar o sistema de controle de estoque;
  • Implantar monitoramento no processo de armazenagem;

3. PROPOSTA DE SOLUÇÃO           

3.1 Primeira Proposta

Implantação de um sistema de processamento de transação (SPTs) junto a um software, cadastrando todos os produtos que são vendidos, sendo automaticamente retirado do sistema. O sistema possui uma ferramenta inovadora, que manda mensagens quando o estoque está na sua quantidade limite, que é colocada pelo dono.

 Com a implantação desse sistema, a empresa obterá economia de tempo, pelo fato de não efetuar a contagem de produtos manualmente. Os dados serão 100% confiáveis, dando maior segurança na hora do pedido. As perdas, vendas não realizadas por falta de produtos não serão mais problemas enfrentados pela empresa por causa do estoque.

Segundo Stair (1998, p. 327-328) “os sistemas de processamento de transação (SPTs) são sistemas de suporte para atividades do dia a dia da organização que servem o nível operacional como monitorando as atividades diárias ou normais de uma empresa, controle de estoque, contabilidade, sistemas de cobrança e pagamento de contas, folha de pagamento, atendimento a clientes, fluxo de materiais, entre outros”.

3.2 Segunda Proposta

Fazer a admissão de um novo funcionário, que já tenha experiência na área de controle de estoque.

Com um novo colaborador na empresa, as tarefas serão realizadas com  maior comprometimento. As responsabilidades serão divididas, esse colaborador ficara responsável apenas pelo estoque, tendo tempo para organizá-lo e não deixar que haja, perda ou falta de produto.

Segundo Santos (1985, p. 72), a seleção de pessoal compreende "o processo pelo qual são escolhidas as pessoas adaptadas a uma determinada ocupação ou esquema operacional". Assevera ainda que: "seleção nem sempre significa escolher os que revelam aptidões ou capacidades nos seus índices mais elevados [...] e, sim, os mais adequados a uma situação predeterminada" (Idem, ibidem).

3.3 Terceira Proposta

Selecionar um colaborador com maior destaque na empresa e investindo em treinamento e desenvolvimento, na área de controle de estoque de uma empresa. Realizar a admissão de um colaborador para preencher a vaga que irá surgir e treiná-lo para a mesma.

A empresa terá maior facilidade de comunicação com o colaborador destinado à área do controle de estoque por o mesmo já fazer parte da empresa e conhecer a mesma. O colaborador será treinado e terá maior tempo para realizar sua função. O mesmo já conhecendo a organização, terá maior facilidade de trabalho por já conhecer o ambiente físico, os outros colaboradores, o modo de funcionamento e os produtos comercializados, trazendo maior confiança para o proprietário e maior segurança na hora de realizar certos pedidos.

Segundo Chiavenato (2010, p.367) “treinamento é o processo de desenvolver qualidades nos recursos humanos para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais. O propósito do treinamento e aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos influenciando seus comportamentos”.

Ainda segundo Chiavenato (2010, p.139) “desenvolvimento é o conjunto organizado de ações focadas na aprendizagem, intencionais ou propositais, em função das experiências passadas e atuais, proporcionadas pela organização dentro de um especifico período, para oferecer a oportunidade de melhoria do desempenho e do crescimento humano”.

4. AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS

 

4.1 Primeira Alternativa

Com a implantação do sistema com a finalidade de obter o controle de estoque preciso, ofertando benefícios como maior economia de tempo, nas contagens de mercadorias. A produtividade aumentará a parti do momento em que não será mais preciso realizar a contagem manualmente então, perdendo tempo e não sendo preciso na maioria das vezes com uma contagem só. As informações fornecidas serão 100% seguras, dando maior tranquilidade ao proprietário na hora de realizar pedidos importantes para a empresa.

As desvantagens são a necessidade de manutenção freqüente e a sua implantação que é complexa e difícil, é preciso à presença de uma equipe especializada para realizar a sua instalação na empresa, gerando um maior custo e maior tempo.

4.2 Segunda Alternativa

Contratação de um funcionário com experiência na área em controle de estoque, tendo vantagens que serão geradas para a empresa, tendo uma melhor divisão das tarefas, facilitando o trabalho dos funcionários, pois os mesmo terão suas tarefas especificas e poderão se dedicar e empenhar muito mais nas mesmas. O proprietário terá um maior apoio na hora de realizar pedidos, pois o mesmo contratado será responsável de fornecer informações importantes e precisas como as quantidades dos produtos em estoque.

