Edson Silva

Em um de seus maiores sucessos, Gitá, Raul Seixas diz que refrão ser o inicio, o fim e o meio. Interessante é que ele fala exatamente nesta ordem, com o fim no meio e o meio no final, o que é bem o jeito anárquico e debochado do roqueiro baiano que, mesmo falecido em 1989, portanto há 22 anos, que se completa em 21 de agosto, tem suas músicas lembradas pelos velhos e novos fãs, executadas nas rádios, regravadas ou cantadas ao vivo.

É como se o Maluco Beleza ainda estivesse por aqui, vivo e muito vivo como uma rocha e sem nada perguntar por inteligentemente saber que a vida não é uma resposta, ou pelo menos não é a resposta mais fácil de ser entendida. O que poderia responder, por exemplo, porque foi abreviada precocemente, aos 55 anos e por causas naturais, a vida do tranqüilo jornalista Paulo Martinelli, da região de Campinas, um amigo e ex-companheiro de trabalho de tantos anos? É a vida não é resposta, você acertou mais esta Raul.

O Martinelli, que normalmente em junho, mês do nascimento do Maluco Beleza, e em agosto, que, a partir de 89, passou a marcar a morte de Raul Seixas aguardava ou mesmo me cobrava algum artigo sobre o roqueiro para ser impresso em algum caderno de cultura. É meu amigo Paulo, como a gente só sabe e conhece desta vida aqui, a vida não responde se você lerá mais este artigo, embora talvez seja publicado em diversos jornais e site.

Mas voltando ao Maluco Beleza e fazendo referência ao título, circula na internet que em outubro deste ano teremos uma surpresa chamada: "Raul Seixas, o Inicio, o Fim e o Meio". Segundo a sinopse, trata-se de documentário de uma hora e quarenta minutos sobre vida e obra do maior ícone do rock brasileiro, desvendando suas diversas facetas, suas parcerias com Paulo Coelho, seus casamentos e seus fãs, que ele continua a mobilizar 22 anos depois de sua morte.

A distribuidora do filme será a Paramount Pictures, no elenco estarão Paulo Coelho, Nelson Motta, Tom Zé, Pedro Bial, Caetano Veloso, entre outros. A direção é de Walter Carvalho e Evaldo Mocarzel e (lembrando que todas estas informações são da sinopse) a estreia, no Brasil, será numa sexta-feira, quase 13, ou seja, 14 de outubro de 2011. Falta pouco e assim como milhões de fãs do roqueiro também aguardo ansiosamente que seja verdade, pois o Raul merece todas as lembrança e homenagens.

[email protected]