RACIONALIZAÇÃO DE PROCESSOS COM ÊNFASE NA PRODUÇÃO: ESTUDO APLICADO EM UMA INDÚSTRIA DE ELETROMOTORES
AUTORIAS
ALEX BRUNO DE OLIVEIRA SILVA ([email protected]); (UNICEL)
FRANCISCO TOMÁZ GOMES ([email protected]); (UNICEL)
MARCOS PAULO OLIVEIRA LUZ ([email protected]); (UNICEL)
RAFAEL ALVES CORDEIRO ([email protected]); (UNICEL)
SUZANNE DE SOUZA ZIMINE ([email protected]). (UNICEL)

Resumo
Neste artigo científico apresenta-se o tema racionalização de processo tendo ênfase na produção, no qual é o meio de atividade responsável por definir estudos e planejamentos para melhorias dos respectivos processos. Diante do progresso e avanço contínuo do processo Industrial que atualmente vive o mundo, percebemos o aumento da competitividade, que torna o mercado mais exigente. A Racionalização de Processos se torna o ponto chave para o ganho de produtividade. Contudo a Racionalização de Processos, que busca sempre otimizar recursos para o ganho de produtividade, vêm como o meio principal obter resultados positivos nos processos Administrativos.Enfim, abordando o tema racionalização de processos com ênfase na produção, desenvolvemos o nosso artigo enfatizando um estudo de caso de uma empresa de motores elétricos, que contém a problemática que envolve o processo de produção e o recurso operário.
1. Introdução
Durante muitas décadas, grandes estudiosos como Taylor, Henry Ford e Fayol dentre outros, trabalharam em busca de melhorias nos processos de fabricação das empresas, assim como Adam Smith, que criou a teoria da divisão de trabalho, aplicada em sua Fábrica de Alfinetes, que aumentou de fato a produtividade. Desta maneira, em busca da eficiência e excelência dos processos, com o objetivo de sempre reduzir custos e aumentar lucros, a Administração criou e cria até hoje métodos de pesquisa para racionalizar os processos. Atualmente estudos apontam que a Administração do mundo moderno tem sido muito evoluída perante esses tipos de situação observados em vários modelos de organização, com tudo, as empresas de hoje buscam ferramentas que auxiliam suas atividades e que respectivamente visam como principal alternativa diante de muitos problemas com relação ao processo de produção como, por exemplo, a distribuição de atividades, a utilização de esteiras em linhas de produção. Mas a principal peça para que uma empresa conquiste um bom resultado e sucesso em suas determinadas ações, está na satisfação de seus colaboradores e clientes, portanto isso se conclui que o recurso humano é a principal ferramenta de um administrador em uma organização.
Neste artigo científico abordaremos determinados aspectos relacionados ao referido tema. Dentre estes aspectos será desenvolvido o processo de produção que nos traz todas as etapas de como ocorre a transformação da matéria-prima em produto ou serviço final; outro aspecto é o recurso operário, no qual é a "peça" funcional na execução do processo e discutir-se-á sobre funcionário desqualificado.
Nosso artigo é baseado na metodologia das autoras Marconi e Lakatos, com a aplicação de pesquisa bibliográfica, pois iremos utilizar fontes publicadas, ou editoradas, para obter informações necessárias e também será utilizada a entrevista como método para coletar dados, parar obter uma informação, mas clara e precisa a problemática.
2. Aportes Teóricos
Com base no resumo desenvolvido, abordaremos alguns aspectos, algumas teorias e técnicas que envolvem a racionalização de processos enfocando no processo de produção. Entretanto, tomando como base um case para que facilite o entendimento deste artigo científico.
2.1 Racionalização de Processos
Segundo (Dorival 2009) "a racionalização de processos ou racionalização das rotinas de trabalho, ou redesenho de processos, é uma técnica que o Administrador utiliza para viabilizar a retomada da propriedade do modo de produção pela empresa. Consiste em criar processos racionais, lógicos e estruturados".
Supra cima descrito, a racionalização de processos funciona como um método de melhoria nos processos administrativos com o auxilio de ferramentas, criando-se assim novos meios de atividades ou processos que irão otimizar custos, tempo, e trazer qualidade no mesmo.
2.2 Processo de Produção
Conforme (Maximiano, 2009) "Por meio de processos, a organização transforma os recursos para produzir os resultados, sendo que um processo é um conjunto ou sequência de atividades interligadas. No entanto, produção é uma palavra genérica, que indica todos os tipos de operações de fornecimento de produtos e serviços".
De acordo com a base teórica, o processo de produção tem um objetivo comum que é fazer a transformação do insumo em produto ou serviço. Porém, durante o processo de produção surgirão obstáculos ou desafios que devem ser "derrubados", no entanto existem métodos administrativos que possibilite que isto ocorra no qual é a racionalização de processos.
2.3 Recurso Operário
Segundo (Maximiano, 2009) "As pessoas são o principal recurso das organizações. Em essência, as organizações são grupos de pessoas que usam recursos". Ou seja, as organizações necessitam de matérias-primas, pessoas especializadas e máquinas dentre outras coisas, para realização do seu processo de transformação, como nos diz novamente (Maximiniano 2009, pág. 5) sobre o Processo de Produção que é a "transformação de matérias-primas, por meio da aplicação de máquinas e atividades humanas, em produtos e serviços".