A contratação de um colaborador com experiência em uma área específica da empresa, tem a desvantagem o salário mais elevado, aumentando a folha de pagamento da empresa, deixando-a com uma obrigação de aumentar seu faturamento para cobrir suas despesas. Também se observa em meio ao ambiente físico da mesma que, a presença de mais um colaborador deixará o ambiente de trabalho mais congestionado, podendo prejudicar até mesmo no seu desenvolvimento.

4.3 Terceira Alternativa

Na promoção de um colaborador da empresa, ofertando ao mesmo um treinamento especifico para uma determinada área, tem-se como vantagem uma melhor interação do mesmo com outros colaboradores da empresa por já conhecê-los. Uma maior facilidade de realizar suas tarefas por já conhecer o ambiente físico, o funcionamento e os produtos comercializados pela empresa. Auxiliará na tomada de decisão e principalmente na realização de pedidos. Maiores chances de se obter um bom desempenho e resultados com as suas novas tarefas e com isso melhorar o controle de estoque da empresa.

Em meio as suas vantagens, observa-se como desvantagem um maior salário gasto com o funcionário. A perda de um excelente funcionário tendo que efetuar uma nova aquisição sem a certeza que o desempenho será o mesmo. Um maior numero de funcionários na empresa tornando seu ambiente físico congestionado podendo afetar no seu desenvolvimento.


5. ESCOLHA DA MELHOR ESTRATÉGIA E CÁLCULO DO ROI

 

Foi realizada uma pesquisa financeira do valor das três alternativas encontradas. De acordo com os dados obtidos, a alternativa de menor custo para a empresa é a primeira e a de maior custo é a terceira alternativa.

 Em meio ao problema da empresa, conclui-se que a melhor solução para a resolução para o mesmo, seja a primeira alternativa, pois a mesma oferece as melhores e mais praticas condições para a resolução do mesmo com um curto espaço de tempo.

Em relação ao espaço físico da organização, observa-se que o mesmo não está apto a comporta a presença de mais um colaborador, pois o mesmo ficara congestionado e atrapalhara o desenvolvimento da organização, fazendo com que assim, a primeira alternativa seja a melhor.

          Portanto, em meio a todos os benefícios encontrados nessa solução, conclui-se que a melhor alternativa é a primeira.

 

1° ALTERNATIVA:

 

Serviço

Valor

Sistema (STP)

R$ 1.500,00

Implantação.

R$ 400,00

Manutenção (semestral).

R$ 100,00

Total

R$ 2.000,00

2° ALTERNATIVA:

 

Serviço

Valor

Salário

R$ 2.000,00

Auxilio Moradia.

R$ 150,00

Vale Alimentação.

R$ 90,00

Total

R$ 2.240,00

3° ALTERNATIVA:

 

Serviço

Valor

Salário

R$ 2.000,00

Investimento em cursos

R$ 300,00

Vale alimentação.

R$ 60,00

Total

R$ 2.360,00

5.1. CALCULO DO RETORNO DE INVESTIMENTO – ROI

 ROI = (5000-2000)= 1,5%

                  2000

 6. ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO – 5W2H

 

O objetivo estimado a ser realizado através do plano de ação 5W2H tem como objetivo principal, obter um controle preciso do estoque da empresa onde o mesmo auxiliara na tomada de decisões.

 

O que? : Implantação de um sistema específico para controle de estoque.

Quem? : a empresa do sistema

Por quê? : Para se obter um controle preciso e confiável do estoque.

Onde? : Na empresa.

Quando? : Em até 30 dias.

Como? : através de uma equipe especializada em instalação de sistemas.

Quanto? : R$ 2.000,00.

 

7. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

 

ATIVIDADES

JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

Implantação do Sistema

X

 

 

 

 

 

Manutenção do sistema

 

 

 

 

 

X

REFERÊNCIAS

 

CHIAVENATO, Idalberto. INTRODUÇÃO A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. 6° Ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2000.

CHIAVENATO, Idalberto. ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS: UMA ABORDAGEM CONTINGENCIAL. 2. Ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.

STAIR, Ralph M. Princípios de Sistemas de Informação: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: Editora LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S/A, 1998.

SANTOS, Oswaldo de Barros. Psicologia aplicada à orientação e seleção de pessoal. São Paulo: Livraria Pioneira, 1985.