Segundo o Pastor Walter, esta pregação tem muita importância para tdos nós refletirmos

"RAÍZES AMARGAS, VIDAS AMARGAS"



Gênesis 4:3-8

Coisas injustas sempre acontecem a todos nós e isso faz parte da vida. Mas quando nós somos feridos, podemos nos agarrar à dor e ficar amargos, ou superá-las com a ajuda de Deus, acreditando que Ele irá nos trazer alguma compensação. Segundo uma pesquisa feita, 70% das pessoas hoje em dia vivem zangadas por causa de alguma coisa. Então, são sete em cada dez. Elas alimentam raiva e não se dão conta que estão envenenando suas próprias vidas. Elas estão ferindo a si mesmas. Se você quer experimentar o melhor de Deus, deve aprender rapidamente a se livrar das mágoas e dores do passado; pois, caso você não faça isso, esses sentimentos vão criando raízes e se transformando em amargura.



Você pode ter sido maltratado, injustiçado, enganado, traído, passado para trás, mas para o bem da sua saúde emocional e espiritual, Deus propõe que você supere tudo isso perdoando e acredite no melhor que Ele tem para lhe oferecer. A Bíblia nos ensina o seguinte: �� Com a sua raiva, você só está se ferindo.



(...) (Jó 18:4 NTLH) A Bíblia dá o seguinte conselho: �� Tomem cuidado para que ninguém abandone a graça de Deus. Cuidado, para que ninguém se torne como uma planta amarga (com uma raiz de amargura) que cresce e prejudica muita gente com o seu veneno. (Hebreus 12:15 NTLH)



Uma raiz amarga produzirá frutos amargos! Você não pode ver a raiz por estar profundamente enterrada, mas saberá que ela é amarga pelo modo como ela afeta as diferentes áreas da sua vida. Quando você é amargo por dentro, não só sua personalidade e atitudes são contaminadas, como você passará a contaminar outros ao seu redor.



Muitas pessoas negativas, amargas, azedas, depressivas, coléricas, medrosas, querem abandonar e vencer esses sentimentos. Mas o que elas fazem? Tentam lidar com o fruto e não com a raiz.



Certamente é uma atitude nobre, mas se não chegarem à raiz, nunca poderão mudar suas vidas. Elas serão capazes de controlar por algum tempo o seu comportamento, mas logo a seguir se amargam novamente. É necessário ir mais fundo, para descobrir a razão da amargura, do por que não conseguem se dar com os outros, do por que são tão duras e negativas.



Infelizmente, é que depois de certo tempo, muitos de nós, aceitamos e aprendemos a conviver com a amargura. É nesse instante que ela se consolida. Então ouvimos: "Eu sei que sou meio azedo, colérico, mas essa é a minha personalidade. É assim que eu sou!" Com todo o respeito, devo dizer que isso não deve ser assim. Esse tipo de frase demonstra uma vida poluída e envenenada. Deus nos criou à Sua imagem e semelhança. (cf. Gn.1:26) Portanto, Deus quer que nós sejamos pessoas corajosas, animadas, felizes, saudáveis e com vida plena.



Nós precisamos orar como o homem de Deus orou: �� Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração!



Prova-me e conhece os meus pensamentos. (Salmos 139:23 NTLH) Nós precisamos da vida de Jesus agindo dentro de nós, assim como a Sua Palavra Sagrada. Jesus disse: �� O Espírito de Deus é quem dá a vida, mas o ser humano não pode fazer isso. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida. (João 6:63 NTLH) Deus, em Cristo, quer nos ajudar a vencer o nosso passado e a amargura resultante das experiências negativas, porque nós não podemos viver com veneno dentro de nós, sem esperar que ele um dia vá nos fazer mal.



Você não é forte o suficiente para conter o poder desse veneno existente na sua vida. Você precisa da ajuda de alguém maior e mais poderoso do que você! Você precisa de Jesus, que soube lidar com grandes injustiças. �� Então Jesus disse: ?Pai, perdoa esta gente! Eles não sabem o que estão fazendo. (...) (Lucas 23:34 NTLH)



Você pode estar sendo bem-sucedido, mas, se sentir amargurado em seu íntimo, isso o contaminará e corromperá todos os seus triunfos. Você precisa lidar com o fator interno, precisa chegar à raiz do problema para depois ser uma pessoa saudável e feliz. Não perdoe as pessoas somente em consideração a elas, mas pelo seu próprio bem, pois quando nos agarramos a um veneno do passado, estamos apenas ferindo a nós mesmos. O perdão é uma escolha, mas não é uma opção.



Você quer ser feliz? Livre-se desse lixo da sua vida. Pare de se agarrar a ele. Não permita que essa raiz de amargura se aprofunde no terreno de sua vida. Lembre-se das palavras de Davi:

�� Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme! (Salmos 51:10 NTLH)
Solange Ap Paludo.