Muitas mães se surpreendem com os tufos e mais tufos de cabelo que perdem nos primeiros meses após dar a luz. Mas não há motivo para pânico, já que a queda é absolutamente normal. Até o aniversário de um ano do seu filho, suas madeixas devem voltar ao normal.

O que acontece é que de 85% a 95% dos seus cabelos estão crescendo e os outros 5% a 15% estão em estágio de repouso. Passada essa fase, este cabelo cai – geralmente quando é escovado ou massageado com o shampoo – e é substituído pelo que acaba de nascer. Na média, nós mulheres perdemos mais ou menos 100 fios todos os dias.

Durante a gravidez, no entanto, os níveis mais elevados de estrogênio prolongam o estágio de crescimento. Há menos fios na fase de repouso e menos cabelos caindo diariamente, o que resulta num visual bem mais volumoso.

Assim que o bebê nasce, seus níveis de estrogênio despencam e uma quantidade muito maior de folículos entra no estágio de repouso. Em breve você terá mais cabelos caindo no chuveiro e na escova. A boa notícia é que essa queda incomum tende a diminuir e seu cabelo voltar à espessura normal entre seis e doze meses após o parto.

Nem toda mulher nota mudanças radicais em seu cabelo durante a gravidez ou no pós-parto, mas mulheres com cabelos longos costumam perceber a diferença. Você não pode impedir que seus cabelos caiam, mas pode experimentar um corte de cabelo para um look mais controlado neste período de transição. Muitas mães, cansadas de varrer a cabeleira no chão do banheiro após a escovação, acham que é uma boa hora para optar pelo corte curto, que pode até ser mais prático quando se tem um bebezinho novo em casa.

Para as mães que não abrem mão das longas madeixas, fica o aviso: fios de cabelo podem facilmente ficar presos em torno dos dedos da mão, do pé, dos tornozelos ou pênis do seu filhote. Conhecido por torniquete de cabelo, essa pode ser uma experiência bem dolorida para os pequenos, que ainda não sabem se desvencilhar do incômodo. Se ele está chorando sem parar, cheque cuidadosamente para ver se não encontra um fiozinho seu preso ao baixinho. 

http://mommysocialclub.blogspot.com/