SARGENT, Joseph. Someting Th Lord Made. HBO / Nina Saxon Film Design. 1hr 50 min. Color. 2004.

Quase Deuses é um filme dirigido por Joseph Sargent, que é americano, naturalizado em Nova Jérsei. Ele já dirigiu inúmeros filmes de televisão, os mais conhecidos são: "White Lightning", "Mac Arthur", "Nigthmares" e "Jaws: The Revenge" e ganhou quatro prêmios do Emmy.
O filme foi baseado em fatos reais, inspirado pelo artigo jornalístico "Somerthing The Lord Made" escrito por Kate Mc Cabe. Trata da real história do sonho de ser médico, do afro-americano Vivian Thomas (1910-1985), que, por ser negro, foi discriminado e impossibilitado de cursar a medicina. Após conseguir um emprego de faxineiro na clínica onde o nomeado Dr. Alfred Blablock trabalhava, ele começa a estudar os experimentos realizados pelo médico. Dessa forma, observando a dedicação de Vivian, o Doutor começa a ajudá-lo e juntos fazem grandes descobertas. Uma importante cirurgia cardíaca realizada por Dr,. Blablock com a ajuda de Vivian, fez com que este se destacasse apenas nos "bastidores", pois, por discriminação da sociedade, apenas Dr. Blablock permaneceu com todo o sucesso. Mais tarde, quase no fim da sua vida, Vivian Thomas foi reconhecido, recebendo o prêmio de Doutor Honoris Causa.
O autor tenta mostrar, através do filme, algumas dificuldades que a vida proporciona através dos sonhos que cada um tenta conquistar. Todavia, é necessário ir em busca dos desejos com foco, perseverança e paciência, pois nunca é tarde para reconhecer um trabalho bem feito e vencer uma longa caminhada. Joseph deixa transparecer também, a modéstia, simplicidade e humildade que cada ser humano deve ter para conseguir concluir suas tarefas vitais.
O longa-metragem dramatiza um singelo fato ocorrido na vida real por um individuo que foi discriminado pela sua raça e , por esse motivo, impedido de concretizar o sonho de ser médico desejado por toda a vida. Tendo coragem, firmeza e esperanças, foi dedicado e fiel a um médico que lhe abriu oportunidades de conhecimento sobre a área médica, o que fez com que Vivian, mais tarde, fosse reconhecido e homenageado na sociedade.