Portanto, o recurso homem no Processo de Produção é de grande valor ainda, e se esse homem for devidamente qualificado e treinado para a função que lhe for determinada resultará em um processo eficaz, evitando assim desperdícios e custos.
2.3.1 Funcionários Desqualificados
Segundo (Dorival, 2009) "O Administrador investe em tecnologia, racionaliza o processo ou redesenha o perfil de cargos, mas se esquece de investir em treinamentos e desenvolvimentos de recursos humanos".
Em relação ao que foi citado acima observamos que a ampla visão sistêmica do Gestor nem sempre abrange os processos por completo por não terem contato direto com o nível operacional.
3. Case ? ME (Motores Elétricos)
A empresa ME que atua no ramo de Eletromotores que foi criada em 1961, por um eletricista, um administrador e um mecânico.
A mesma é a maior fabricante Latino Americana de motores elétricos e uma das maiores do mundo, esta Empresa atua mais precisamente nas áreas de comando e proteção, variação de velocidade, automação de processos industriais, geração e distribuição de energia e tintas e vernizes industriais.
Cada vez mais a empresa está se consolidando não só como fabricante de motores, mas como fornecedor de sistemas elétricos industriais completos.
Na entrevista feita com um dos operadores da linha de produção de uma empresa do ramo de motores elétricos, o mesmo relatou que os operadores de linha de produção em certa parte do processo tinham certas dificuldades e, assim ocorriam tais problemas como: a má distribuição de atividades, a falta de treinamento dos operadores de máquinas, a má inserção das peças que gerariam problemas na fase final do processo produtivo, resultando em prejuízo. Portanto, qual seria a importância de uma qualificação técnica prática adequada para os operadores da linha de produção da ME?
3.1 Racionalização de Processo da ME (Motores Elétricos)
Ao realizarmos inúmeras pesquisas utilizando fontes bibliográficas variadas decidimos que os autores que melhor se adéquam a problemática do artigo científico são Martins e Laugeni com a teoria da melhoria de processos industriais, que será abordado abaixo.
De acordo com (Martins e Laugeni, 2005), "A melhoria dos processos se compõe de quatro estágios que serão detalhados a seguir:
"1º Estágio: conceitos básicos para as melhorias. Devemos identificar claramente o problema. Em primeiro lugar, devemos entender que sempre pode haver uma melhoria.
a) Observar as máquinas e tentar descobrir problemas;
b) Reduzir os defeitos a zero, mesmo que isso seja aparentemente impossível;
c) Analisar as operações comuns a produtos diferentes e procurar diminuir os custos;
d) Procurar os problemas."
Em relação ao embasamento acima, destacamos como a problemática encontrada no case sendo a falta de técnica prática na montagem das peças que envolvem o produto motor, no qual os produtivos não conseguem manusear as peças por falta de prática. Por exemplo: se eu tenho um produtivo com experiência na linha de produção, ele de fato conseguirá parafusar tantos parafusos por segundo, por ter a habilidade adquirida. No entanto, se eu contrato um produtivo novo para trabalhar nesta mesma função, ele não irá conseguir desempenhar o mesmo papel ao mesmo tempo, pois ele não possui a mesma habilidade que deverá ser desenvolvida. De quê forma?
"2º Estágio: conceitos básicos para as melhorias. Como melhorar? Para que tenhamos uma melhoria em um processo devemos entendê-lo, e para isso recorremos a representação gráficas e a modelos conceituais. Um dos modelos conceituais é o 5W1H, que significa: 1. What? (o quê?): objeto; 2. Who? (quem?): sujeito; 3. How? (como?): método; 4. Where? (onde?): local; 5. When? (quando?): tempo; 6. Why? (por quê?): razão, objetivo, motivo."
Desta forma, aplicando o modelo conceitual 5W1H no case tomamos as seguintes diretrizes:
1. A falta de habilidade técnica-prática.
2. Produtivo iniciante sem habilidade técnica-prática.
3. Aplicar treinamentos e simulações para adquirir a habilidade técnica-prática.
4. Uma empresa que preste Serviço de Aprendizagem Industrial.
5. De acordo com a necessidade da função específica;
6. Objetivo de fazer com que o funcionário adquira habilidade técnica-prática para a função que irá exercer, garantindo o melhor desempenho da tarefa, evitando desperdícios e otimizando o processo.
"3º Estágio: planejamento das melhorias. Os passos para que sejam obtidas as melhorias são: o primeiro passo é o envolvimento no problema, e o segundo passo é a geração de idéias para a solução sendo que é importante que o envolvimento com o problema seja separado da geração de idéias para resolvê-lo, e uma das maneiras eficazes para a geração de idéias é o método brainstorming."
Conforme explicitado a teoria do autor, neste terceiro estágio planejaremos a tomada de decisão com base nas respostas obtidas através do método brainstorming, que nos ajudará implementar melhorias. Desta forma nos envolvendo com o problema foi utilizado as "12 perguntas investigadoras" em que foram respondidas, sendo que com o conjunto destas respostas obtivemos a geração de idéias, no qual é o objetivo do método brainstorming, para que com isso aplicaremos posteriormente o quarto Estágio.
Em adição ao brainstorming, na figura 1 podemos ilustrar o método das "12 perguntas investigadoras" e logo abaixo suas respectivas respostas:







