O sonho segundo o dicionário da língua portuguesa significa: conjunto de idéias, que se apresentam ao espírito durante o sono. Significa também imaginação sem fundamento; utopia; fantasia; visão; pensamento dominante que seguimos com paixão ou interesse. O sonho em resumo nada mais é do uma idéia que alimentamos. No sonho nós podemos ver, imaginar, pensar, andar. Há pessoas pobres que sonham estando ricas e vice versa e quando acordam estão do mesmo jeito que dormiram, foi simplesmente um sonho. Se bem que as pobres gostariam que aquele sonho fosse verdade.
O sonho pode nos levar a qualquer lugar e a qualquer tempo, ele nos traz a tona os nossos desejos mais íntimos com imagens ricas e significados ocultos. Pode também revelar o futuro das pessoas nos seus mais diversos tipos. Na vida nós os seres humanos sonhamos de duas formas: a primeira é aquela que quando estamos dormindo e inconscientemente sonhamos com algumas coisas às vezes boas e às vezes ruins. A segunda é quando estamos acordados e conscientemente nós sonhamos prosperidades, dias melhores, riquezas, um bom emprego, um bom casamento e etc. A diferença entre o sonho quando estamos dormindo e quando estamos acordados, é que quando sonhamos dormindo, não podemos decidir o que queremos sonhar e, sonhamos com o que queremos e gostamos ou não, com coisas boas ou coisas ruins. E quando sonhamos acordados, temos o direito e a escolha de sonhar-mos só com o que queremos, ou seja; com tudo o que é bom para nossas vidas tanto para o presente como para o nosso futuro.
Existem pessoas que são cheias de sonhos (Projetos). Sonham com a prosperidade, com um bom emprego, com uma vida melhor, sair do aluguel, comprar o seu primeiro carro, e outros trocarem o que tem por outro melhor, atual e mais possante, outros já sonham estudar, fazer faculdade, se forma e exercer uma profissão rentável e promissora e assim por diante.
Mas infelizmente muitas dessas pessoas que sonhadoras, elas só ficam no sonho. O meu sonho é esse, o meu sonho é aquele. Sonham, sonham, sonham e nunca acordam pra vida a fim de realizar os seus sonhos. Enquanto isso o tempo vai passando, passando, passando e elas morrem e junto com elas vão os seus sonhos.
Todos nós temos sonhos (Projetos). Uns sonham alto, outros médio e outros pequeno, mais sonham. Mas muitos só sonham e não correm atrás, não batalham e não fazem nada a fim de realizá-los. Temos que despertar pra vida e não só viver de sonhos e sim encarar a realidade como ela é. Temos que entender que "Quem muito sonha e não acorda, jamais poderá realizar os seus sonhos". O que significa isso? Isso significa: "Esperar Deus fazer aquilo que Ele já lhe deu força, coragem e capacidade para fazê-lo, é mesmo que esperar por algo que nunca irá acontecer"
Portanto se você tem sonhos, projetos e perspectivas de vida, levante-se, acorde-se, corra atrás, batalhe e lute por eles e com certeza você irá conseguir. Mas se ficar parado de braços cruzados esperando acontecer ou esperando cair do céu ou Deus fazer por você, disso pode ter certeza que nunca irá acontecer. Lute, batalhe, corra atrás dos seus sonhos, nunca desista deles e um dia você vai poder cantar o hino da vitória e levantar o troféu de vencedor dizendo "Eu venci"!!!, você pode, você conseguirá em nome de Jesus.

Edivaldo Santos