Eu fico impressionado o quanto a nação brasileira carrega em seu âmago o preconceito em relação aos nordestinos.

Por que será que isso ainda acontece? Por que a cada nova eleição esse comportamento vem à tona? Será que nós da região Sudeste deste país somos seres melhores que nossos irmãos da região Nordeste? Será que pode existir algum ser humano que possa se considerar melhor do que outra pessoa? Veja a quantidade de talentos nordestinos que admiramos nas artes cênicas, na comédia, na música, na literatura, na política e no empreendedorismo: Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Chico Anísio, Tom Cavalcante, Fágner, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Renato Aragão, Lázaro Ramos, Miguel Arraes, Luiz Gonzaga, Chacrinha, Chico César, Djavan, Wagner Moura, Dominguinhos, Eduardo Campos, Daniela Mercury, João Carlos Paes Mendonça, Dorival Caymmi, Geraldo Azevedo, João Gilberto, José Wilker, e tantos outros. E de repente, num ato coletivo de irracionalidade, ofendemos todos os nordestinos como se fossem todos seres inferiores, dotados da mínima inteligência e que suas opiniões não valem nada. Sem contar as praias, por exemplo, Fortaleza, Natal, Fernando de Noronha, Salvador e a comida típica que todos os brasileiros adoram. E agora vão deixar de viajar para o Nordeste? Vão deixar de conversar com seus parceiros de trabalho que nasceram em um Estado nordestino? Deixarão de ouvir as músicas desses artistas? Deixarão de ler as obras destes escritores?

Alguns vão me questionar: “Mas, lá o povo aclama Renan Calheiros, Sarney e Collor”. Eles não sabem votar. Mas, e aqui sabe? Aqui onde aclamam Maluf, Alckmin, Roberto Jefferson, Tiririca, José Dirceu, Valdemar Costa Neto, Garotinho e José Genuíno?

Só me resta ficar com uma pulguinha atrás da orelha e ficar pensando com o Macaco Louco: será que existe alguma relação desse preconceito com a ideologia ariana que Hitler tanto pregava? Numa alusão religiosa, somos o povo escolhido e eles são os ímpios?

O que eu peço é: tolerância, respeito e amor ao próximo. Somos um país heterogêneo. Somos um país democrático, onde todas as raças, culturas, religiões e pensamentos se misturam. É inadmissível termos um país com o pensamento homogêneo. Isso é para Estados totalitários, tanto de direita, quanto de esquerda. Discordar de ideias sim, tratar pessoas com desigualdade e preconceito, não.