Re- significando a prática do planejamento educacional.

 

Re-significar o planejamento envolve todos os indivíduos que compõem o cenário escolar, considerando-se primordialmente, que a educação é um processo social.

Nesse pressuposto, um dos aspectos mais preocupantes quando refletimos sobre a escola é a constatação de que hoje ela está sem objetivos. Daí surge o compromisso e obrigação de que a mesma seja analisada nos encontros que compõem a estrutura social escolar: os encontros para o planejamento.

Nesse sentido, não é possível compreender o planejamento da educação sem considerar os elementos que o definem como um componente do processo social, ou um sistema de significações, compostos, por um lado, de relações entre sistemas econômicos, políticos e educacionais e, por outro, pela dependência desses sistemas para realizar-se como atividade social.

Outra significativa perspectiva de planejamento relaciona-se com uma idéia de educação transformadora, na medida em que a educação, assumindo sua dimensão política de instrumento de participação social, poderia mudar mentalidades e comportamentos, na direção de um projeto educativo fundamentado na participação popular e na democracia social, com função redistribuidora e integradora da sociedade. E no ponto de vista educativo, dentro dessa perspectiva de planejamento, a educação não se limita ás questões pedagógicas, pois, além da dimensão educativa, a educação tem uma dimensão política e uma função social que segundo Lamarra:

“constituir-se em um âmbito essencial de transmissão, consolidação, criação e recriação da cultura, baseada no objetivo prioritário de preservação e potencializarão da dignidade da pessoa humana.”

Uma vez que abarca processos sociais, a importância do planejamento não pode desprender-se de sua dimensão temporal, pois o planejamento não é concebido como um processo linear de fases sucessivas, senão como um cálculo de situações num cenário social incerto. Isso significa que o planejamento é desenvolvido dentro de uma conjuntura histórica  especifica, tendo-se em vista uma teoria social que admita reconhecer a sociedade como um todo complexo e dinâmico e considere os diferentes atores sociais, chamados alunos, professores, gestores... Enfim todos os que perpetram o cotidiano escolar, atuando e intervindo nos processos de re-significância do planejamento.

Resignificar, portanto expressa modificações e requer compromisso, inclusão. Essa prática leva ao encontro de novos paradigmas educacionais, e esse caminho maior se chama planejamento, considerada a etapa mais importante de qualquer projeto pedagógico. É ele (o planejamento que define os objetivos, as prioridades, as estratégias. É nele que o educador troca/cria/recria/ouve/discute/fala/ousa e interage na busca de possibilidades de conhecimento em favor de uma educação que atenda aos anseios da coletividade.

Em outras palavras é o momento de resignificar o contexto educacional tendo como fundamento o planejamento como elo norteador do processo de ensino-aprendizagem.