A locação de rádios intrinsecamente seguros – IS além de nos proporcionar uma economia no investimento, nos supre com velocidade e excelente atuação em ambientes onde a segurança precisa ser o principal fator. Em determinadas situações, o uso de rádios intrinsecamente seguros é fundamental para garantir que em situações de risco, seus usuários obtenham sucesso em seus processos e não haja vítimas resultantes de acidentes nas operações. 

Os rádios para ambientes com risco de explosão, são projetados e produzidos com material especial e alimentados por sistemas de abastecimento energético de nível baixa tensão. As atividades que são realizadas em ambientes explosivos como minas, plataformas de produção de gás e petróleo,  locais de produção ou estoque de produtos inflamáveis precisam de ferramentas livres de fagulhas ou faíscas no trâmite de funcionamento, e por isso esses rádios  e suas fiações da estrutura energética do projeto são protegidos por barreiras de segurança que inibem a passagem de altas tensões.

Os rádios intrinsecamente seguros necessitam de uma excelente instalação e sua manutenção exige a experiência de profissionais capacitados de conhecimento de  segurança intrínseca, preferencialmente, um laboratório especializado em rádios intrínsecos, logo, a consultoria de uma empresa de telecomunicações é fundamental pois darão total suporte, visando sua melhor aplicação e um monitoramento altamente seguro.