Quem foi Pôncio Pilatos. 

O seu nome sempre denominado de Pilatos, porém em latim sofreu outra denominação, Pontius Pilatus. Em grego Praefectus, da província  romana.

Homem de confiança do império romano, de nascimento nobre, político, um estrategista do poder, nunca fora de fato inimigo de Jesus, pelo contrário não gostava das autoridades de Israel.

Pilatos como romano foi sempre bem visto pelos Evangelhos com exceção do Evangelho de Lucas 13:1, relata que Pilatos era inimigo mortal de Herodes, Antipas.

Mas ficaram amigos após ter recebido Cristo das mãos de Pilatos. Naturalmente que em consonância com os Evangelhos, Pilatos só entregou Cristo às autoridades de Israel por não ter outra opção.

Pilatos possivelmente nunca desejou  entregar Cristo a Herodes, não por gostar de Jesus, mas  pelo fato de Jesus ser inimigo de Herodes, do mesmo modo Pilatos, ambos detestavam Herodes, como também as autoridades religiosas de Israel.

Fílon de Alexandria, professor da biblioteca de Alexandria, muito amigo de Herodes,  culpa Pilatos por milhares de mortes do povo Judeu.

 Entretanto, Filon sempre fora também ligado ao palácio de Herodes, ele tinha um dos seus filhos casado com uma filha de Herodes, o que vem dele a esse respeito não é inteiramente confiável.  

Mas faz parte de literatura são documentos que temos em mãos, apesar de apócrifos, os quais poderão ajudar e muito na compreensão da história a respeito de Jesus e do império.

Relata que Pilatos para mostrar o domínio de Roma, colocou um escudo com o nome do imperador  romano no palácio de Herodes na cidade de Jerusalém.

 O escriba Josefo, relata  com veemência um episódio famoso, que Pilatos teria  entrado a cidade de Jerusalém, com a efígie do imperador de Roma.

 Josefo foi um grande historiador do tempo de Jesus, por meio dele sabemos detalhes dos acontecidos nesse período.

Esse fato relatado provocou tumultos, mas o   pior, quando Pilatos a pretexto de financiar um aqueduto, apropriou os tesouros do templo, para realização de tal obra.

Dizem outros documentos o que dinheiro do templo, na prática serviu para Pilatos praticar corrupção e enriquecimento próprio.

Existem também outros relatos, que não sabemos até que ponto são verídicos, mas são interessantes, relatam as atitudes perversas de Pilatos.

Pilatos num ato de fúria mandou matar muitos samaritanos amigos de Roma, os quais protestaram a seus superiores ao legado da província da Síria.

Seu superior do governo de Roma, por esse ato, destituiu o mesmo do cargo do governo da província de Israel e foi convocado  a voltar a  Roma.

Naquela época quem ocupava o governo romano era o imperador Calígula, Pilatos  sabendo que sofreria punição pesada suicidou ao voltar sua terra natal. Esse fato aconteceu exatamente no ano 37 depois de Cristo.

Ninguém sabe se tudo isso é  verdadeiro, como ocorreu a sua morte, porque no Evangelho apócrifo do novo testamento, o que denomina de Atos de Pilatos, escrito provavelmente no ano IV, a responsabilidade sobre a condenação de  Jesus recai sobre os judeus.

 O papel de Pilatos foi diminuído pelos romanos, como uma figura humana, boa, o que sabemos que muitos documentos foram escritos posteriormente e não sabemos a certeza histórica dos fatos em relação às datas. 

Edjar Dias de Vasconcelos.