QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA GESTÃO DA QUALIDADE

Daniel Paulo Roncoski Trinkaus[1], Everton Zavatti[2], Luiz Renaro [3]

 

RESUMO: A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi à substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.
Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura. A quarta revolução foi marcada pelo inicio do vinculo empregatício do funcionário com as empresas, entrando em uma nova, isto fez com que as pessoas migrassem dos campos para as grandes metrópoles.

A primeira Revolução Industrial ocorreu no século XVIII, com a mecanização do segmento têxtil.
A segunda, no início do século XX, com a invenção da montagem em série por Henry Ford na fabricação de veículos. A terceira está começando agora, com os processos digitais.

1 INTRODUÇÃO

A quarta revolução industrial ficou marcada pela migração de pessoas para as indústrias trazendo a realidade os postos de trabalho como conhecemos hoje. Naquela época tudo era feito de maneira artesanal e a revolução marcou esta mudança, o produtor deixou de dominar todo o processo produtivo e passou a trabalhar em grandes manufaturas.