Os animais são divididos em racionais e irracionais. Os únicos que fazem parte dos animais racionais somos nós, seres humanos. E os irracionais são os demais: leões, papagaios, peixes-boi, vacas, cachorros, etc. Há irracionais que quase chegam à racionalidade, mas não fazem parte deste grupo, formado de uma única espécie.

Mas que critério é usado para essa divisão? A capacidade de raciocinar, de amar, de trabalhar em equipe, entre outras. Mas o ser humano é realmente racional?

Um animal racional não destrói sua casa, pois percebe que é seu lar, onde ele vive, e não há outro lugar capaz de abrigá-lo tão bem. Um animal racional conserva sua casa e tenta evitar as ações que a prejudiquem.

Um animal racional não mata seus irmãos, pois todos são importantes, e todos têm o direito de viver livremente.

Um animal racional não mata nem maltrata os “irracionais”, “inferiores”, para tirar proveito de sua carne, pele, a não ser que realmente precisem, ou por simples “esporte”.

Um animal racional não põe o dinheiro e o sucesso acima de tudo e ignora o choro, a miséria e a tristeza dos outros. Um animal racional não quer aumentar a desigualdade entre eles, mas amenizá-la, para que todos tenham, ao menos, direito a uma vida razoável.

Um animal irracional não recebe racionais, muitos que os maltratam, com o rabo abanando, comemorando como se fossem totalmente bons.

Um animal irracional não tem olhos que significam mais do que mil palavras. Um animal irracional não tem a capacidade de dançar, amar sua família (e outros) intensamente, cooperar com outro, ou pronunciar palavras.

Um animal irracional não se contenta apenas com carinho, água e comida, quando quer mais para se tornar superior.

Um animal irracional não constrói um ninho resistente. Um animal irracional não prevê que terremotos ou maremotos estão por vir.

Um animal irracional não trata bem os que antes o trataram, pois sua natural característica selvagem não o permite lembrar-se deles.

Portanto, essa classificação não tem nenhuma importância, já que humanos muitas vezes são mais irracionais do que os outros animais. E já que os humanos se julgam superiores, quando, às vezes, são verdadeiros irracionais.