Em ambientes onde a segurança precisa ser prioridade, o uso de aparelhos que proporcionem velocidade e economia são imprescindíveis.
Com a tecnologia de hoje, é possível empregar o uso de aparelhos intrinsecamente seguros (IS) em locais de risco explosivo pois são desenvolvidos com peças e aviamentos especiais, além de serem alimentadas por sistemas de abastecimento energético de baixa tensão. As atividades realizadas em ambientes com atmosfera explosiva como minas, plataformas de produção de gás e petróleo e locais de produção ou armazenamento de outros tipos de produtos inflamáveis exigem a utilização de ferramentas que nãp produzam fagulhas ou faíscas durante suas operações.

Desta forma, estes aparelhos e toda a fiação empregada nas suas estruturas energéticas são protegidas por barreiras de segurança que impedem a passagem de tensões configuradas como de alto grau. Os aparelhos IS necessitam de total atenção e manutenção experiente, e neste caso uma empresa especializada em telecomunicação poderá dar total suporte ao sistema instalado, o que garantirá sua melhor aplicação e monitoramento 100% seguro. Algumas destas empresas oferecem além de equipamentos para venda, o aluguel de rádios, que hoje é uma solução super econômica e de baixo custo.