Queda de cabelo em mulheres

Culturamente, as mulheres brasileiras gostam de ter cabelos compridos. Além disso, elas realizam muitos procedimentos capilares. Devido a uma constante insatisfação, a mulher sempre pinta, alisa, ou enrola os fios. Aquelas que possuem cabelos lisos querem cacheá-los, e vice-versa. Nesse contexto, a mulher começa a submeter os fios a escovas progressivas, tinturas etc. Todos esses procedimentos podem danificar o cabelo.

O cabelo possui uma raiz presente no couro cabeludo, e muitas vezes, a queda de cabelo é decorrente de algum problema interno do indivíduo. Se, por algum motivo, a mulher tiver problemas relacionados à tireoide, deficiência vitamínica, fizer uso de determinados remédios, dentre inúmeras outras causas, é possível que a raiz se desprenda do cabelo, ocasionando a queda capilar.

A queda de cabelo também pode ser um sinal de doença, perante a qual o corpo precisa reagir de alguma forma. Por isso, ao perceber que os fios estão começando a cair em excesso, é importante procurar ajuda médica.

Como saber se estou ficando careca?

Em média, uma pessoa possui 100 mil fios de cabelo, pendendo diariamente cerca de 100 fios. Além do relato da paciente, para se ter uma ideia do volume de fios que estão caindo é importante fazer um exame de tração. Nele, o médico puxa alguns fios para ter noção da quantidade de fios que estão sendo liberados. Caso a paciente esteja com queda excessiva de cabelo, a realização do exame fará com que vários fios caiam. Se nenhum fio se soltar, a queda de cabelo tende a não ser tão relevante.

O segundo passo consiste em avaliar a qualidade do fio. Assim, cabelos que já foram muito desgastados por tinturas, alisamentos, utilização de chapinhas, ou de secadores em temperaturas muito elevadas, podem apresentar fios danificados e com tendência à quebra. Logo, também faz parte do exame analisar esse ponto.

Uma terceira etapa, extremamente importante, corresponde à avaliação do couro cabeludo da paciente. Com a ajuda de um pequeno aparelho chamado dermatoscópio (maior aliado do dermatologista), é possível examinar o couro cabeludo e saber o que, de fato, está ocorrendo. Assim, o médico avaliará se há incidência de caspa, fungos, ou avermelhamento. Afinal, existem doenças do couro cabeludo que pode levar à queda capilar. Além disso, o dermatologista analisará se a espessura da raiz está dimensionalmente normal ou muito fina. O aparelho também proporciona a visualização de possíveis cabelos quebrados ou restos de fios.

O médico dermatologista também deve solicitar a realização de alguns exames laboratoriais a fim de fazer uma investigação mais minuciosa e descobrir qual é a causa da queda, se esta realmente existir.

Causas da queda de cabelo

Uma das causas mais comuns de queda de cabelo remete a problemas de tireoide, os quais podem ser diagnosticados por meio do exame TSH (hormônio estimulador da tireoide, em português) e da análise do histórico da paciente. Muitas vezes, o dermatologista encaminha a paciente ao endocrinologista para que este profissional possa auxiliar no diagnóstico.

A segunda causa é a deficiência de vitaminas e minerais, como insuficiências de ferro, vitamina B-12 e zinco. Nesse grupo estão, principalmente, aquelas pacientes que se submeteram a dietas e cirurgias bariátricas.

A terceira causa consiste no uso de medicamentos. Trata-se daquelas pacientes que utilizam ou utilizaram remédios orais para controlar o diabetes, medicações quimioterápicas, ou até mesmo o anticoncepcional.

Tratamentos para queda de cabelo

A queda de cabelo pode indicar alguma irregularidade no corpo. O tratamento é fácil e com ele a paciente poderá viver melhor. As pessoas também devem tomar cuidado com tratamentos capilares que prometem resultados imediatos, pois os métodos podem debilitar tanto a saúde do organismo como a dos próprios cabelos.

Shampoo com cetoconazol e ácido acetilsalicílico

Após saber o que está ocorrendo internamente com a paciente, o tratamento prescrito pelo dermatologista e que deve ser seguido em casa, muita das vezes consiste no uso de shampoos que contenham determinadas substâncias, como cetoconazol e ácido acetilsalicílico (AAS), visando deixar o couro cabeludo mais limpo, especialmente se a paciente tiver caspa e dermatite seborreica.

Minoxidil e alfa-estradiol

Ocasionalmente deve ser feito uso de loções à base de Minoxidil e alfa-estradiol, os quais devem ser usados diariamente pelas pacientes. Essas loções são fáceis de serem usadas, basta afastar o cabelo e aplicá-las sobre o couro cabeludo.

Leia o artigo a seguir para saber como funciona o Minoxidil.

Vitaminas para queda de cabelo

Há recomendação pela ingestão de vitaminas, as quais devem ser direcionadas pelos exames de sangue e visam suprir algumas carências, principalmente de ferro. Em se tratando de cabelo, existe o consenso de que o exame laboratorial deve apresentar uma taxa de ferretina em torno de 40. Mulheres que acabaram de fazer trabalho de parto, foram submetidas a cirurgias ou sofreram acidentes, por exemplo, podem desenvolver anemia, que por sua vez pode levar à queda de cabelo.

Doença autoimune e queda de cabelo

Se a queda de cabelo for decorrente de uma doença mais grave, o tratamento é completamente diferente. Com frequência, os médicos recorrem ao uso de injeções de corticoide no couro cabeludo, com o intuito de diminuir o processo inflamatório das doenças autoimunes.

Créditos: Remédio para Queda de Cabelo