Outro ponto primordial que deve-se enfatizar  é a atuação do pedagogo  empresarial como líder na prática organizacional. Uma frase muito simples, mas enriquecedora de significado que proporciona uma aprendizagem significativa e integrada a prática pedagógica, com a abordagem da liderança é a que o Mestre Jesus Cristo nos ensinou: “Para ser líder, é necessário antes de tudo saber servir”.  Analisa-se que acima de qualquer atuação pedagógica, é necessário ter a concepção de que a humildade é o ponto essencial para o crescimento tanto pessoal, quanto profissional.

Avalia-se que é preciso saber servir, ou seja, é possuir a noção de que sempre temos algo a aprender, saber servir é também ter a simplicidade de ouvir o que o outro tem a lhe dizer, a prática da humildade é a troca de aprendizado, independente de posição social, na qual creio que para ser líder é preciso ser corajoso para estar devidamente preparado com as mudanças, saber improvisar nas situações, avaliar, prever, orientar, delegar, construir equipes e promover qualidade, o  pedagogo praticamente atua dessa forma, ou pelo menos deveria atuar, com o comprometimento de ajudar aos colaboradores da empresa, isto é trabalhar em equipe é essencial para o sucesso da empresa.

Vivencia-se que liderança é a capacidade de influenciar pessoas. Logo, tenta-se imaginar quem terá sido o maior líder nesse sentido, historicamente u certifica-se que foi Jesus Cristo, devido à grande influência que exerceu. Então, procura-se descobrir o que ele ensinou sobre liderança e nota-se que ele resumiu em apenas uma frase o que é liderança:” Qualquer um de vocês que deseje ser um líder tem que ser antes um servidor”, isto é, líder é servir. Percebe-se nessas humildes palavras a diferença existente entre o poder e autoridade, na qual o poder é a capacidade de impor a vontade à força e a autoridade é a capacidade de conquistar as pessoas, independente de qualquer nível social e fazer com que elas obedeçam de bom grado, sendo assim, autoridade se constrói com serviço e sacrifício.

Percebe-se que as empresas procuram profissionais com capacidade de liderança, e sabe-se que liderança não é gerenciamento. Os líderes têm que conquistar os funcionários em seu coração, mente, espírito, criatividade e excelência.

Na citação abaixo, analisa-se o conceito de liderança de uma forma mais criteriosa.

Liderança é geralmente definida como influência, arte ou processo de influenciar pessoas de modo que lutem desejosamente para realização de metas grupais. Esta influência é adquirida por meio de um relacionamento pessoal efetivo entre líder e seus seguidores. Esse relacionamento faz com que os seguidores apresentem o que tem de melhor. Para o líder ser capaz de extrair o melhor de seus seguidores, ele  deve apresentar um nível mais alto de desenvolvimento existencial do que os seguidores. Possuir um nível mais alto de desenvolvimento existencial significa estar psicologicamente maduro. Uma medida do grau de amadurecimento psicológico do líder é o grau de sua capacidade de criar relacionamentos que facilitam o crescimento dos seguidores com pessoas individualizadas. Um líder psicologicamente maduro pode ser melhor definido como uma pessoa funcionando plenamente. Uma pessoa funcionando no limite máximo de suas competências é aquela que está usando todas as suas faculdades e- as tem desenvolvidas como um todo, uma unidade. (RICCO,2004P.63)

 

            Na citação acima estuda-se que  as empresas estão mudando os seus aspectos em relação a liderança, atualmente busca-se a liderança servidora. Existiu um homem, no entanto que foi capaz não só de modificar os alicerces do pensamento como de alterar para sempre a trajetória da humanidade. Esse homem como estudamos anteriormente foi Jesus Cristo e seus ensinamentos geram frutos há mais de dois mil anos. Analisa-se que Jesus se fazia seguir e obedecer de forma espontânea, dedicada e motivada, em direção a um objetivo. Transmitindo confiança e segurança, era capaz de empolgar os colaboradores para perseverarem com ele. Estimulava a vontade de vencer em todos com quem se relacionava. Como líder autêntico, transmitia e praticava os valores e os princípios mais valiosos do grupo a que pertencia.

            Sabe-se que a capacidade de liderar, em qualquer época, deriva da força e do apoio dos que cercam aquele que comanda. Ela implica levar os liderados a se tornar independentes, servindo-lhes como exemplo. Averigua-se que a jornada espiritual de Jesus inspirou muitos a empreender busca semelhante. Ele não pretendia apenas que outros o seguissem, mas que iniciassem um caminho próprio e consciente. De acordo com a Bíblia, depois de convencer Simão e André a se juntar a ele, Jesus encontrou adiante mais dois irmãos, Tiago e João. As primeiras pessoas que ouviram a sua palavra, aceitaram a sua doutrina e tornaram-se seus discípulos, eram homens simples, porque eram pescadores, mas nada os impediram de servi-lo.    

            Psicologicamente, estuda-se que um indivíduo, precisa ter grande força de persuasão e enorme carisma para fazer com que desconhecidos deixem tudo esse ponham a seguir pelo mundo a seu lado,ouvindo e e ajudando a divulgar uma mensagem. Observa-se que sua atuação era carismática, na qual Jesus conseguiu que o grupo atingisse as metas com mais eficiência e disseminasse sua palavra. Seu comportamento demonstrava que tinha iniciativa de líder e atuava de maneira preventiva, antecipando e estudando as possibilidades de erro, porém, estava sempre atento às necessidades de ação e mudanças. Percebe-se que uma das características do líder é o controle que exerce sobre a própria vida. Jesus não fugia à regra: não esperava as coisas acontecer. Ele as fazia acontecer em razão dos objetivos que perseguia.

Um Líder mantém-se concentrado e focalizado em qualquer situação, este é a principal especificidade do pedagogo empresarial, para motivar os outros, o pedagogo deve ter a motivação em si próprio e também convencer a equipe sobre a missão a cumprir, para, então, educa-la, tendo o pedagogo como modelo para o que se está fazendo ou para o que deve ser feito  na empresa, quando chegar à hora decisiva, o líder estará apto a dirigir os colaboradores com autoridade sem autoritarismo.

Vivencia-se que é uma necessidade do ser humano se agrupar em torno de quem apresenta iniciativa e disposição para ensinar e, ao mesmo tempo, seja um exemplo em todos os sentidos. O líder inspira porque possui visão de novas possibilidades de pensamento e ação,comunicando-a a seus colaboradores e os incentivando a desenvolver a própria visão, ou seja, ele procura, constantemente, modos de expandir a visão de seus colaboradores, bem como sua influência e contribuição.

Aprimora-se que durante muito temo a liderança empresarial foi calcada no respeito conquistado. Durante muito tempo o líder empresarial via cada funcionário como uma máquina útil à finalidade da empresa, e não como um ser humano merecedor de respeito, o líder não era líder, era gerente, chefe, entre outros, ele não liderava apenas comandava, foram os tempos onde as idéias administrativas e gerenciais de Frederick Taylor imperavam, como estudamos no primeiro capítulo. Atualmente, verifica-se as mudanças, ou melhor está mudando numa velocidade constante. Hoje os líderes empresariais descobriram que a única forma de manter a empresa viva e em crescimento, é valorizar o trabalho em equipe e para valoriza-lo é preciso, valorizar os integrantes da equipe.

 Dedico este artigo ao meu amigo e confidente Pe. Avelino Contini . Obrigada por tudo! Com carinho Barbara Nice!