Pois sucedeu que, ENDURECENDO-SE FARAÓ PARA NÃO NOS DEIXAR SAIR [...].

Êxodo 13.15

Faraó não estava satisfeito em deixar os filhos de Israel irem em liberdade. Há quatro estágios que todo cristão deve passar para se lançar no ministério de tempo integral. Você deve reconhecer cada uma das situações quando você deparar com elas.

Estágio 1: Faraó não quer que você deixe o emprego dele.

Respondeu Faraó: Quem é o SENHOR para que lhe ouça eu a voz e deixe ir a Israel? Não conheço o SENHOR, NEM TAMPOUCO DEIXAREI IR A ISRAEL.

Êxodo 5.2

Faraó quer que você trabalhe para ele até morrer. Ele quer que você sue e trabalhe duro até morrer. Satanás sabe que muitas pessoas nunca alcançarão a idade de aposentadoria. Ele as ilude a trabalhar em direção a uma aposentadoria imaginária, que nunca se materializará.

Estágio 2: Faraó deixará você servir ao Senhor, mas ele quer que você permaneça com ele.

Chamou Faraó a Moisés e a Arão e disse: Ide, oferecei sacrifícios ao vosso Deus NESTA TERRA.

Êxodo 8.25.

Neste estágio, Faraó exerce alguma pressão. Ele concorda que você deve servir ao Senhor, mas quer que você permaneça no Egito. Você deve continuar a construir as pirâmides de Faraó. Esta forma de serviço é educadamente chamada de ministério leigo. Servindo a Deus, mas bem preso ao sistema do mundo para ganhar dinheiro!

Faraó prescreverá quando você pode ir para a igreja e quando não poderá. Uma vez que você está em sua terra, você pertence a ele e ele decide tudo o que fazer. Ele decide quando você acorda e quando você vai para a cama. Ele decide o que você vai fazer cada dia da semana. Ele deixa para você somente o domingo para relaxar e, algumas vezes, mas em outras vezes ele tirará até mesmo isto de você.

Por que Faraó diria a você para servir a Deus somente domingos à tarde e quarta à noite? Por que você não pode servir ao Senhor domingos pela manhã também? Por que Faraó deve controlar o que eu faço nas terças, quartas, quintas e sextas?

Quando Moisés conduziu o povo de Israel para o deserto, eles estavam livres para servir exclusivamente ao Senhor. Este é o último desejo de Deus para cada um de seus filhos. Embora, infelizmente, poucos consigam esse estado de perfeita libertação de Faraó e de tudo o que ele representa.

Estágio 3: Faráo não quer que você vá longe.

Então, disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que ofereçais sacrifícios ao SENHOR, vosso Deus, no deserto; SOMENTE QUE, SAINDO, NÃO VADES MUITO LONGE; orai também por mim.

Êxodo 8.28

No estágio três, você é advertido a não ir longe com Deus e o ministério. Muitos cristãos ficam do lado de Faraó nesse estágio. Cristãos bons e honestos serão advertidos do perigo do extremismo. As igrejas estão cheias de “Senhor Bom” e “Senhora Perfeita”, os quais não são nem morno nem quente. É uma igreja de cristãos de moral “madura”, nunca vão muito longe nem muito perto! O “Crente Limpeza” não é nem quente nem frio! Alguma coisa no meio o fará! Quando você sugere a ideia do ministério de tempo integral, eles dirão que você não deverá ir longe.

Estágio 4: Faraó não deseja que você arrisque suas finanças no ministério.

Então, Faraó chamou a Moisés e lhe disse: Ide, servi ao SENHOR. FIQUEM SOMENTE OS VOSSOS REBANHOS E O VOSSO GADO; as vossas crianças irão também convosco.

Êxodo 10.24

Os cristãos mornos de hoje querem servir a Deus sem arriscar qualquer coisa. Eles concordam totalmente com a sugestão de Faraó de servir a Deus sem arriscar seus negócios ou suas posses terrenas. A igreja moderna, inclusive o pastor moderno, é assombrada pela ideia de deixar sua vocação profissional pelo ministério.

Que gloriosa honra é receber um convite do Senhor para construir o Seu tabernáculo! No entanto, a voz dos que não são nem quente nem frio afoga a voz do Espírito. Eles dizem: “Não arrisque sua vida, não arrisquem os rebanhos, e não arrisquem seus recursos em uma aventura maluca. Não sigam esse homem louco”.

Querido amigo, não há maior chamado do que servir ao Rei dos reis. Lute por seu caminho fora da prisão. Faça disso a ambição de sua vida, seguir a coluna de nuvem e a coluna de fogo. Faça a sua vida trabalhar para construir o tabernáculo de Deus do que construir o tesouro das cidades de faraó.