PROJETO INTERDISCIPLINAR APRESENTADO DENTRO DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - ILES ULBRA.

AUTORES: ANDRÉ CRISTIANO COSTA SILVA

                EMYLI KAMILI GUERRA BUZZI

               NATHALYA SANTOS LOPES

INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa pretende estudar de maneira bibliográfica a respeito da reabilitação das lesões do joelho e a intervenção do profissional de educação física. As lesões no joelho são cada vez mais frequentes, devido a performances erradas dentro do esporte, ou de forma congênita. Porém não são apenas atletas que estão sujeitos a adquirir uma lesão no joelho, os não atletas também correm o risco de desenvolverem problemas na articulação. O que se busca é a aplicação correta de exercícios que reabilitem a região lesionada, e traga benefícios para a mesma.Há vários tabus sobre qual método é o mais adequado para aplicar em indivíduos com patologias na articulação do joelho. Porém, os exercícios de cadeia cinética fechada são os mais recomendados pelos autores.

PROBLEMA

Quais são os exercícios mais adequados para reabilitar os indivíduos portadores de lesões no joelho?

OBJETIVO GERAL

Esse projeto de pesquisa tem como objetivo geral, gerar informações para as pessoas com diversas patologias no joelho, e para sua reabilitação, contribuindo assim com a sociedade, em específico com portadores dessas lesões.

OBJETIVO ESPECÍFICO

 Proporcionar objeto de estudo científico para elaboração de novos projetos, contribuindo com as pesquisas acadêmicas dos estudantes do curso de Educação Física, ou até mesmo com profissionais já formados na área.

JUSTIFICATIVA

 Devido ao grande número de pessoas que possuem ou adquirem lesões nesta região, e desta ser uma realidade facilmente observada perto de nós, resolvemos realizar essa pesquisa científica para contribuir com os indivíduos portadores de lesões no joelho. E levar informações fidedignas para mantê-los informados sobre o assunto.

ANATOMIA FUNCIONAL E ESTRUTURAL DO JOELHO

O joelho é a maior e uma das mais complexas articulações do corpo humano, desenvolvida para suportar carga, o qual apresenta uma cinemática articular peculiar e uma estrutura cápsulo-ligamentar complexa (SILVA et al., 2007). É uma articulação do tipo sinovial, condilar, envolvida por uma cápsula, cujo revestimento interno produz o líquido articular responsável pela lubrificação interna (HALL, 2005). É constituído por três ossos (fêmur, tíbia e patela), ligamentos (cruzado anterior, cruzado posterior, ligamento do menisco), meniscos e músculos (quadríceps femoral e os isquiotibiais), que atuam de maneira harmônica, cada um com sua devida função, proporcionando sua mobilidade e a locomoção do indivíduo. É também uma articulação sinovial demarcada por cápsulas formando uma espécie de compartimento fechado composta do líquido sinovial que tem a finalidade de lubrificar a articulação.

A patela é um osso que desliza em um líquido localizado logo abaixo do fêmur, que por sua vez está diretamente ligado à tíbia por ligamentos que promovem sua estabilidade. O joelho é uma região bastante susceptível a ocorrer lesões devido a sua localização que está ligando dois longos ossos e por depender tanto de ligamentos e músculos para sua estabilidade.