1 INTRODUÇÃO

O índice de criminalidade em Goiânia, embora não seja tão assustador quanto cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, já são preocupantes, uma vez que a população goiana é conhecida por sua hospitalidade e acolhimento. Diversos problemas podem ser discutidos a respeito da gestão da Segurança Pública em nossa capital, porém é necessário avaliar os pilares dessa criminalidade para garantir uma resposta rápida e eficaz.
Este trabalho tem como foco quatro pilares fundamentais para iniciar a recuperação de Goiânia, tornando-a uma cidade mais segura, livre de crimes e da marginalização dos jovens, que são os nossos sucessores. Bons jovens garantirão um futuro promissor para a capital e, conseqüentemente, existirão ambientes de mais segurança e harmonia para o convívio social. Serão avaliados: a relação da polícia com a comunidade e vice-versa, a questão da impunidade e corrupção, a reforma do sistema carcerário e, principalmente, as drogas, que são um fator preponderante e diretamente proporcional ao aumento da criminalidade.
É com esta linha de raciocínio e, utilizando modelos de sucesso - a exemplo do utilizado por Bogotá/COL, que reduziu a criminalidade em 70%1
- que a Segurança Pública em Goiânia iniciará a caminhada para se tornar uma das cidades mais seguras do país e, alinhada a hospitalidade e cordialidade desse povo, garantir a qualidade de vida ideal.