Era uma rádio da comunidade de Lagoa de São Francisco, mas teve que parar porque revolucionou numa atitude de misturar programas diversos, além de chamar a todos para participar de qualquer jeito sem preparação as vezes> Tudo isto não foi um sonho foi verdade, tinham 40 locutores populares no inicio, depois perdeu 35, mas vieram crianças jovens e adultos para enriquecer o plantel.
Na cidade de Lagoa de São Francisco os Frades Capuchinos fundaram uma associação que foi registrado em cartório o ESTATUTO DA Associação Comunitária de Radiofusão da Lagao de São Francisco _ PI, no Livro de Pesoa Jurídica A - 2, às folhas 38 a 40/v, sob o n° 130, em data de 13 de fevererio de 1997 por Raimundo Dalto Galvão, escrivã, que datilografou e subscreveu, e deu fé, no Cartório do 1° Ofício - Fátima Maria Galvão, como Tabelião Raimundo Dalto Galvão, autorizado pelo Forum Tomaz Area Leão de Pedro II - Piauí.
Esta rádio comunitária sofreu muito para ser instalada, sendo que um dos problemas surgiram na sua instalação, por aconselhamento de um dos construtores da torre, não colocou o pára-raio direito e veio então, numa noite de trovoada uma grande chuva, com raios capaz de destruir todos os equipamentos conseguindo com apoio de muitos trabalhos comunitários, mas o instalador o Sr. João Barros cedeu um transmissor de 25 w para ir transmitindo os sinais preliminares daqeula que seria a radio fm libertação, até conseguir recuperar os equipamentos que foram doados por benfeitores. Depois foram enviados para a KL TELECON, que de imediato colaborou, cobrando apenas os preços das peças, após o envio de uma carta explicando a situação. Quando o transmissor chegou foi grande a alegria da comunidade. De imediato assumiram a direção os jovens empolgados com um transmissor reciclado pela fábrica. Realizaram festas em prol da rádio que contou com apoio de grupos de Piripiri e Pedro II, também contamos com ajuda dos noviços capuchinhos que deram sua contribuição total ao evento. Foi uma grande participação popular que motivou a voz da comunidade.
Depois de um tempo de atividade a rádio sofreu a saída de vários locutores, pois eles foram aprovados em concursos públicos, então, foi iniciado outro trabalho de preparação de novos protagonistas. Outros programas foram criados e aumenotu audiência, vieram jovens de todas as comunidades da região, entre pedro II e Piripiri, ver e sentir de perto as vozes que anunciava a liberação do povo que exigia seus direitos básicos. Depois de entra no ar a radio começou a ser ameaçada pela policia federal que chegava a mando da Anatel, mas o povo resistiu unido todos pela radio FM libertação era o clamor dos pobres.
Depois, a rádio teve que fechar por questões de fiscalização da Anatel, mas foram criadas outras rádios que ainda hoje levam a todos muita música e comunicação que liberta, graças ao ponta pé inicial da FM Libertação, a Lagoa de São Francisco não será mais a mesma, graças a cada locutor que fizeram esta historia, hoje atuam em outras rádios, com sua voz por justiça e dignidade.
A voz da libertação fica na lembrança de cada locutor que soube fazer história por uma cidade símbolo de revolução cultural pela comunicação libertadora local.
The. 05 de fevereiro de 2009.