*NOBOKITE,Sueidis Angela

Resumo:

Aqueda da própria altura (QPA) é uma causa muito discutida que consequentemente pode causar lesões graves à saúde do cliente, geralmente ocorrem em idosos, mas também em epilépticos e usuários de drogas. As quedas elas, favorecem uma soma de fatores que possivelmente podem estar presentes fatores de risco letais.

 Palavras-Chave: Altura, Queda, Enfermagem.

___________________________________________                         

*Graduada em Enfermagem da Faculdade de Quatro Marcos – FQM.

1. Introdução:

            A queda da própria altura, na avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerada um problema de saúde pública por causa do alto custo do tratamento, que pode muitas vezes causar consequências graves a saúde do cliente desenvolvendo não só a queda, mas sim outras circunstancias que eventualmente irá ocasionar devido a esse acidente.

2. Desenvolvimento:

            A queda da própria altura pode sim, levar risco a vida do cliente, que poderá sofrer luxações, fraturas e até um traumatismo, podendo assim, levar até ao óbito.

            O atendimento ao trauma envolve uma problemática complexa que deve atender a reabilitação, que pode ser alcançada por meio da educação em saúde ainda no período da internação hospitalar, explicando a causa do acidente, e suas consequências.(JACOBI & MAGNAGOet al, 2011).

           

Segundo FREITAS et al:

A queda é definida como "um deslocamento não intencional do corpo a um nível inferior em relação a posição inicial, com incapacidade de correção em tempo hábil, determinado por circunstâncias multifatoriais comprometendo a estabilidade". Esse evento é constituído por elementos causais classificados como intrínsecos, ou de ordem interna, e extrínsecos, ou de caráter externo.

Há essa classificação de quedas que podem ser por fatores internos que possivelmente o cliente dependerá de suas condições fisiológicas, já os fatores externos possivelmente é devido sua mobilidade física, ou alguma dependência química que faça eventualmente causar a esse tipo de queda.

Se a queda da Própria Altura (QPA), é um evento que podem ocorrer por multifatores, há como uma prevenção desses acidentes que podem minimizar mais a esse tipo de queda, como por exemplo, uma educação continuada, oferecendo meios para que a população fique ciente de que, esse tipo de queda também pode levar danos à vida da pessoa.

            Muitas vezes, essa educação continuada é aplicada explicando os cuidados que deveram proceder, como em casos de idosos, utilizar tapetes antiderrapantes, móveis com os cantos arredondados, vários cuidados que podem evitar que ocorra esse tipo de acidente, já em casos de dependentes de drogas, é um pouco meio complexo, pois muitas vezes esses tipos de pessoas quando dopados, muitas vezes, não sabe como acontece ou como isso veio acontecer, de fato, é importante ressaltar que essa pessoa se interne e reabilite primeiro o seu estado de dependência, evitando assim, esse tipo de acidente que, obviamente poderá ser fatal.

            Segundo KROEBER apud FIGUEIREDO 2007 p. 69:

Todos nascemos com um certo poder e adquirimos outros; algumas coisas de nossas vidas e constituições provêm da natureza pela hereditariedade; outras coisas chegam até nós por intermediário de outros agentes com os quais a hereditariedade não tem relação; certas qualidades do indivíduo são claramente sujeitas a debates, e quando se compara o desenvolvimento da civilização como um todo, a distinção dos processos envolvidos são diversos e apresentam muitas falhas.

O fato é que os fatores que levam a este tipo de queda, por muitas vezes é por consequência de sua vida habitual, mas que muitas vezes são por fatores que não são pelo fato de sua perspectiva de vida e sim, por meios que de alguma forma interrompem a sua progressão de vida que se caso venha a acontecer uma queda pode levar riscos a sua própria vida.

Não é fácil controlar a vida de uma pessoa que habitualmente se depende de componentes químicos e nem mesmo pessoas idosas, pois é preciso saber a experiência do cuidar, é saber falar e essa linguagem tem que ser de uma forma clara e objetiva que consequentemente causará na pessoa um significado muitoimportante pra ela.

4-Considerações Finais

Entende-se que enfermagem é a arte do cuidar.

Segundo CARVALHO, 1980 apud FIGUEIREDO, 2007 p. 251:

“É uma das profissões de ajuda dedicada ao bem-estar do ser humano[...] é a ciência e a arte de ajudar pessoas, grupos e coletividades a autocuidar-se”.

O processo de ajudar no cuidado do cliente é uma conclusão de que nós como profissionais da saúde, devemos buscar e enfatizar cada vez mais um meio que evite que ocorram esses tipos de Quedas por Altura, que por muitas vezes, a população em si não sabe a consequência que isso pode ocasionar. Por isso, é extremamente importante uma educação continuada abordando temas que possam alertar comunidades sobre as causas e consequências que uma queda da própria altura pode levar, evitando assim uma variáveis de porcentagem por esse tipo de acidente, garantindo assim, uma qualidade de vida melhor para a população.

 

 

Bibliografia:

 

FIGUEIREDO, Nebia Maria Almeida de. SUS E PSF Para Enfermagem - Praticas Para O Cuidado Em Saúde Coletiva. Editora Yends. 1ª ed. 2007. São Caetano do Sul-SP.

FREITAS,Ronaldo de;SANTOS, Silvana Sidney Costa, et al.Cuidado de enfermagem para prevenção de quedas em idosos: proposta para ação.Publicado em 2011. Visualizado dia 14-06-12 às 21:29hs.

Disponível em: www.scielo.com

JACOBI, Caren da Silva; MAGNAGO,Tânia Solange Bosi de Souza, et al. QUEDA DA PRÓPRIA ALTURA EM IDOSOS: Ações de Educação em Saúde Visando a Alta Hospitalar. Publicado em 2011. Visualizado dia 14-05-12 às 21:35hs.

Disponível em: www.1unijui.edu.br

PARREIRA José Gustavo, VIANNA André Mazzini Ferreira, et al. Lesões graves em vítimas de queda da própria altura. Publicado em 2010. Visualizado dia 14-05-12 às 21:32hs.

Disponível em: www.scielo.com