Minha maior paixão é a arte de aprender e de ensinar. Minha maior tristeza é não poder ensinar a todos o que sei sobre aprender.

Minha área preferida é o ensino do inglês e a maior dificuldade que enfento com meus alunos é conseguir mudar o paradigma que eles tem tão bem enraizado que é necassário estudar o idioma como quem estuda matemática ou química.

Infelizmente nós temos que ser sinceros e admitirmos que existem milhares de professores não tão bem qualificados por aí, que infelizmente nunca se aprofundaram na arte de aprender e de ensinar e que encontraram nas metodologias a sua segurança para conseguirem garantir o seu salário de final de mês e não estão muito preocupados com aqueles que confiam neles e que as vezes até os veem como heróis.

Quem foi que disse que se aprende inglês estudando?

Inglês não é uma disciplina escolar, é um idioma, e assim o sendo precisa ser praticado, aprendido naturalmente. 

Se fosse necessário o estudo do idioma para se aprender a falar, então os analfabetos jamais falariam.

Precisamos começar a tratar o ensino do idioma como um esporte, como alguma coisa que precisa ser praticada e alguma coisa que provoca prazer e não terror.

Como todo esporte tudo aquilo que se pratica se aprende, quanto mais treino mais habilidade.

Que tipo de professores precisariamos? De nenhum. Precisamos de treinadores, de técnicos, de alguém que nos mostre como fazer.

Um treinador olímplico jamais pegaria seus atletas e os botaria sentados em carteiras e os faria estudar as regras do esporte, seja qual fosse esse esporte e depois os mandaria para as olimpíadas para competir.

Não ele não faz isso. Ele treina eles, ele os mostra como fazer, ele diz para eles o que é que eles estão tentando fazer e o principal, ele incentiva eles a fazerem de novo e de novo e de novo e de novo, e quando eles caem e desanimam, ele os levanta e os fala que eles são capazes, que isso faz parte do treino. 

Um terinador nunca faz provas escritas para alguém que está tentando correr, nem para quem quer fazer barra, muito menos para quem quer lutar judô. E que tal um teinador de futbol, nunca ouvi falar em prova de gramática para ser o melhor do mundo no futebol.

Agora pergunto; se somos todos falantes nativos do português e se a nossa maior dificuldade é a gramática do nosso próprio idioma, se falamos em português o dia todo, vemos televisão todos os dias, ouvimos músicas, escrevemos há anos em português e nossa maior  dificuldade é a gramática, como podemos esperar que alguém que não sabe falar em um idioma possa aprender regras de gramáticas?

Não, você não precisa estudar a gramática, você não precisa fazer provas e você não precisa estudar o idioma inglês para aprender a falar. Você precisa pratica-lo, vive-lo, senti-lo.

Você fala português por que durante muito tempo você apenas ouviu o idioma, faça o mesmo em relação ao inglês. Ouça, ouça, ouça o idioma. Jogue, pratique, treine, brinque, torne-se um expert ná área de ouvir inglês e acredite, a fala será a consequência de todo esse seu esforço.

Mergulhe sua vida no idioma e ele se tornará parte de sua vida.

www.inglessemestresse.com.br