QUEM É VOCÊ?

 

Conhecer os outros é inteligência, conhecer-se a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força, controlar-se a si próprio é verdadeiro poder.

Lao-Tsé

 

 

Quem é você? Quais são seus gostos e preferências? São indagações aparentemente simples, contudo, dizem muito ... muito mais do que imaginamos. Diante dessas questões vem o choque ... peraí ...!? Mas quem sou eu? Do que gosto, o que me faz feliz?

A dialética do mundo contemporâneo, globalizado, em que os recursos tecnológicos evoluem a cada segundo, têm conduzido o SER HUMANO  a perda de sua essência, ou seja, tem provocado o desconhecimento de si mesmo.

Esses pontos podem ser observados quando visualizamos os dados estatísticos que informam o número de pessoas acometidas, vitimadas pelas doenças da modernidade: síndrome do pensamento acelerado, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, insônia, obesidade, doenças cardíacas, entre outras.

Com a intenção de sermos aceitos, criamos o que chamamos de máscaras, que são defesas que nosso inconsciente. Você já reparou que quando estamos frente a uma multidão, conseguimos ver a todos, mas não vemos a nós mesmos?

Sempre estamos vendo os outros, o que interfere de forma profunda e simbólica quando precisamos ter o conhecimento de nossos próprios sentimentos. Sempre é mais fácil olhar o outro, perceber qual o melhor caminho para ele, do que olhar para dentro de nós e definir o próprio caminho. 

Quando nós nos conhecemos, sabemos nossas limitações, nossos pontos fortes, temos a sensibilidade de perceber também as pessoas que nos rodeiam, conseguindo identificar nos outros, suas qualidades e defeitos, pois se nos conhecemos e temos a 
sensibilidade de detectar perfis de comportamento nos outros, sabemos qual a 
melhor forma de abordar cada indivíduo. Consequentemente, logrando sucesso nos relacionamentos intrapessoal e interpessoal, sobretudo, na área profissional.

Hoje sabemos que quem tem controle emocional, autoestima elevada e 
autoconfiança, consegue identificar muitas soluções para os problemas enfrentados no dia-a-dia.

Para aumentar o autoconhecimento é preciso ter consciência de quem se é de verdade, avaliando os pontos positivos tanto quanto os negativos. Ao conseguir identificar seus pontos negativos, terá ferramentas necessárias para muda-los um por um. Por sua vez, reconhecendo seus pontos positivos se sentirá mais confiante em sua capacidade de conseguir o que deseja, independente das críticas ou opiniões que vier a receber.

 E, principalmente, mesmo ninguém aprove seus projetos, você terá autoconhecimento suficiente para ser você mesmo, seguir em frente, se aprovar, retomar sonhos, sobretudo, se amar!

 

 

* Simone Andrade Ribeiro dos Santos Rodrigues é Pedagoga, Especialista em Planejamento Educacional e Docente da Rede Municipal de Ensino de Rondonópolis – MT.