Quem tem mais preconceito de cor, os brancos ou os negros?
 
Quem tem mais preconceito de cor, os brancos ou os negros?
 


Preconceito contra negros, ainda existe?


O mundo em que nós vivemos é refém de modas, ditaduras de beleza, aspectos físicos e superficialidades. É um lugar onde o que se vê é emanado para a mente, pensamentos e sentimentos. E toda a aparência das coisas e principalmente pessoas é fator determinante para as possíveis relações pessoais. Então, essas relações têm como alicerce sentimentos justos, genuínos, baseados em construção humana trazendo amizade e verdade? Ao mesmo tempo elas não conseguem construir segurança pessoal e auto estima. É o maior entrave que traçamos conosco mesmos quando queremos ver beleza física e ao mesmo tempo essa beleza nos ameaça. O consequente comportamento dessa ambiguidade é um parâmetro de aceitação física que todos devem obedecer e é uma das características da imperfeição humana. É como na adolescência onde todos têm que parecerem em tamanhos e outras características físicas onde todas as outras pessoas são suas oponentes e você está em guerra. E são iniciados os grupos semelhantes para ficarem mais fortes nessa "batalha" de simples diferenças físicas humanas.
Quando o ser humano é hostilizado, ele não consegue pensar racionalmente e o comportamento preconceituoso aciona a irracionalidade do ser vitimado. É bem simples, quando nos tratam mal, nós reagimos com a nossa defesa primitiva, sem pensar, e ofendemos ainda mais quem nos ofendeu.
Gente, toda essa introdução foi elaborada simplesmente para uma reflexão sobre todas as vezes que escutamos ou falamos que os negros são os mais preconceituosos acerca deles mesmos. A adolescência passa, mas para quem é negro permanece por toda a sua vida. Está entranhada nos seres humanos a paixão pelo belo que culturalmente e na maior parte do mundo o possuem aqueles que têm traços finos e que na grande maioria das vezes pertencem á pessoas de pele mais clara. Além do estigma de terem sidos escravizados no passado aqui no ocidente e explorados, servindo apenas como seres do trabalho e totais subservientes aos seus donos brancos, sem nenhum tipo direito à vida "humana".
Esse fato poderia ser suficiente para se desculpar qualquer atitude rude (relacionada a esse assunto) vinda de um ser humano de cor escura. Porém como maldade nunca é pouca demais, as pessoas que não têm a cor escura e os traços negróides, ao se depararem com alguns casos de desespero onde uma mãe diz que seu filho não é negro ao preencher uma ficha pública, apenas por não querer que ele venha a ser chamado "negro" e discriminado, esses brancos tiram o preconceito de sí próprios e o "dão" como presente aos negros.
É uma maldade tão absurdamente desumana retirar do convívio social de debate e literalmente físico, as pessoas de cor com esse tipo de atitude. Não em suas defesas, já que os "brancos" não acham que fazem nenhum mal, mas dizem e repetem em uníssono que não existe mais preconceito de cor ao dizerem que todos têm iguais direitos e os intelectualóides de plantão endossam a maldade.
Eu moro em João Pessoa e vejo pessoas de cor sendo atendidas apenas em postos de saúde públicos, escolas estaduais e órgãos do governo que ajudam a população de baixa renda. Os profissionais de cor negra se encontram no baixo escalão econômico. Já vi algumas pessoas de cor em cargos de níveis mais altos, porém elas são sim discriminadas, pois têm de dar exemplos de seres humanos perfeitos, profissionais mais que competentes e sofrerem preconceito sem ficarem chateadas ou retrucarem as ofensas, pois a culpa se voltará para eles. Consequentemente eles se agrupam entre sí para se protegerem e são relativamente ariscos socialmente e medrosos em relação a direitos que possuem como cidadãos, pois não sabem como serão tratados e são traumatizados por indiferença ou indisposição por parte dos brancos que deveriam atendê-los.
Os seres humanos são absolutamente semelhantes em caráter, personalidade, tendências entre outras características psicológicas e de comportamento e se tivesse acontecido o contrário entre negros e brancos, a situação seria a mesma, os brancos seriam e estariam sendo discriminados pela sua aparência. O ser humano deixa o instinto irracional e vontades sobressaírem em suas atitudes e raciocinam apenas para justificar esses caprichos desumanos. E esse fato acomete a todos os seres humanos de todas as cores, nichos, classes sociais e todas as características físicas existentes.
Mas aconteceu e acontece com os negros (aqui no Brasil os negros são mais clarinhos por causa da miscigenação) e acredito existir pessoas que caíram dessa teia e com os pés no chão dos seres humanos que se respeitam, não permitirá que isso continue pelo menos em presença, e também não sentirá raiva quando um ser humano negro subjugado não for extremamente dócil com você, pois se lembre: o fato dele ser negro não é nenhum ponto negativo em sua estrutura humana e ele não deve se desculpar por isso afinal ele é tão humano como você.
E sem hipocrisias, não usem suas habilidades de raciocínio para inventarem desculpas de que o negro não é discriminado, existe sim o preconceito econômico e o negro também sofre com isso, porém discriminar seu semelhante por causa da diferença de cor é a corrupção da sua alma, pois fingir que não comete o pior dos pecados de humanidade que é a classificação de valores entre e das pessoas de vida humana e com isso tirar qualquer tentativa de defesa, pois ação e reação têm o mesmo princípio, mas não foram os negros que começaram essa batalha parcialmente invisível, onde só quem consegue ver são os injustiçados.



 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Inglésia Maria Da Silva Sousa
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Sou Pedagoga e cientista do comportamento humano. Leio e analiso cada gesto, olhar ou atitudes vindas de todas as pessoas em toda e qualquer situação E com isso tento melhorar a mim mesma como ser humano e ao meu ofício natural de pesquisadora e tentar assim ajudar no desenvolvimento humano/infantil...
Membro desde janeiro de 2011
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: