UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS
CURSO DE PEDAGOGIA

KARLA GISELY MACIEL DA SILVA GUEDES
MARIA APARECIDA VIEIRA DE MELO

QUESTÕES PARA REFLEXÃO DO TEXTO DO PCN
ORIENTAÇOES DIDÁTICAS


GARANHUNS-PE
2009

I.PROBLEMATIZAÇÃO
1. O que configura uma situação problema?
R: Situações vivenciadas que geram conflitos de entendimento, haja vista, serão trabalhados conteúdos específicos para que o problema ou o conflito seja solucionado. Bem como, apresentar problemas para que os alunos busquem outras informações para delimitar a problemática e encontrar a solução. Assim como, investigar e confrontar as variadas hipóteses analisadas para a referida e possível solução.
2. Quais os principais objetivos de uma intervenção problematizadora?
R: A intervenção busca a mudança conceitual, distinguir questões a serem exploradas que de fato mobiliza para a aprendizagem, solucionar problemas, promover a aprendizagem significativa e apropriar os alunos dos conceitos científicos.
3. Dê exemplos de situações problemáticas de ciências?
R: As plantas, os alunos possivelmente já sabem as partes das plantas, e que elas produzem o seu próprio alimento através do processo de fotossíntese. Mas aí se podem acrescentar perguntas geradoras de mais investigações, como que as plantas se reproduzem? Como que elas se dividem o processo de reprodução, quais que produzem frutos, as que não produzem frutos por quê? E outras tantas questões podem ser abordadas sobre as plantas.

II. BUSCA DE INFORMAÇÕES EM FONTES VARIADAS
1. Qual a importância da busca de informações em diferentes fontes para o ensino-aprendizafem em ciências?
R: É importante, pois permite organizar as informações, idéias e atitudes que contribuem para o desenvolvimento da autonomia. Bem como, no ato da organização das informações, idéias e atitudes há a construção autonomia do conhecimento, através da interação do aluno com o conteúdo estudado.
2. Cite algumas formas de procedimentos possíveis de serem usados em sala de aula para obter informações sobre a temática em ciências?
R: observação, experimentação, leitura, entrevista, excussão ou estudo do meio.
III. OBSERVAÇÃO
1. O que significa a observação para as aulas de ciências?
R: Observar significa olhar detalhadamente e relatar o que é observado, olhar devagar para enxergar os mínimos detalhes.
2. Como podemos desenvolver a capacidade de observação dos estudantes?
R: propondo desafios que os motivem a buscar os referidos detalhes dos objetos ou situações vivenciadas para que sejam percebidas, bem mais complexas do que normalmente demonstra ser.
3. Explique as formas possíveis de realizar uma observação em ciências?
R: A principio de dois modos possíveis, que são eles: o primeiro estabelecer contato direto com o objeto de estudo ou situação e utilizar recursos como filmes, fotos, gravuras, microscópio e outros recursos didáticos para serem utilizados nas aulas de ciências.
Sendo que é possível observar diretamente quando o sujeito está no meio do objeto de observação, a exemplo a temática ambiente pode-se observar diretamente o sujeito em relação ao objeto que seria o jardim,praça, plantações, área em constução ou em qualquer outro meio. E indiretamente quando é necessário utilizar de materiais didáticos para leituras, filmes e outros.

IV. EXPERIMENTAÇÃO
1. Qual a importância da utilização de atividades experimentais nas aulas de ciências?
R: A participação dos alunos para demonstrar o que fizeram, discutir idéias, definir problemas, manipular materiais, observar os resultados e checa-los com os esperados.
2. Explique as formas possíveis de realização de atividades experimentais em sala de aula?
R: A atividade de experimento pode ser possível, através da investigação, observação, suposição, levantamento, o modo de coletar e relacionar os resultados. E também quando o aluno participa da elaboração do guia ou do protocolo, quando eles próprios realizam as ações sobre o material e discute o resultado.



V. LEITURA DE TEXTOS INFORMATIVOS
1. Qual a importância da utilização de textos informativos na sala de aula?
R: Apriori pelo índice de reprovação, pois textos informativos além de livros didáticos possue um instrumento muito forte no processo da aprendizagem, uma vez que mostra diferentes contextos de informações que requer habilidades para cada um, principalmente se tratando da leitura e da escrita.
2. Cite as principais fontes de textos informativos. Suas finalidades, estruturas e formas de uso?
R: Artigos de jornais e revistas, pois pode ser voltado para adultos e crianças, além de se ter fácil acesso eles mostram diversidades de informações que podem ser trabalhado em sala de aula pelo professor no qual ele pode escolher trechos, legendas de fotos e ilustrações e explorar variedades de assuntos pertinentes as notícias.
VI. SISTEMATIZAÇÃO DE CONHECIMENTO
1. Qual a importância do professor fazer o fechamento ou sistematização do conhecimento estudado em sala de aula?
R: É importante para que se possam identificar possíveis duvidas ou esclarecimentos sobre a explanação dos conteúdos abordados valorizando uma aprendizagem significativa com perspectivas de mudanças.
2. Como devem ser as atividades de sistematização no 1º e 2º ciclo (1º a 4º série)?
R: No 1º ciclo devem ser realizadas atividades nas quais os alunos possam debater para o esclarecimento de suas possíveis duvidas e questionamentos. No 2º ciclo já é possível a construção de maquetes, relatórios sobre o conteúdo textos explicativos e entre outros...
VII. ELABORAÇÃO DE PROJETO
1. Por que é importante trabalhar com o projeto nas séries iniciais?
R: O projeto favorece a articulação entre diferentes conteúdos e soluções de um dado problema, além de ajudar nos procedimentos de valores que vão se desenvolvendo em meio à pesquisa e assim permite a interdisciplinaridade.
Nas séries iniciais o projeto envolve uma série de atividades com proposta de produzir, com a participação dos estudantes murais, jornais ou livros, pois a interação a coletividade dos mesmos, se faz necessário desde as séries inicais além de auxiliar na auto-estima de cada um e na aprendizagem.
2. Explique as etapas de elaboração de um projeto (definição do tema, escolha do problema, conteúdo e atividades, intenções educativos ou objetivos, fechamento ao problema do problema e avaliação).
R: definição do tema: é a definição do aspecto da natureza ou das relações entre o homem e a natureza que se pretende estudar. Escolha do problema: implica em confrontar soluções diferentes, analisa-las e concluir sobre a qual melhor explica o tema em estudo, a escolha do problema, é, portanto a transformação do tema em uma questão com características. Conteúdos e atividades: o principal neste caso é a delimitação do campo de investigado sobre o tema, para que se faça articulações conceituais procedimentais e atitudinais pertinentes e possíveis, considerando sempre o ciclo para cada projeto, tendo em mãos recursos necessários que darão suporte e validarão sua pesquisa. Intenções educativas ou objetivas: os objetivos estabelecem os propósitos do projeto. Fechamento do projeto: conclusão dos dados que foram coletados durante o projeto, ou seja, respostas para os objetos postos em questão, que podem ser expostos por meio de seminários, explorações e experimentos e outros. E por fim a Avaliação: permite a detecção das dificuldades e auxiliando na separação da mesma, ela também é um instrumento que permite aos alunos conhecerem suas dificuldades e aquisições individuais e principalmente considerado os pré-requesitos intencionais almejados pelo professor.