Figura1 ? Diagrama de Bloco do método brainstorming;

Seguindo o método brainstorming, respondeu-se da seguinte forma; no item 1: não, pois o recurso operário é necessário para que aconteça o processo; no item 2: não, pois se trata de um processo continuo em que cada parte se interliga; no item 3: Ao ponto de vista técnico, isso não é normal; no item 4: Fixo - São somente os procedimentos utilizados pelos colaboradores em cada etapa do motor na linha de produção já a Variável - A mão de obra do operário; no item 5: Sim, com a criação de uma função específica que se encarrega de somente preparar as ferramentas das máquinas e materiais a serem utilizados no modelo; no item 6: Sim; no item 7: Não; no item 8: Há, mas não com muito êxito e possui carência nessa parte; no item 9: Sim; no item 10: Sim; no item 11: Sim; e por fim no item 12: Sim, um funcionário é responsável por moldar e separar os fios no motor, excedendo a capacidade máxima do colaborador nessa operação.

"4º Estágio: Implementação das melhorias. Toda mudança (mesmo que seja para melhor) tende a causar problemas. Portanto, devemos: entender o cenário e tomar diferentes ações. As principais ações que devem ser tomadas são: Ações de prevenção, Ações de proteção, Ações de correção."
Conforme foi decorrido pelo o autor o quarto estágio, sendo que neste ocorre à implementação da melhoria e com base na ação de correção que segundo os autores (Martins e Laugeni, 2005) "têm por objetivo remover os efeitos gerados pelo problema. Não é eliminada a causa, mas procura-se eliminar os danos decorrentes", a idéia gerada no terceiro estágio será aplicada de maneira teórica da seguinte forma: analisando o processo de produção por inteiro identificamos como principal problema a falta de habilidade técnica prática do recurso operário na linha de produção. A principal implementação de melhoria neste processo seria a capacitação do recurso operário para adquirir habilidade técnica prática antes que o mesmo inicie sua atividade na linha de produção.

4. Conclusão
Conforme o conteúdo desenvolvido no Artigo Científico, a racionalização de processos parte de um planejamento estratégico resultando em uma definição na utilização de recursos disponibilizados para a execução de qualquer atividade dentro de uma organização de forma racional e objetiva. Levando-se em consideração a este raciocínio, as empresas terão redução de custos, tempo e rapidez, ocasionando uma melhor produtividade tanto em termos quantitativos como qualitativos e ao mesmo tempo obtendo um resultado satisfatório, no qual é o objetivo da racionalização de processos. Na Administração Moderna a racionalização de processos é uma ferramenta necessária para ser aplicada atualmente nas empresas, pois quanto maior é a atividade administrativa da empresa maior será a necessidade de utilização desta ferramenta.
Referências
CARREIRA, Dorival. Organização, Sistemas e Métodos: ferramentas para racionalizar as rotinas de trabalho e a estrutura organizacional da empresa. São Paulo: Saraiva, 2009.
MAXIMIANO, Antonio C. Amaru. Introdução à Administração. 7ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MARTINS, Petrônio G; LAUGENI, Fernando Piero. Administração da Produção. 2ª. Ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico. 7ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.