Nos dias atuais, a melhor solução para muitos problemas organizacionais é o uso da radiocomunicação. Uma das suas maiores vantagens é a permição de comunicação à distância com um baixo investimento.

Os rádios troncalizados são a grande novidade no setor, uma vez que já são considerados excelentes ferramentas para o uso em operações de comunicação, pelo fato de permitir a comunicação entre diversos usuários utilizando as frequências disponíveis.

Nos sistemas de comunicação convencionais, cada equipe que tiver a necessidade de estabelecer uma comunicação independente precisa ter o acesso a uma frequência distinta, e caso os setores estejam distantes, é aplicado o uso de estações repetidoras que são responsáveis pelo aumento do limite geográfico dos sistemas operantes.

Quanto mais setores tiverem a necessidade de se comunicar a longas distâncias, maior será o número de estações repetidoras que serão instaladas, o que torna mais caro o custo do projeto. Para sanar este problemas, os rádios trunking entram em ação provendo um serviço parecido com as ramificações das empresas operadoras de telefonia.

Os aparelhos utilizados no sistema trunking são os analógicos e os digitais. Os rádios digitais são mais seguros e eficientes que os analógicos, uma vez que quando há perda de sinal a recuperação é mais rápida. Vale a pena conhecer estas ferramentas que facilitam e tornam as operações muito mais seguras e eficazes.