QUESTÕES HOMÉRICAS

O que são as questões homéricas? - As questões homéricas são as indagações realizadas acerca das obras de Homero e sobre sua existência. Questionamentos sobre a autenticidade das obras Ilíada e Odisseia foram propostos por alguns gramáticos alexandrinos na antiguidade, onde Odisseia teria sido uma obra posterior a Ilíada aproximadamente um ou dois séculos, impossibilitando que fossem obras do mesmo autor. Contudo, Aristarco (gramático alexandrino da mesma época) descartou essa possibilidade, mas acreditava que alguns cantos foram introduzidos depois na Ilíada, e não seriam da autoria de Homero, sendo esses cantos os de números: III, V, VIII e IX, assim como a descrição do escudo de Aquiles XVIII. A proposta de Aristarco foi mais aceita pelos estudiosos posteriores, assim, havia então basicamente três teorias:

  1. Homero foi o autor das duas epopeias (Ilíada e Odisseia);
  2. Homero seria apenas o autor da Ilíada;
  3. Homero é o autor das duas obras, mas menores do que conhecemos hoje, havendo o acréscimo de algumas partes posteriormente;

Durante o séc. XVIII surgiram novas análises sobre a questão, onde estudiosos alegavam através de estudos históricos e filológicos, que:

  • Homero nunca teria existido;
  • Homero existiu, mas seria apenas alguém que reuniu rapsódias populares da época, durante o período heroico grego.

Esses estudos possuem amparo histórico, e as “questões” permanecem em discussão até os dias de hoje.

 

BIBLIOGRAFIA

NAQUET, P.V. O mundo de Homero. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

HOMERO. Ilíada. Trad. Do grego de Carlos A. Nunes. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.