Afinal de contas, quantas palavras em inglês você precisa saber para falar fluentemente?

Essa é uma dúvida que já passou pela cabeça de praticamente todos os estudantes de inglês.

Primeiro, vamos definir o que é fluência. O significado desse termo varia de pessoa para pessoa, é importante que nós tenhamos em mente o significado a que eu me refiro aqui:

Ser fluente não significa que você sabe uma quantidade enorme de palavras ou que você consegue se expressar com total eloquência.

Ser fluente apenas significa que você consegue expressar o que você quer dizer sem ter que parar o tempo todo procurando palavras ou formando frases.

Facilidade para falar, tamanho do vocabulário e correção gramatical raramente evoluem em paralelo. Iversen (Super Poliglota)

Fluência significa que você consegue entender falantes nativos com facilidade e eles consegue te entender também. AJ Hoge (americano, famoso professor de inglês)

A resposta para a pergunta que não quer calar. Segundo estatísticas ligadas à aprendizagem de idiomas estrangeiros, no caso do inglês:

2500 palavras é o que você precisa para conseguir expressar tudo o que você quiser falar, embora, algumas vezes, usando construções estranhas e desajeitadas.

5000 palavras em inglês é o vocabulário ativo de um falante nativo sem educação superior.

Quando eu digo palavra, as flexôes de uma palavra são contadas todas juntas. Exemplo, se você sabe o significado de "to be" você sabe uma palavra. As flexões "am, is, are, etc" são contadas todas juntas uma única vez.

Como Aprender?

Estude primeiro as 500 palavras em inglês mais comuns, depois utilize uma técnica chamada de Narrow Reading e comece a estudar o vocabulário específico dos assuntos que te interessam.

Conheça mais sobre o Narrow Reading e sobre outras técnicas para expandir o seu vocabulário.

Onde encontrar conteúdos em inglês com áudio e texto abordando vários assuntos e materiais em áudio e vídeo falando sobre como aprender inglês.