"Debaixo do céu há momento para cada coisa: Tempo para nascer e tempo para morrer, Tempo para plantar e tempo para arrancar a planta. Tempo para matar e tempo para curar. Tempo para destruir e tempo para construir. Tempo para chorar e para rir. Tempo para gemer e tempo para bailar. Tempo para atirar pedras e tempo para recolher pedras. Tempo para abraçar e tempo para separar. Tempo para procurar e tempo para perder. Tempo para guardar e tempo para jogar fora. Tempo para rasgar e tempo para costurar. Tempo para calar e tempo para falar. Tempo para amar e tempo para odiar. Tempo para a guerra e tempo para a paz" (Ecl 3,1-8)

Deus fez o tempo, o homem a pressa (Martin Valverde). Um dia de cada vez, viva um dia de cada vez, principalmente para você meu querido jovem, não queira abraçar o mundo de uma vez só, seus braços são pequenos. É da medida exata para você abraçar o que é seu, o que você pode alcançar.
É muito interessante a divisão do tempo, imagine só se não existisse dia, apenas a noite ou vice versa. A monotonia seria grande, imagino eu. O homem precisou fracionar o tempo para cumprir tarefas, descansar e outras coisas mais. A divisão do tempo é vital, traz pausa, acelera tarefas, "estica as horas", passa voando.

Pensando dessa forma idealizamos sonhos, projetos, ao longo dos anos, traçamos metas para serem cumpridas daqui a alguns anos, fazemos prestações para serem pagas a perder de vista. Imaginamos que usufruímos dele de maneira sabia. Não percebemos às vezes que, basta apenas viver um dia de cada vez.

A formatura é daqui a um ano e já estamos morrendo de preocupação, o casamento nem foi marcado e ansiedade já toma conta do casal. Esquecemos do mais importante, o resultado, o porquê, que só será gratificante e motivo de orgulho se durante a jornada ela for bem aproveitada. O diploma é só um canudo, o que importa, foi o que você aprendeu durante seu curso, de que forma você aprendeu, como você conseguiu vencer seus obstáculos, saltar barreiras antes impossíveis.
Talvez você esteja preocupado com o resultado, mas se esquece do processo, o que vai acontecer até o dia do casamento, da formatura. A empolgação cega a vista da razão, deixa-se de aproveitar o que tem de melhor nas relações, o aprendizado.

A juventude é uma fase muito empolgante e instigadora, digo isso não porque já fui jovem, mas porque ainda sou jovem. Os sonhos vão e vêm como um trocar de roupas, cumprindo quase uma espécie de ritual. A cada ano uma nova meta, a cada segunda um novo regime, e por ai vai. Todo este processo é muito importante. Quem não sonha não vive, não cresce, não amadurece. Costumo dizer que não gosto de ter sonhos, para mim essa palavras traz um sentido utópico, algo inalcançável, então prefiro os chamar de projetos. Como todo projeto, precisa de etapas para ser cumprido, os meus não os faço diferente. Fracione e traça um plano para cumpri-lo.

O grande desafio de viver o hoje é aprender e entender as "demoras de Deus". O tempo de Deus é diferente do nosso, sua demora é sabia, é calculada e premeditada. Não demora por que gosta, mas por que é preciso, se faz necessário. O fruto não amadure antes do tempo. Quando forçado seu amadurecimento o gosto não é o mesmo, é artificial. Não queira que sua vida seja artificial.